EVENTO

outdoor_terceira

O CIAC, em parceria com a P28 e a Câmara Municipal de Faro, apresenta a terceira fase do objeto OUTDOOR Algarve - Jovens Criadores

A terceira fase do objeto OUTDOOR Algarve - Jovens Criadores , um projeto, inserido no Programa “365 Algarve”, que irá percorrer vários locais na cidade de Faro, promovido pelo CIAC, a Associação P28 e a Câmara Municipal de Faro, inaugura a 04 de Março (sábado), pelas 16h00, os três projetos vencedores do Opell Call: Rodrigo Rosa aka Ryuuzaki (no Jardim São Francisco), Ninolla Elisabeth & M´Alice  (na Estrada de São Luís) e Gustavo Jesus (na Avenida Calouste Gulbenkian).

 

Sobre o projeto:

Este projeto pretende assumir um papel dinamizador ao adotar um formato pouco convencional na arte pública contemporânea, que se replica por manifestações de jovens e artistas emergentes na região do Algarve ainda pouco reconhecidos no panorama artístico nacional, mas sob uma vertente "site specific" – obra específica para o espaço. 

Esta solução conceptual compreende uma necessidade estética, orientada pelo suporte utilizado (neste caso um outdoor publicitário) para a receção de obras.

Pretende-se o reaproveitamento de um tipo de suporte, por demais omnipresente na paisagem urbana, recuperando aquela que é a sua reconhecida eficácia comunicacional para as finalidades da arte.

A ideia subjacente a este programa geral surge de uma perspetiva pragmática: implicar espaços incontornáveis no atual paradigma do tecido social e urbano por forma a trazer a arte para o quotidiano, ao fazer uso de suportes publicitários e informativos, espaços de transição e superfícies comerciais como meios/veículos de programação artística.

Para lá da fruição estética, a ocupação de espaços normalmente conotados com outros propósitos e tradicionalmente alheios à Arte, permitirá uma maior equidade no seu acesso, capitalizando a disponibilidade do cidadão comum, indo diretamente ao seu encontro e “forçando-o” a aceder a propostas de arte contemporânea.

Com esta orientação estética (mas também pragmática) acreditamos atingir um ideal conotado com a massificação do acesso à Arte, numa verdadeira manifestação do conceito de arte-pública, na qual esta entra em contacto com o espetador de modo espontâneo.

Outdoor Jovens criadores possibilita uma mais fácil, rápida e eficaz disseminação da Arte por todos os Públicos.

Informação complementar:

A P28 e o CIAC já haviam realizado outro projeto em parceria, Billboard-project, onde foram apresentadas obras dos artistas Gilbert&George, Cliford Ross, jeff Koons, William Wegman, Andrea Robbins, Max Becher, Lawrence Beck e Jason Martin.

O Programa “365 Algarve” nasce de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura e a Secretaria de Estado do Turismo, através do Turismo de Portugal e com execução pelo Região de Turismo do Algarve, em parceria com os Municípios e os agentes culturais da região. “365 Algarve” é uma proposta de intervenção e qualificação do território, materializada através de um programa cultural para desenvolver a competitividade do destino todo o ano, apostando na sua matriz identitária e criativa. Uma proposta que pretende contribuir para uma forte coesão territorial, densificação da oferta Cultural e reforço da marca Algarve. Durante 8 meses, de outubro de 2016 a maio de 2017, por todo o território algarvio serão realizadas mais de mil apresentações, de música, dança, teatro, exposições, animação de património, entre outras que justificam uma visita.

logofooter

Sede:

secretaria.ualg@ciac.pt / T. +351289800914 | Ext. 7541
Campus Gambelas, FCHS, Edf.1, Gab.2.23

8005-139 Faro

 

Polo Universidade Aberta:

sec.ciac@uab.pt / T. +35130002918/517 | Ext. 82918

Palácio de Ceia, Rua da Escola Politécnica, 147

1269-001 Lisboa