
Isabel Piscalho
PhD in Educational Psychology from the Faculty of Psychology and Educational Sciences – University of Coimbra and University of Lisbon. She has carried out research and participated in various national and international projects in the area of self-regulation of learning and inclusive education. Professor with a specialist title from the Polytechnic Institute of Santarém, in the area of Teacher Training and Education Sciences: Special and Inclusive Education: Special Educational Needs. She has a Master’s degree in Health Psychology from the Instituto Superior de Psicologia Aplicada and a degree in Clinical Psychology from the same institution. She has been a lecturer at the School of Education of the Polytechnic Institute of Santarém (ESE-IPSantarém) since 2001 and is currently president of the Scientific Council. As well as teaching supervision, she works in the field of special education and early intervention. She coordinates the Pedagogical Support Center at ESE-IPSantarém.
Research Interests
Special education; Inclusive education; Universal design for learning; Educational needs (SEN); Early intervention; Differentiated pedagogy; Self-regulation of learning; School transitions; Parenting; Health education and promotion; Pregnancy and parenting psychology
Latest Publications
[2023] Catela, D., Santos, J., Oliveira, J., & Piscalho, I. (2023, Fevereiro, 23-24). Yoga breathing techniques’ heart rate variability: Characterization project for health non-clinical intervention and personal use. In J. Rodrigues, R. Matos, M. Jacinto &, F. Rodrigues (Eds.), Book of abstracts II International Congress – CIEQV (no prelo). ESECS – Polytechnic of Leiria.
[2023] Catela, D., Santos, J., Oliveira, J., Piscalho, I., & Mercê, C. (2023, Fevereiro, 23-24). Yoga breathing techniques´ heart rate variability health non-clinical intervention and personal use project [Book of Abstracts, p. 112]. II International Congress – Life Quality Research Centre, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.
[2023] Piscalho, I., Oliveira, A. F., Preces, B., Baldé, J., Teixeira, L., & Uva, M. (2023, Fevereiro, 16). Relato de experiências no âmbito do Voluntariado no Instituto Politécnico de Santarém [Apresentação de poster]. III Encontro Nacional da Rede de Voluntariado no Ensino Superior (R-VES), Escola Superior de Enfermagem, Coimbra.
[2022] Cabral, S., Piscalho, I., & Seixas, S. (2022). Mindfulness na educação pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Um estudo exploratório. In M. J. Cardona, & E. Linhares (Coords.), A investigação na formação inicial de professores (pp. 124-139). Instituto Politécnico de Santarém/Escola Superior de Educação (ISBN 978-989-54983-8-3). http://hdl.handle.net/10400.15/4015
[2022] Colaço, S., Piscalho, I., Correia, M., Pappámikail, L., Silva, P., Novo, C., Portelada, A., & Uva, M. (2022). Conjunto de materiais: Educação inclusiva. Módulo 5: Ambientes de Aprendizagem Inclusivos. Ministério da Educação / Direção-Geral da Educação.
[2022] Correia, M., Luís, H., Uva, M., Piscalho, I., Portelada, A., Silva, P., & Novo, C. (2022) Conjunto de materiais: Educação inclusiva. Módulo 4: A inclusão na sala de aula. Ministério da Educação / Direção-Geral da Educação.
[2022] Piscalho, I., Colaço, S., Seixas, S., & Silva, F. (2022). Conjunto de materiais: Educação inclusiva. Módulo 3: Desenho Universal para a Aprendizagem. Ministério da Educação / Direção-Geral da Educação.
[2022] Piscalho, I.; Godinho J. & Guedes, S. (2022). Retrato de uma pandemia no jardim de infância: perspetivas de crianças e de estagiárias em formação inicial de docentes. In M. J. Cardona, & E. Linhares (Eds.), A investigação na formação inicial de professores (pp. 65-88). Instituto Politécnico de Santarém/Escola Superior de Educação.
[2022] Relatório (2022). Projeto “Educação Inclusiva” (PREDEP13710/2022/DGE-DSEEAS-PROC.2067/2022). Coordenação: Susana Colaço & Isabel Piscalho.
[2022] Relatório (2022). Projeto “Qualificação do sistema nacional de intervenção precoce na infância” (POISE-03-4538-FSE-000617). Docentes do CE: Helena Luís (Coord.), Isabel Piscalho, Gracinda Hamido e Sónia Seixas.
[2022] Teixeira, L., Piscalho, I., Colaço, S., Uva, M., Seixas, S., Cardona, M. J. (2022, Julho). Ubuntu na Educação Pré-escolar. Jornadas Científicas Academia de Líderes Ubuntu [Comunicação oral]. Painel: Os novos desafios da Academia de Líderes Ubuntu: Processos em construção. IPAV. Auditório da Biblioteca Municipal de Tomar, Tomar, Portugal.
[2021] Relatório (2021). Projeto “Escolas transformadoras: Oportunidades e desafios de transformação social a partir da integração da educação para o desenvolvimento e para a cidadania global no ensino superior”. Docentes do CE: Martas Uva, Leonor Teixeira, Isabel Piscalho e Susana Colaço.
[2021] Piscalho, I. (2021). Observar, refletir e narrar: Ciclos estratégicos de ação autorregulada como processo formativo e de promoção da aprendizagem das crianças [Tese de doutoramento não publicada, Psicologia da Educação]. Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia.
[2021] Guedes, S.; Piscalho, I., & Uva, M. (2021). Reflexão sobre práticas de educação inclusiva no contexto de iniciação à prática: Processo de autoformação. In A investigação na formação inicial de docentes. Coleção Formação e Educação nas Primeiras Idades. Instituto Politécnico de Santarém/ESE. ISBN 978-989-54983-8-3. http://hdl.handle.net/10400.15/4015
[2021] Gomes, M., & Piscalho, I. (2021). A promoção da autorregulação da aprendizagem das crianças a partir do diário de grupo. In A investigação na formação inicial de docentes. Coleção Formação e Educação nas Primeiras Idades. Instituto Politécnico de Santarém /ESE. ISBN 978-989-54983-8-3. http://hdl.handle.net/10400.15/4015
[2021] Piscalho, I., & Veiga Simão, A. M. (2021, Junho, 29). Observar, refletir e narrar em ciclos estratégicos de ação autorregulada: Um caso de formação inicial de docentes visando a continuidade educativa [Resumo expandido]. Study Day: Investigação-ação e empoderamento social e educativo – Rede Internacional de Investigação-Ação Colaborativa Estreia Diálogos.
[2021] Piscalho, I., & Veiga Simão, A. M. (2021, Novembro, 22-25). Observar, refletir e narrar em ciclos estratégicos de ação autorregulada na formação contínua de docentes [Resumo expandido]. III Congresso Bienal da Rede Lusófona de Investigação-Ação Colaborativa Estreia Diálogos, Espírito Santo, Brasil.
[2020] Devillet, G., Serrano, T., Piscalho, I., Bastos, C., Duarte, E., & Fernandes, V. (2020). Os desafios da inclusão de estudantes com necessidades educativas especiais no Instituto Politécnico de Santarém. Revista da UI_IPSantarém, 7(2), 115–117. https://doi.org/10.25746/ruiips.v7.i2.19304
[2020] Piscalho, I., Catela, D., Victorino, A. C., Cerekeira, B., Marques, N., Ferreira, R., & Dias, S. (2020). Técnica de controlo respiratório e a hiperatividade e défice de atenção: Um projeto numa escola do 2.º ciclo do ensino básico. Revista da UI_IPSantarém, 7(2), 86–91. https://doi.org/10.25746/ruiips.v7.i2.19291
[2020] Potes Barbas, M., Torres, A. L. M. O. C., Rodrigues, A., Cavadas, B.; Novo, C., Linhares, E., Hamido, G., et al. (2020). Handbook do Curso Literacia Digital para o Mercado de Trabalho 2018-2020. http://hdl.handle.net/10400.15/3360
[2020] Seixas, S., & Piscalho, I. (2020, Dezembro, 4). Literacia digital para o mercado de trabalho: Uma experiência pioneira de inclusão na ESE-IPSantarém. Boas práticas de gestão abertas e inclusivas relativamente às pessoas com deficiência e incapacidade. Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, Braga.
Piscalho, I., & Veiga Simão, A. (no prelo). Observar, refletir e narrar: Ciclos estratégicos de ação autorregulada como processo formativo e de promoção da aprendizagem das crianças. In Investigação e intervenção em Psicologia da Educação. Programa de Doutoramento Interuniversitário em Psicologia, Psicologia da Educação. Universidade de Lisboa e Coimbra.
Piscalho, I., Colaço, S., Pappámikail, L., Correia, M., & Cardoso, I. (no prelo). Formar para incluir: Um programa nacional de capacitação de formadores. In Livro de Atas da VII Conferência Internacional para a Inclusão, I Conferência de Tecnologias de Apoio e Acessibilidade.
Piscalho, I., Luís, H., Seixas, S., & Hamido, G. (no prelo). Cuidar desde o início: Um programa de qualificação para o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância. In Livro de Atas da VII Conferência Internacional para a Inclusão. I Conferência de Tecnologias de Apoio e Acessibilidade.
Esta publicação também está disponível em: Portuguese (Portugal)