Apresentação
A Conferência Internacional Processos de Criação do CIAC é uma organização do Grupo de Trabalho em Artes Visuais e Processos de Criação do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) da Universidade do Algarve.
Fruto da colaboração internacional, iniciada em 2019, com o Grupo de Pesquisa em Processos de Criação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), que há mais de 30 anos se dedica à grande área dos Processos de Criação e suas intercessões.
A primeira edição da Conferência é dedicada ao tema das Teorias que moram nas práticas e terá lugar nos dias 28 e 29 de outubro de 2024, em Faro, na Universidade do Algarve, no Campus da Penha.
Chamada de submissões
Em outubro de 2024, reúnem-se na Universidade do Algarve, por iniciativa do CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação, artistas e investigadores dispostos a pensar os Processos de Criação na transversalidade de práticas, materialidades, procedimentos e métodos, sob o tema das Teorias que moram nas práticas.
O CIAC tem intensificado os estudos e ações na área dos Processos de Criação, especialmente desde o início da parceria com o Grupo de Pesquisa em Processos de Criação da PUC-SP (2019). São frutos desta parceria Portugal-Brasil a Coleção Processos de Criação do CIAC (2022), o Mestrado em Processos de Criação da Universidade do Algarve e a Conferência Processos de Criação do CIAC (2024).
Pensar os Processos de Criação na contemporaneidade significa, entre outras questões, pensar a humanidade faber que, diante das suas próprias incongruências e assimetrias, recria-se, ficciona-se e documenta-se, em tempos e espaços múltiplos. Há muita arte nos bastidores, na coxia, nos frames e versões guardadas, nos vestuários, nos pigmentos, nos rolos de papel, no remontar das coisas e no reunir das pessoas.
São as teorias que moram nessas práticas (tantas) o foco desta primeira edição, que pretende ser uma porta/fresta para fazer ver e experimentar este campo profícuo.
A Conferência recebe resumos de comunicações de artistas e investigadores sobre o tema da edição, Teorias que moram nas práticas, e sobre outras temáticas centrais sugeridas, mas não somente:
- Experimentação contemporânea
- Teorias da criação artística e suas poéticas
- Materialidades e procedimentos da criação artística
- Cultura, memória e arquivos da criação
- Receção e criação em grupo
- Metodologias de investigação em processos de criação
- Transdisciplinaridade e processos de criação
- Crítica genética
- Criação e tradução
- Relatos de processos de criação
Os resumos devem ter entre 200 e 300 palavras e serem enviados via Formulário de submissão até 14 de julho de 2024 pelo site da Conferência.
Após o evento, os oradores são convidados a submeter o artigo completo, conforme as diretrizes das Edições CIAC, para publicação em volume especial da Coleção Processos de Criação.
As inscrições são gratuitas.
Submissões
(submissões encerradas)
Consulte a lista de aceites (aqui)
Formulário de confirmação (apenas aceites)
[confirmação obrigatória]
Inscrições
Cronograma
- Envio de resumos para os Painéis Temáticos: 14 de julho de 2024
- Comunicação dos resultados aos participantes: até 16 de agosto de 2024
- Divulgação do programa completo: 10 de outubro de 2024
- Pré-Conferência: 26 de outubro de 2024
- Conferência: 28 e 29 de outubro de 2024
Keynotes
Cecilia Salles
Mesa principal “Teorias que moram nas práticas”
28 de outubro de 2024
Anfiteatro 1.5 – 10h30
Cecilia Salles é referência internacional na área dos Processos de Criação, com mais de 30 anos dedicados a este campo de estudos, que tem crescido muito nos últimos anos em parte por suas contribuições. É autora de diversos livros sobre o assunto, entre eles “Gesto Inacabado: Processo de Criação Artística” (1998), “Crítica Genética: Uma (nova) Introdução” (2008), “Redes da Criação: Construção da Obra de Arte” (2006), “Arquivos de Criação: Arte e Curadoria” (2010) e “Processos de Criação em Grupo: Diálogos” (2017). É Professora Titular do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP, além de Professora Convidada do Mestrado em Processos de Criação da Universidade do Algarve, em cuja criação do programa esteve envolvida. É também Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Processos de Criação da PUC-SP, onde supervisiona estudos inovadores com base na abordagem transversal dos Processos de Criação. Participa de diversos projetos nacionais e internacionais; e, desde 2019, colabora com o CIAC, onde tem contribuído significativamente para o avanço das discussões contemporâneas em torno do tema.
Manuela Penafria
Mesa principal “Teorias que moram nas práticas”
28 de outubro de 2024
Anfiteatro 1.5 – 10h30
Manuela Penafria é Professora Associada no Dept. de Artes, da Universidade da Beira Interior (UBI) sendo doutorada pela mesma universidade em Ciências da Comunicação, variante Cinema, em 2006 e é investigadora do LabCom e iA* Unidade de Investigação em Artes. Na UBI, lecciona nos cursos de 1º e 2º Ciclos em Cinema unidades curriculares como “Teoria do Cinema I”, “Investigação em Artes”, “Teoria dos Cineastas”. Coordena o turno de documentário das unidades curriculares de Projeto de Cinema e leciona módulos de Seminário de Cinema sobre programação e cinefilia. É co-editora da revista DOC On-line, dedicada ao filme documentário e membro coordenador do Grupo de Trabalho “Teoria dos Cineastas”, da AIM-Associação dos Investigadores da Imagem em Movimento. Tem participado em painéis de avaliação em entidades como A3es-Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior ou ICA-Instituto do Cinema e Audiovisual e em júris de concursos e provas académicas em universidades e politécnicos nacionais. Das suas publicações destaca dois dossiers pedagógicos para o Plano Nacional de Cinema, a coleção de três livros sobre a abordagem da teoria do cinema designada Teoria dos Cineastas (Ed. LabCom, 2016 e 2017), a co-edição do livro Filmmakers on Film-Global Perspectives, pela BFI, 2023 e o capítulo de livro “Unfinished: the cinema of Noémia Delgado” publicado no livro Women’s Cinema in Contemporary Portugal, editado por Mariana Liz & Hilary Owen, pela Bloomsbury, que recebeu o Prémio de Melhor Ensaio AIM, 2022.
Leonardo Mouramateus
Mesa principal “Teorias que moram nas práticas”
28 de outubro de 2024
Anfiteatro 1.5 – 10h30
Leonardo Mouramateus (Fortaleza, 1991) é um realizador, dramaturgista e roteirista brasileiro baseado em Lisboa desde 2014. Mestre em Arte Multimédia pela FBAUL (onde recebeu o Prémio Faculdade de Belas-Artes/Caixa Geral de Depósitos), trabalha em permanente contato com as Artes Performativas e a Dramaturgia em Dança desde 2010, tendo dirigido filmes exibidos em festivais em todo o mundo tais quais Locarno, Viennale, IDFA, Cinéma du Réel e Bafici. Retrospectivas de seu trabalho foram exibidas na França (Cinemateca Francesa), Colômbia e Holanda (Festival de Roterdão). “António Um Dois Três” (2017), uma co-produção luso-brasileira e seu primeiro longa-metragem, estreou no Festival de Roterdão. “A vida são dois dias” (2022), seu segundo longa-metragem, estreou na competição internacional do FIDMarseille, obtendo aí uma menção honrosa. “Greice”, seu terceiro longa, estreou em 2024, também no Festival de Roterdão.
Oficinas pré-conferência
Atelier
Pontos em vista
Com Kenia Dias e Wagner de Miranda
Galeria Gama Rama
Rua do Prior, 13, Faro
26 de outubro
10h
Atelier de criação a partir do estudo do movimento e de seus desdobramentos poéticos. Que outras maneiras de estar no espaço são possíveis de modo a ampliar as perspectivas do corpo? Como uma mesma sequência de movimento pode ser dançada com diferentes versões e qualidades de presença? Serão investigadas individual e coletivamente situações cénicas a partir dos movimentos, das imagens criadas e das articulações transitórias de sentidos, de forma a expandir as possibilidades de montar, demolir e reinventar dramaturgias.
Kenia Dias
Kenia Dias é diretora, performer e professora do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília. O foco de sua pesquisa está em investigar dramaturgias corporais para cena e analisar registros de processos de criação. Trabalha com diversos artistas, coletivos e companhias de dança e de teatro do país. Em 2023, recebeu indicação dos prêmios Cesgranrio, APTR, APCA e Shell de melhor direção de movimento e, também, de elenco pela peça Sem Palavras da Cia Brasileira de Teatro. Foi diretora de movimento de peças como “Vaga Carne” de Grace Passô; “Stabat Mater” de Janaína Leite; “Eu de Você” de Denise Fraga; “Nós” do Grupo Galpão; “Outros”, também, do Grupo Galpão; “O Filho” do Teatro da Vertigem; “Contrações” do Grupo 3 de Teatro que, também, receberam e foram indicadas a prêmios de melhor peça e elenco pelo APCA, SHELL, Cesgranrio, Bravo!, dentre outros. Seus últimos trabalhos são: “O Que Só Sabemos Juntos” com Denise Fraga e Tony Ramos, direção de Luiz Villaça, assina direção de movimento (2024); “Residência Vôo Livre-Sonho Manifesto” com a Companhia Brasileira de Teatro, assinando colaboração (2024); “.m.a.n.i.f.e.s.t.a.” direção em parceria com Marise Dinis com a Companhia de Dança do Palácio das Artes/MG (2022); “Sem Palavras” com a Companhia Brasileira de Teatro dirigida por Márcio Abreu (2021, com 11 indicações de prêmios). É doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, mestre em Artes e bacharel em Interpretação Teatral pela Universidade de Brasília, e membro do Grupo de Pesquisa em Processos de Criação da PUC-SP.
Wagner de Miranda
Wagner de Miranda é artista visual, ator, diretor teatral, gestor cultural e professor do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, onde coordena a Pós-Graduação em Teatro e Performance. É ator formado na Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), no Rio de Janeiro. Fundou e dirigiu a Cia Teatro das Epifanias de 2002 a 2007, cia ganhadora da Lei de Fomento ao Teatro da Cidade de São Paulo em 2007, integrante do projeto Ateliê Compartilhado. Realizou, como diretor artístico da Cia Espontânea de Teatro, fundada em 2010, trabalhos como “Malas, palhaços e cambalachos” – prêmio de melhor ator, figurinos e cenografia no II Festival de Teatro da Cidade de São Paulo e “Tia Emanuelle”, indicada como melhor peça musical no Prêmio Bibi Ferreira, e o espetáculo de dança/performance “Sintonia”, apresentado em vários países como Brasil (Rio de Janeiro e São Paulo) México (Universidade de Puebla) e Estados Unidos (Nova York e Miami). Como ator, trabalhou com diretores como Amir Haddad, Marcio Vianna, Dagoberto Feliz, Marilena Bibas, Tizuka Yamazaki, Emílio di Biasi, Luiz Fernando Carvalho e Gabriel Villela. É autor do livro “Roberto Alencar: O corpo em trânsito” e de vários capítulos de livros e artigos sobre processos de criação em diversas revistas acadêmicas, e um dos editores da Coleção Processos de Criação. Professor convidado no Mestrado em Processos de Criação da Universidade do Algarve e investigador colaborador do Centro de Investigação em Arte e Comunicação (CIAC/UAlg), pelo protocolo de colaboração internacional com o Grupo de Pesquisa em Processos de Criação da PUC-SP. É doutor e mestre em Comunicação e Semiótica, na linha de Processos de Criação na Comunicação e na Cultura (PUC-SP), graduado em Artes Visuais e em Teatro e pós-graduado em História da Arte – Teoria e Crítica. Seu campo de investigação compreende principalmente os processos artísticos e comunicacionais multidisciplinares na experimentação cênica contemporânea.
Workshop
Imagens sensoriais
Com Camila Mangueira e Fabrício Fava
Galeria Gama Rama
Rua do Prior, 13, Faro
26 de outubro
14h
A crescente multiplicação de funções, processos e sistemas multimédia da imagem pede, mais do que nunca, um entendimento crítico que considere a imagem como um ambiente complexo de interconexão de linguagens, práticas e objetos. A partir da proposta da Metaimagem, a qual visa expandir a ideia de imagem para além de representação visual, iremos explorar os sentidos, a memória e o jogo como vias de experimentação da imagem como elemento multimodal. Através de exercícios de investigação sensorial e diálogos criativos em grupo, iremos discutir conceitos, flagrar processos de tradução da imagem e produzir narrativas e proposições possíveis da imagem sensorial.
Camila Mangueira
Camila Mangueira é docente, designer e artista investigadora integrada no i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade, onde é responsável pelo projeto Media Filosóficos (PhilMe). Interessada nas relações entre lógicas, media e dispositivos da imagem no âmbito analógico e digital pela perspectiva dos processos criação e da arqueologia dos media. Possui pós-doutoramento em Design na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto com a proposta crítica-criativa da Metaimagem e é doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) com a tese O Pensamento Fotográfico. É Professora convidada no Mestrado em Processos de Criação da Universidade do Algarve e investigadora colaboradora do Centro de Investigação em Arte e Comunicação (CIAC/UAlg), pelo protocolo de colaboração internacional com o Grupo de Pesquisa em Processos de Criação da PUC-SP.
Fabrício Fava
Fabrício Fava é designer multidisciplinar e investigador no i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade, onde promove a investigação através do design. Como moderador do grupo de interesse em Interfaces Lúdicas e Design Especulativo (iLudens), tem vindo a explorar metodologias lúdicas e a expandir a ideia de design lúdico como forma de desenvolver o pensamento criativo. É doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP com tese sobre as relações multidisciplinares entre design, criatividade, jogos e aprendizagem a partir de uma perspectiva sistêmica.
Outras atividades
Exposição “Operação Bangkok”
Ana André, Ângelo Gonçalves, Christine Henry, José Oliveira, Milita Doré, Miguel Cheta, Paulo Serra, Rúben Gonçalves, Vasco Vidigal
Curadoria: Susana Rodrigues
28-29 de outubro de 2024
Universidade do Algarve
Hall do Complexo
Pedagógico da Penha
Por altura da celebração dos 50 anos da revolução de abril, a curadora Susana Rodrigues apropriou-se do nome de código dado aos dois capitães algarvios que tiveram que lutar pela inclusão da região na revolução nacional.
Assim, para a exposição Operação Bangkok foram levados nove artistas, na sua maioria naturais da região do Algarve para exporem no norte do país – e retornaram nesta versão pop-up, no âmbito da Conferência Internacional Processos de Criação do CIAC de 2024.
Estes, através das suas práticas e técnicas dentro da pintura, escultura, instalação, desenho e fotografia, levam-nos ao seu território com diferentes olhares e perspectivas seja através da arquitectura paisagística e urbana, das tradições locais, dos sons naturais e urbanos, até às preocupações políticas, sociais e ambientais da região.
Visita Guiada à nova sede da Associação 289 – Exposição Colectiva ‘Desvios Disruptivos’
28 de outubro de 2024 | 19h30
Associação 289 – Cercado da Atalaia
No âmbito da Conferência Internacional Processos de Criação do CIAC, a Associação 289 promove uma visita guiada à nova sede da associação e à Exposição Colectiva ‘Desvios Disruptivos’ com a presença dos artistas.
A visita, a acontecer na segunda-feira 28 de outubro, 19h30, constitui uma das sugestões de Atividade Cultural do evento a todos os interessados em conhecer mais sobre a produção artística da região.
A 289 (@289_FARO) nasceu da vontade de um grupo de artistas visuais, residentes no Algarve, de encontrar um espaço onde pudessem desenvolver o seu trabalho, mas o que começou por ser um grupo de apenas 3 ou 4 pessoas, rapidamente foi crescendo, consolidando cada vez mais a ideia de criar uma associação.
O que começou por ser apenas a procura por um novo espaço de trabalho, rapidamente cresceu para a criação de uma associação, que conta atualmente com 21 membros empenhados em potenciar as artes visuais na região do Algarve.
Está com uma nova sede, inaugurada recentemente, no Cercado da Atalaia, onde está patente a exposição colectiva ‘Desvios Disruptivos’, que abre 28 de outubro, 19h30, para uma visita guiada com a presença dos artistas, no âmbito da Conferência Internacional Processos de Criação do CIAC.
Ato de Leitura em Processo – Leonardo S.
29 de outubro de 2024 | 17h30
Universidade do Algarve – Anfiteatro 1.5
Complexo Pedagógico da Penha
No âmbito da Conferência Internacional Processos de Criação do CIAC, o performer Leonardo S. apresenta o Ato de Leitura de suas cartas ‘Semente’ e ‘Apetite de Movimento’.
As cartas são modos de escrever que se relacionam com as distâncias. As cartas têm remetência e destinação, portanto abrigam um deslocamento, uma travessia entre esses dois pontos. Na primeira, Leonardo S. percorre caminhos entre amizade e criação e, na segunda, entre o corpo e a criação.
O Ato de Leitura de Leonardo S. acontecerá no último dia do evento, 29 de outubro, 17h30, na sala 1.5 do Complexo Pedagógico da Penha, na Universidade do Algarve, e encerra a conferência dedicada aos temas da criação.
Leonardo S. (@olhosenormes) (Recife, Brasil, 1981). Artista, Professor e Produtor de Teatro e Performance. Ocupa-se com escrita, colagem e caminhadas artísticas. Aluno do Mestrado no PPGAC (Universidade de São Paulo). Pós-Graduado em Processos de Criação pela FCHS (Universidade do Algarve). Integrante do PACAP 5 (Programa Avançado de Criação em Artes Performativas) pelo Fórum Dança, Lisboa. Licenciado em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília.
Leonardo S. foi aluno da primeira turma da Pós-Graduação em Processos de Criação da Universidade do Algarve.
Organização
Organização
CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação
Coordenação do CIAC
- Mirian Tavares
- Bruno Mendes da Silva
Coorganização
Grupo de Pesquisa em Processos de Criação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
Coordenação do Grupo de Pesquisa em Processos de Criação da PUC-SP
- Cecilia Almeida Salles
Presidente da Conferência
Mirian Tavares
Investigadora Responsável
Patrícia Dourado
Comissão Organizadora
- Patrícia Dourado (UAlg/CIAC, Portugal) (Coordenação)
- Alexandre Alves Barata (UAlg/CIAC, Portugal)
- Ana Clara Santos (UAlg/CIAC, Portugal)
- Ana Isabel Soares (UAlg/CIAC, Portugal)
- Camila Mangueira (UP/FBAUP, Portugal)
- Cecilia Almeida Salles (PUC-SP, Brasil)
- Kenia Dias (UnB, Brasil)
- Mirian Tavares (UAlg/CIAC, Portugal)
- Pedro Cabral Santo (UAlg/CIAC, Portugal)
- Wagner de Miranda (PUC-SP, Brasil)
Comissão Científica
- Alexandre Alves Barata (UAlg/CIAC, Portugal)
- Ana Alexandra Carvalho (UAlg/CIAC, Portugal)
- Ana Clara Santos (UAlg/CIAC, Portugal)
- Ana Isabel Soares (UAlg/CIAC, Portugal)
- Ana Filipa Cerol (UAlg/CIAC, Portugal)
- António Branco (UAlg/CIAC, Portugal)
- António Costa Valente (UAlg/CIAC, Portugal)
- Bruno Mendes da Silva (UAlg/CIAC, Portugal)
- Camila Mangueira (UP/FBAUP, Portugal)
- Carina Infante (UAlg/CIAC, Portugal)
- Cecilia Almeida Salles (PUC-SP, Brasil)
- Fabrício Fava (UP/FBAUP, Portugal)
- Gabriela Borges (UAlg/CIAC, Portugal)
- João Carlos Carvalho (UAlg/CIAC, Portugal)
- Jorge Carrega (UAlg/CIAC, Portugal)
- Kenia Dias (UNB, Brasil)
- Mirian Tavares (UAlg/CIAC, Portugal)
- Patrícia Dourado (UAlg/CIAC, Portugal)
- Pedro Alves da Veiga (UAB/CIAC, Portugal)
- Pedro Cabral Santo (UAlg/CIAC, Portugal)
- Susana Costa (UAlg/CIAC, Portugal)
- Vítor Kisil (BA, Brasil)
- Wagner de Miranda (PUC-SP, Brasil)
Comissão de Comunicação e Logística
- Beatriz Valente (Gestão de Comunicação e Logística)
- Juan Manuel Escribano Loza (Identidade Visual e Webmaster)
- João Paulo Reis (Comunicação e Logística / Cobertura Fotográfica e Audiovisual)
- Josué Soares Guedes (Bolseiro de Comunicação / Cobertura Fotográfica e Audiovisual)
Voluntários
- Gabriele Teodoro
- Irena da Costa
- Vinícius Sgroi
Informações úteis para estadia em Faro (aqui).
Organizam
Apoios
Esta conferência é apoiada por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos «UIDB/04019/2020» e «UIDP/04019/2020».
Esta publicação também está disponível em: Inglês