Comunicação e Media Digitais

Apresentação: O curso de mestrado em Comunicação e Media Digitais (MCMD) visa o desenvolvimento de competências no domínio da produção de conteúdos para media digitais, incidindo especificamente nos setores dos media informativos, do entretenimento, da publicidade e da divulgação científica e cultural. Num contexto mediático marcado por uma reconfiguração e expansão, este curso procura aliar uma base teórica, crítica e criativa, fundamentada nas ciências da comunicação e focada na literacia mediática, a uma forte componente prática, alicerçada na aprendizagem e exploração de técnicas e tecnologias abordadas nas várias unidades curriculares.

A formação de profissionais preparados para enfrentar desafios e oportunidades dos atuais mercados de media e a promoção do desenvolvimento de produtos informativos, comerciais, de entretenimento tecnológico de qualidade são os objetivos centrais do curso de MCMD.

Objetivos:

  • Capacidade de analisar e refletir sobre o impacto das inovações tecnológicas na comunicação e na cultura
  • Desenvolvimento de saberes no domínio das tecnologias emergentes aplicadas à produção mediática
  • Capacidade de aplicar técnicas e ferramentas de comunicação digital em informação, e-commerce, jogos, aplicações móveis, redes sociais, animação, audiovisuais interativos, realidade virtual e aumentada, visualização de dados e storytelling interativo
  • Capacitação para o exercício de funções na área da comunicação, concretamente na produção de conteúdos informativos, lúdicos e comerciais, para diferentes plataformas de comunicação
  • Apetência para a promoção de boas práticas e desenvolvimento de literacia mediática em contexto digital
  • Capacidade de teorização de práticas inovadoras e de inovação aplicada
  • Integração em atividades científicas de unidades de investigação como o Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC)

Inscrições: https://esec.ualg.pt/curso/1940

Processos de Criação

Apresentação: O Mestrado em Processos de criação, inédito no país, pretende promover a formação humanística, cultural e artística dos alunos através do conhecimento de instrumentos teóricos, analíticos e críticos conducentes à compreensão das práticas artísticas, literárias e culturais do ponto de vista da génese das obras artísticas e do estudo dos processos de criação.

Essa formação visa criar e incrementar investigação em vários campos transversais das Artes e das Humanidades, desde as artes visuais até às artes cénicas e da performance, passando pela literatura, pelo cinema, pela fotografia, pelo desenho, pela escultura, pelas artes digitais, entre outros.

A criação é entendida como rede em construção, constituindo sistemas dinâmicos de significação, cuja complexidade advém tanto do caráter geral dos sistemas, como das especificidades dos objetos artísticos, literários, culturais e mediáticos, compreendendo o universo dos media como suporte e ferramenta de criação e de disseminação dos processos de criação que envolvem trocas, transmissões, traduções e apropriações. A diversidade de materiais, meios e procedimentos por um lado, e, por outro, o desenvolvimento de novas abordagens e metodologias de estudo dos processos de criação constituem, sem dúvida, o apanágio e lo crescimento deste campo de estudo, que se ergue na contemporaneidade e que emerge das transformações das experiências de criação em diferentes épocas.

Projeta-se, assim, neste ciclo de estudos, a criação de uma rede de investigadores e profissionais competentes e inovadores, capazes de lidar com os desafios societais da Arte, através da qual se produza conhecimento sobre o gesto criador e os processos de criação artística nas suas fases da criação e produção cultural.

Objetivos:

  • Dotar os investigadores de instrumentos metodológicos para o conhecimento, a interpretação e a avaliação dos processos de criação, permitindo entender a complexidade da área que advém do caráter geral dos sistemas e das especificidades dos objetos artísticos, literários, culturais e mediáticos
  • Pensar a criação de maneira geral por meio das singularidades de cada processo e de suas interconexões.
  • Compreender o universo dos media como suporte e ferramenta de criação e disseminação dos processos de criação
  • Incentivar a imersão de artistas no universo da investigação sobre processos de criação

Inscrições: https://www.ualg.pt/curso/1956

Cinema e Cultura Digital

Apresentação: O Mestrado em Cinema e Cultura Digital foi considerado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior uma oferta pertinente e original. Num contexto de profundas inovações tecnológicas que estão a alterar o modo de encarar o Cinema e o Audiovisual, o Mestrado proporciona, quer a reflexão sobre essa mudança e suas múltiplas articulações, quer as ferramentas indispensáveis à concretização de obras, cinematográficas ou híbridas, com visibilidade e aplicação em diversos domínios. Conjugando pensamento e ação, recolhe a experiência de profissionais cujas experiências tanto reportam à investigação quanto se alargam a incursões no trabalho de criação.

O corpo docente estabilizado é altamente qualificado. Todos os docentes têm o grau de Doutor, sendo autores de diversas publicações e responsáveis por projetos de investigação científica, designadamente no âmbito do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) classificado com Muito Bom pela FCT, bem como por atividades de natureza profissional ou artística com interesse para o ciclo de estudos.

Além das parcerias nacionais e regionais, de que são exemplo alguns dos mais conceituados festivais de cinema e de artes performativas, deve relevar-se a componente de internacionalização que passa pela integração no European Network for Cinema and Media Studies (NECS) e pela rede de investigação Besides the Screen, juntamente com o King’s College, e pelas Universidades de Vitória e São Paulo, no Brasil.

O Mestrado, que desenvolve competências de elevado nível, com vista a dar resposta a um mercado cada vez mais complexo e sofisticado, está estruturado em quatro semestres com um total de 120 ECTS. Os dois primeiros têm 10 unidades curriculares, sendo os restantes fundamentalmente destinados à preparação e execução de uma dissertação ou projeto.

Este 2º ciclo de estudos decorre num contexto de interação com o exterior, relevando-se a participação de cineastas, artistas multimédia, curadores e outros especialistas em diferentes áreas do som e imagem digitais, bem como de empresas e entidades associadas ao setor.

Inscrições: https://www.umaia.pt/pt/ensino/oferta-formativa/mestrados/cinema-cultura-digital

Jornalismo em Ambientes Multiplataforma

Descrição: O mestrado de Jornalismo em Ambientes Multiplataforma procura corresponder às profundas transformações que se registam nos media em particular e nos públicos em geral. Tem uma matriz que é inovadora, na linha do 1º ciclo de Ciências da Comunicação.  

Este 2º ciclo em JORNALISMO integra-se numa perspetiva de acompanhamento das grandes mudanças que as tecnologias de diferentes matizes estão a introduzir na sociedade em geral e nas empresas jornalísticas em particular.

Está também em sintonia com a aposta que se desenvolve em termos nacionais na incorporação e dinamização do país para a preparação de quadros altamente qualificados em tecnologias digitais. Neste quadro, foram consideradas as diretivas nacionais e europeias do “INCoDe.2030” e do ‘Digital Single Market‘.

Trata-se de um ciclo que, através de competências técnicas e científicas especializadas, responde a linhas de desenvolvimento social, económico e cultural da sociedade da informação e do conhecimento, baseada nas redes diferenciadas que as plataformas tecnológicas estão a proporcionar. 

Este 2º ciclo de Ciências da Comunicação está estruturado em três semestres, com um total de 90 ECTS.

Os dois primeiros semestres têm três e cinco unidades curriculares, respetivamente no 1º e 2º, sendo o terceiro inteiramente dedicado a um trabalho de avaliação final: dissertação, ou relatório de estágio, ou projeto.

Em todas as unidades, o cruzamento de várias tecnologias digitais de comunicação constitui um requisito indispensável para a qualidade do processo de formação e investigação. O multiplataformismo, baseado na multiplexagem tecnológica e na interatividade, constitui um eixo central deste 2º ciclo de Jornalismo Multiplataforma.

Inscrições: https://www.umaia.pt/pt/ensino/oferta-formativa/mestrados/jornalismo-ambientes-multiplataforma

Tecnologias da Informação, Comunicação e Multimédia

Descrição: O mestrado em Tecnologias da Informação, Comunicação e Multimédia funciona em regime de “blended learning” em horário pós-laboral e desdobra-se em quatro ramos que cobrem áreas complementares mas distintas o que obriga a que logo no momento da inscrição os alunos optem por um ramo. É fortemente orientado para a qualificação da atividade profissional, pretendendo proporcionar conhecimentos teóricos e práticos, com uma grande ênfase no saber fazer, não possuindo dissertação mas somente trabalho de projeto. Está especialmente vocacionado para alunos que pretendem melhorar as suas qualificações profissionais, além de poderem seguir uma carreira académica.

O perfil dos alunos varia consoante o ramo selecionado, cobrindo desde os com licenciaturas na área da comunicação e multimédia, até aos com licenciaturas em informática ou telecomunicações.

O tema agregador do mestrado são as redes de nova geração (fibra ótica, WiFi, redes móveis e internet das coisas), cobrindo, consoante o ramo, a produção de conteúdos digitais (multimédia e audiovisuais), a criação de serviços avançados de informática (computação móvel e na nuvem), a gestão, monitorização e utilização de redes de telecomunicações de nova geração incluindo redes de sensores, e a proteção da segurança e da privacidade.

Este tipo de mestrado necessita de acesso a laboratórios e locais onde os conteúdos, produtos e serviços possam ser desenvolvidos e testados. Foram estabelecidas parcerias e protocolos com a Associação Porto Digital que gere a rede de fibra ótica e WiFi da cidade do Porto, a Área Metropolitana do Porto, o OPOLAB (espaço de co-working e impressão 3D), a Alcatel-Lucent Canada, e a Administração Regional de Saúde Norte, de modo a garantir que os alunos possam desenvolver o trabalho de projeto em contextos reais e operacionalizar os conteúdos digitais e os serviços sobre infrestruturas e redes de nova geração. O protocolo celebrado em 2013 com o OPOLAB permite que os alunos interessados por esta área realizem as suas primeiras experiências empresariais em espaços de co-working e pré-incubação.

Inscrições: https://www.umaia.pt/pt/ensino/oferta-formativa/mestrados/tecnologias-da-informacao-comunicacao-e-multimedia

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