Pós-Graduação em Comunicação e Gestão de Ciência
Apresentação: Esta formação visa dotar os alunos de competências de estruturação/gestão de comunicação de conteúdos científicos e de valorização da cultura científica.
A relação entre a Universidade e os seus contextos, as atividades de transferência, o impacto societal da ciência e a necessidade de gestão criteriosa de informação exigem especificidades comunicativas que se analisarão neste curso.
Na época de pós-verdade e da aparente simplificação da informação e da comunicação, entende-se que comunicar ciência abrange um leque de situações que vão desde a transmissão de conhecimento oriundo da investigação científica, da circulação entre pares, à comunicação de massificação e dos usos descontrolados das redes sociais, por exemplo, que podem omitir a distinção entre crença e ciência, opinião não fundamentada e factos provados.
A gestão de ciência, enquanto aquisição de mecanismos para administração de recursos, processos e medidas, de forma racional e apropriada, carece de reflexão para criação de condições de inovação, produção e transmissão/transferência dos saberes e do conhecimento.
São estes aspetos que justificam a necessidade desta formação pós-graduada, que pretende contribuir para formar especialistas na área, capazes de gerir os processos de comunicação, de refletir acerca da cultura científica na sociedade, e de comunicar apropriadamente a ciência não só entre pares (publicações científicas), mas, sobretudo, em contextos com suportes e para públicos diferenciados.
Parte do público-alvo desta formação exerce funções de bolseiro em projetos e em centros de investigação da universidade, pelo que se rentabilizará essa experiência, pedindo que se trabalhe sobre as respetivas áreas no projeto a elaborar na segunda parte do curso. Se assim não for, serão propostos casos concretos para elaboração do projeto.
A pós-graduação está associada ao Centro de Investigação em Artes e Comunicação e pretende criar interação com todos os centros de I&D da UAlg no que concerne à comunicação e à gestão de ciência.
Pós-Graduação em Turismo Literário (Ensino a Distância)
Objetivos do curso:
- Disponibilizar noções básicas associadas ao binómio turismo e literatura.
- Interpretar e refletir criticamente obre o conceito do turismo literário, discutindo como este se pode articular com os diversos tipos de territórios envolventes, designadamente os imaginários.
- Refletir sobre estratégias que visam explorar, quer os recursos presentes, quer o potencial endógeno dos territórios identitários que os acolhem, muito em especial no contexto da produção literária.
- Desenvolver competências, teóricas e tecnológicas, no domínio do desenvolvimento local motorizado pelo turismo cultural, em geral, e pelo turismo literário, em particular.
- Contactar com experiências de sucesso no campo do turismo literário e promover avaliações críticas.
- Aprofundar técnicas e ferramentas no campo do turismo literário, designadamente as que se ligam à produção de itinerários literários, à conceção e desenvolvimento de eventos e à musealização de sítios patrimoniais literários.
- Fomentar a inovação e o empreendedorismo no domínio do turismo literário.
Público-alvo:
Podem candidatar-se ao curso:
- Titulares do grau de licenciado, ou seu equivalente legal, em qualquer área de conhecimento, obtido em Instituições de Ensino Superior Portuguesas ou estrangeiras.
- Possuidores de experiência profissional relevante que pretendem desenvolver conhecimentos e competências no âmbito do turismo literário.
Saídas profissionais:
- Autarquias Locais, nos domínios da cultura, designadamente departamentos de promoção cultural, bibliotecas e turismo.
- Organizações de gestão estratégica e operacional de destinos turísticos.
- Empresas de Animação Turística.
- Promoção de outros projetos empresariais no campo das indústrias culturais e criativas.
- Investigação nos âmbitos turísticos e literários.
Esta publicação também está disponível em: Inglês