A criação do Polo da Maiêutica/UMAIA resultou da evolução natural de um acordo de parceria entre as duas instituições estabelecido em outubro de 2013.

O núcleo da UMAIA centra a sua atenção nas áreas da Comunicação e da Cultura Digital. Várias das suas atividades de investigação têm resultado da sua articulação com algumas Universidades e Instituições estrangeiras nomeadamente o King´s College, a Universidade de São Paulo, a Universidade de Espírito Santo, a Universidade Federal de Sergipe, Universidade Federal de Goiás ou a Escola Superior de Propaganda e Marketing (Brasil).

Os objetivos do Polo da UMAIA são:

  1. Desenvolver investigação aplicada nos domínios das Artes (Teatro, Literatura, Cinema, Artes Plásticas, Artes Digitais) e da Comunicação;
  2. Identificar e otimizar a interação entre tecnologia, práticas artísticas, jornalísticas e comunicativas para responder às necessidades das comunidades, promovendo o desenvolvimento de uma sociedade mais crítica, responsável e participativa;
  3. Investigar os suportes (materiais, virtuais, tecnológicos) dos fenómenos mediáticos, artísticos e comunicativos, incluindo a criação de plataformas digitais relacionadas com os objetos de investigação fundamental e aplicada e formas de apropriação das linguagens mediáticas e artísticas, igualmente relacionadas com a verbalização, o contacto de línguas e com a Comunicação Humana, com incidência particular nos estudos das Literacias (dos Média, das Artes e da Ciência), da mediação, da interculturalidade, dos estudos Intermédia e da comunicação institucional e corporativa;
  4. Identificar a forma como as tecnologias digitais transformaram culturalmente os modos de conceção, produção, acesso e estudo das artes e da comunicação com especial enfâse nos novos processos criativos e ecologias digitais;
  5. Conhecer e desenvolver as taxonomias sobre as várias performances artísticas num ambiente digital e as suas potencialidades no domínio da pedagogia;
  6. Integrar a inteligência artificial de forma estratégica nos domínios das Artes e da Comunicação;
  7. Compreender de que maneira a sociedade mediatizada define estratégias de resposta aos desafios da comunicação no séc. XXI tendo como eixos centrais a Comunicação Organizacional, o Jornalismo, e os Média.

Parcerias

Vários investigadores do polo estão integrados em redes internacionais de investigação. É o caso do “Naturalisme- Monde” ou do NECS, the European network for Cinema and media studies. A UMAIA integra ainda, com o King’s College e com as Universidade de Vitória e de São Paulo, a rede de investigação Besides the Screen.

No domínio da Comunicação foram desenvolvidas parcerias com algumas Universidades brasileiras (a Universidade Federal de Sergipe, Universidade Federal de Goiás, a Escola Superior de Propaganda e Marketing) ou o Laboratório de Edição, Cultura & Design da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS o que se tem traduzido nomeadamente em publicações e em instâncias de investigação de colegas estrangeiros na UMAIA.

Foram estabelecidas igualmente parcerias com vista reforçar a ligação ao meio artístico e profissional. É o caso dos acordos com: Maus hábitos, FEST- New cinema, new directors festival, Festival de Curtas Metragens de Vila do Conde e os seus associados – Agência de Curtas Metragens e Solar – Galeria de Artes Cinemáticas, Porto/Post/Doc (Festival de Cinema do Real do Porto), produtora Bando à Parte, Cinanima.

Projetos

Além disso, muitos destes investigadores participaram, e participam, em projetos nacionais e internacionais com financiamento. É o caso dos projetos:

  • CYPet, projeto exploratório financiado pela FCT (2021);
  • Projeto OMEGA-X: Orchestrating an interoperable sovereign federated Multi-vector Energy data space built on open standards and ready for GAia-X, call HORIZON-CL5-2021-D3-01-01, Horizon Europe, Proposal number: 101069287;
  • Projeto “Naturalisme-Monde” do ITEM-CNRS;
  • Projeto “Research, healthcare networks and empowerment: scientific and social responses to rare diseases in the Iberian Peninsula”;
  • Projeto de Recolha do Património Imaterial promovido pela Área Metropolitana do Porto, um projeto financiado pelo QREN no âmbito do qual foram criados 17 vídeodocumentários (http://piamp.amp.pt), e o registo das Lendas e Narrativas da AMP;
  • Fratura e Fuga: apoio DGArtes para projetos pontuais e edição de um número especial (edição) da revista Media Practice and Education (Scopus – Q1).

A nível nacional, é de referir o desenvolvimento dos seguintes projetos:

  • Teoria e prática da adaptação
  • Observatório de Agências e Consultoras de Comunicação e Relações-Públicas
  • Relações Públicas e desafios na sociedade mediatizada
  • Jornalismo no século XXI
  • Literacia mediática e digital
  • Comunicação em Saúde
  • Centros e Periferias Culturais
  • Memória, Comunicação e Cidadania
  • Cultura da Celebridade

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