
Adérito Fernandes Marcos
Adérito Fernandes Marcos é licenciado em Engenharia Informática pela Universidade Nova de Lisboa (1992), doutorado summa cum laude em Engenharia Informática (especialidade Computação Gráfica) pela Darmstadt University of Technology, Alemanha (1997) e em Informática pela Universidade do Minho, Portugal (2000). Como professor catedrático da Universidade Aberta, foi o fundador e primeiro Diretor do Doutoramento em Média-Arte Digital, desde 2012 até 2020, e do Doutoramento em Tecnologia e Ciência Web, de 2015 até 2017. Em junho de 2019 foi distinguido com o título “Professor Honoris Causa” pelo Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM, São Paulo, Brasil.
É atualmente professor catedrático da Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade de São José em Macau, China, onde é o Diretor da respetiva Escola Doutoral desde setembro 2023.
Interesses de investigação
A sua atividade científica tem-se relacionado com as áreas da Média-Arte Digital, Computação Gráfica Aplicada, (Herança Cultural, Edutainment, Narrativas Digitais), Metodologia de Investigação, E-learning e Teoria dos Artefactos. Participa nos órgãos sociais de diversas instituições científicas e tecnológicas na área da Computação Gráfica, onde se destacam a associação europeia EUROGRAPHICS, o Grupo Português de Computação Gráfica, do qual foi presidente desde outubro 2008 a fevereiro 2013. É presidente da Artech-Int – Associação Internacional de Arte Computacional desde janeiro de 2013. Foi (co) fundador de diversas séries de workshops e conferências, destacando-se a série de Simpósios Ibero-Americanos de Computação Gráfica (SIACG – Ibero-American Symposium on Computer Graphics), assim como a série de conferências internacionais denominada “ARTECH – International Conference on Digital and Interactive Art”, na sua décima primeira edição, sendo chairman do respetivo steering committee.
Publicações mais recentes
[2023] Fernandes-Marcos, A., Mucheroni, M. L., & Pereira, S. (2023). A transdisciplinaridade na média-arte digital enquanto processo de criação-investigação. Novos Olhares, 11(2). https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2022.205267; http://hdl.handle.net/10400.2/13431
[2022] Fernandes-Marcos, A., Morgado, L., & Alexino Ferreira, R. (2022). “Práticas de ensino e aprendizagem online em Macau, Portugal e Brasil: na senda de um modelo pedagógico virtual global pós pandemia”. Revista de Estilos de Aprendizaje, 15(30), 130–149. https://doi.org/10.55777/rea.v15i30.4673; http://hdl.handle.net/10400.2/12997
[2022] Fernandes-Marcos, A.; Pereira, S.; Alexino Ferreira, R. (2022) “A narrativa pessoal audiovisual: instrumento de afirmação social e de diversidade cultural no contexto do desenvolvimento humano sustentável”. In livro “Cinema Negro – Uma revisão crítica das linguagens. 18ª Mostra Internacional de Cinema Negro”, Celso Prudente & Rogério de Almeida (Eds.), FEUSP, São Paulo, 2022. ISBN: 978-65-87047-40-9, pp. 422-436. https://doi.org/10.11606/9786587047393 ; http://hdl.handle.net/10400.2/12862
[2022] Mucheroni M. L. & Fernandes-Marcos A, (2022) “Traços transdisciplinares na obra do Padre Manuel Antunes: uma análise crítica à luz da Carta da Transdisciplinaridade /UNESCO-1994”, In José Eduardo Franco & Guilherme d’Oliveira Martins (Coord. Científica); Susana Alves-Jesus (Coord. Executiva) “Repensar Portugal, a Europa e a Globalização – Saber Padre Manuel Antunes, SJ – 100 anos”. páginas 593-602. Coleção deEstudos Globais – Compreender a Globalização. Imprensa da Universidade de Coimbra, janeiro 2022. ISBN 978-989-26-2224-8. ISBN-digital: 978-989-26-2225-5; doi: https://doi.org/10.14195/978-989-26-2225-5_41 ; depósito legal: 492329/21; http://hdl.handle.net/10400.2/11853
[2022] Fernandes-Marcos, A., & Pereira, S. (2022) Estética têxtil pós-digital: Uma reflexão crítica do processo de re-materialização digital de artefactos. In G. Estadieu, F. M. Abreu, C. S. Caires, A. Fernandes-Marcos (Eds.), Proceedings of the Third International Conference on Digital Creation in Arts, Media and Technology – Emerging Extended Realities (ARTeFACTo 2022 Macao), 24-25 Nov. 2022, Ilha Verde Campus, University of Saint Joseph (pp. 1-9). IEEE. ISBN: 979-8-3503-1001-6. DOI: 10.1109/ARTeFACTo57448.2022.10061256. http://hdl.handle.net/10400.2/14076
[2022] Fernandes-Marcos, A. (2022). “OPEN DISTANCE TEACHING PRACTICES IN PANDEMIC TIMES: DEVISING A SIMPLIFIED VIRTUAL PEDAGOGIC MODEL FOR THE UNIVERSITY OF SAINT JOSEPH IN MACAU, CHINA”. In Proceedings of EDULEARN22 – 14th International Conference on Education and New Learning Technologies, 4-6 July 2022, Palma, Spain. ISBN: 978-84-09-42484-9; ISSN: 2340-1117. pp. 6593-6603. DOI: https://doi.org/10.21125/edulearn.2022.1554; http://hdl.handle.net/10400.2/12998
[2022] Fernandes-Marcos, A. & Tavares, M. (2022). “INNOVATING IN OPEN DISTANCE TEACHING WITH FACE-TO-FACE RETREATS WITHIN A DOCTORAL PROGRAM IN DIGITAL MEDIA ART”. In Proceedings of 16th annual International Technology, Education and Development Conference (INTED2022). 7-8 March 2022 (virtual). IATED editor. pp. 3336- 3343. ISBN: 978-84-09-37758-9. http://hdl.handle.net/10400.2/11827
[2021] Pereira S. & A. Fernandes-Marcos (2021). “Post-Digital Fashion: The Evolution and Creation Cycle”. ZoneModa Journal, 11(1), pp.71–89. ISSN: 2611-0563. https://doi.org/10.6092/issn.2611-0563/13121; http://hdl.handle.net/10400.2/11694
[2021] Pérez P., Pereira S., Fernandes-Marcos A. (2021). “A performance académica como ritual de criação e ativismo na era pós-digital”, AVANCA | CINEMA 2021 – O Festival Internacional de Cinema, Avanca, Portugal, 28 Julho a 1 Agosto de 2021. AVANCA CINEMA Journal, CAPÍTULO I _ CINEMA – ARTE, pp. 29-40, ISSN: 2184-0520. https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a209; http://hdl.handle.net/10400.2/11695
[2021] Paquete H., Fernandes-Marcos A., Bastos P.B (2021). “Relações entre o pós-digital e o complexo industrial do capitalismo: reformulações sobre a tecnologia como ideologia e lixo digital na arte”, AVANCA | CINEMA 2021 – O Festival Internacional de Cinema, Avanca, Portugal, 28 Julho a 1 Agosto de 2021. AVANCA CINEMA Journal, CAPÍTULO I _ CINEMA – ARTE, pp. 233-243, ISSN: 2184-0520. https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a236; http://hdl.handle.net/10400.2/11696
[2021] Urrutia H., Pérez P., & Fernandes-Marcos A. (2021). “Contemporary art as a factor for knowledge generation from video”. In Proceedings of the 10th International Conference on Digital and Interactive Arts (ARTECH2021). October 13–15, 2021, Aveiro, Portugal. ACM, New York, NY, USA. ISBN: 978-1-4503-8420-9. DOI: https://doi.org/10.1145/3483529.3483684; http://hdl.handle.net/10400.2/11697
[2021] Paquete H., Bastos P.B., & Fernandes-Marcos A. (2021). “Orbital Eccentricity. Sound performance, using commercial and military satellites with real-time tracking data”. In Proceedings of the 10th International Conference on Digital and Interactive Arts (ARTECH2021). October 13–15, 2021, Aveiro, Portugal. ACM, New York, NY, USA. ISBN: 978-1-4503-8420-9. DOI: https://doi.org/10.1145/3483529.3483748; http://hdl.handle.net/10400.2/11698
[2021] Pereira S. & Fernandes-Marcos A. (2021). “No interior do bordado. A rematerialização do bordado numa vertente pós-digital”. In Proceedings of the 10th International Conference on Digital and Interactive Arts (ARTECH2021). October 13–15, 2021, Aveiro, Portugal. ACM, New York, NY, USA. ISBN: 978-1-4503-8420-9. DOI: https://doi.org/10.1145/3483529.3483766; http://hdl.handle.net/10400.2/11722
[2020] Pereira, S., Perez, P. & Fernandes-Marcos, A. (2020). “O Cortejo das Rainhas: Performance Transdisciplinar de Invocação do Feminino e da Água”. Revista ExtraPrensa. Escola de Comunicações e Artes. Universidade de São Paulo. eISSN: 2236-3467. v. 14 n. 1. p. 170 – 191, jul./dez. 2020. https://doi.org/10.11606/extraprensa2021.176388; https://www.revistas.usp.br/extraprensa/article/view/176388/169731 http://hdl.handle.net/10400.2/10553
[2020] Urrutia, H., Perez, P. & Fernandes-Marcos, A. (2020). “A projeção mural multimédia como formação cultural e democrática no espaço público”. Texto Digital – Revista de Literatura, Linguística, Educação e Artes. Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN: 1807-9288. 16(2). p. 194-222. https://doi.org/10.5007/1807-9288.2020v16n2p194; http://hdl.handle.net/10400.2/10406
[2020] Pereira, S. & Fernandes-Marcos, A. (2020). “O PROCESSO CRIATIVO NA ERA PÓS-DIGITAL – Uma reflexão crítica baseada na prática artística”. In Proceedings of the 2nd International Conference on Digital Creation in Arts and Communication, ARTeFACTo 2020. Bruno Mendes da Silva (Ed.). Nov. 26-27 2020, Faro, Portugal. Published by Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC). Global publication copyright © 2020 by Artech International. ISBN: 978-989-9023-32-1; ISBN (eBook): 978-989-9023-33-8. p. 127-135. http://hdl.handle.net/10400.2/10403
[2020] Paquete H., Bastos P.B, Fernandes-Marcos A. (2020). “Velocidade terminal: tempo cronoscópico dos corpos orbitais na composição sonora e musical”, In Livro de Atas de AVANCA | CINEMA 2020 – Capítulo I – Cinema, Arte, Conferência Internacional de Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação, (A.C. Valente, Ed.) Avanca, Portugal, 18-26 de julho de 2020, Capítulo I – Cinema | Arte, (pp. 274-283), Universidade de Aveiro, ISSN: 2184-0520. http://hdl.handle.net/10400.2/10405
[2020] Paquete H., Bastos P.B, Fernandes-Marcos A. (2020). “Radiação Obscura: Fluxos energéticos sonificados no limiar da experiência sonora”, In Livro de Atas de AVANCA | CINEMA 2020 – Capítulo I – Cinema, Arte, Conferência Internacional de Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação, (A.C. Valente, Ed.) Avanca, Portugal, 18-26 de julho de 2020, Capítulo I – Cinema | Arte, (pp. 226-234), Universidade de Aveiro, ISSN: 2184-0520. http://hdl.handle.net/10400.2/10404
[2019] Mucheroni, M., Carvalho, E., & Marcos, A. (2019). “Ensinar programação em ambientes e-learning: preocupações e propostas no âmbito do modelo pedagógico virtual da Universidade Aberta de Portugal”. Revista EspaçoPedagógico, 26(2), 352 – 369. https://doi.org/10.5335/rep.v26i2.8703; http://hdl.handle.net/10400.2/8240
[2019] Dias, J. R., Penha, R., Morgado, L., Alves da Veiga, P., Carvalho, E. S., & Fernandes-Marcos, A. (2019). “Tele-Media-Art: Feasibility Tests of Web-Based Dance Education for the Blind Using Kinect and Sound Synthesis of Motion”. International Journal of Technology and Human Interaction (IJTHI), 15(2), pp. 11-28. ISSN: 548-3908; https://doi.org/10.4018/IJTHI.2019040102; http://hdl.handle.net/10400.2/7905
[2019] Paquete H., Bastos P.B, Fernandes-Marcos A. (2019). “Ao som dos fluxos da informação: processos de sonificação nas artes sonoras”, In Livro de Atas de AVANCA | CINEMA 2019, Conferência Internacional de Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação, (A.C. Valente, Ed.) Avanca, Portugal, 22-26 de julho de 2019, Capítulo I – Cinema | Arte, (pp. 1-10), Universidade de Aveiro, ISSN: 2184-0520. http://hdl.handle.net/10400.2/9270
[2019] Paquete H., Bastos P.B, Fernandes-Marcos A., Zlaket Ch., Stingley D., (2019) “Zoonose – leptospirose e os ritmos espirais como infeção sonora e musical”, In Livro de Atas de Encontro Internacional “#18.ART: DA ADMIRÁVEL ORDEM DAS COISAS: arte, emoção e tecnologia”, Faculdade de Belas-Artes, Lisboa, 17-19 Outubro 2019, Portugal. http://hdl.handle.net/10400.2/9269
[2019] Paquete H., Bastos P.B, Fernandes-Marcos A., (2019) “Dromologia dos corpos orbitais: Projeto de desenvolvimento de hardware e estratégias de composição sonora”, In Livro de Atas de Encontro Internacional “#18.ART: DA ADMIRÁVEL ORDEM DAS COISAS: arte, emoção e tecnologia”, Faculdade de Belas-Artes, Lisboa, 17-19 Outubro 2019, Portugal. http://hdl.handle.net/10400.2/9267
[2019] Fernandes-Marcos A., Carvalho E.S., Martinho C., Cláudio A.P., Carmo M.B., Rocio V., (2019) “Os Avatares Maria e João: Tutores Virtuais na Plataforma E-learning da Universidade Aberta”, In Paulo Dias, Darlinda Moreira, António Quintas-Mendes (Coord.) “Inovar para a qualidade na educação digital” (pp-22-42). Coleção: Educação a Distância e eLearning, n.º 6. [Em linha]. Lisboa: Universidade Aberta, 2019. ISBN 978-972-674-839-7. http://hdl.handle.net/10400.2/8238
[2018] Carvalho E.S., Fernandes-Marcos A., (2018) “Virtual Tutor: A Case of Study in University Aberta”, In Tatiana Antipova; Álvaro Rocha (Eds.), Book of Proceedings titled “Advances in Intelligent Systems and Computing (Digital Science)”, Volume 850; DSIC18 2018 – The 2018 International Conference on Digital Science, 19-21 October 2018, Budva, Montenegro. Chapter, pp. 465-471, Springer, Cham. Springer Book, 2018; https://doi.org/10.1007/978-3-030-02351-5_53. http://hdl.handle.net/10400.2/7620
[2018] Marcos, A., Cláudio A. P., Martinho, C., Barros D., Carvalho, E., Carmo, M. B. e Seixas, S. (2018). Virtual Tutoring, Hands-on Science. Advancing Science. Improving Education. HSci. ISBN 978-84-8158-779-1
[2018] Leitão, R., Rodrigues, João M. F., Marcos, A. F. (2018) Mobile Learning: Benefits of Augmented Reality in Geometry Teaching, Chapter 12 of Enhancing Art, Culture, and Design With Technological Integration (pp. 234-257), IGI Global, DOI: 10.4018/978-1-5225-5023-5.ch012.
[2017] Carvalho, A., Pereira, S. & Fernandes-Marcos, A. (2017). “Para uma estética na interligação da moda, da média-arte e do teatro”, D. Raposo, J. Neves, J. Silva & F. Pinho (eds.), Investigação e Ensino em Design e Música, Convergências Research Books, vol. 1 (cap. 8, pp.231-238). Edições IPCB, ISBN 978-989-8196-63-7
[2017] Acácio de Carvalho, Selma Pereira, Adérito Marcos. (2017). “An expanded field in Media-Digital Art: Proposal of an aesthetics in the interconnection of Media-Art, Fashion and Theatre”. In Proceedings of the 8th International Conference on Digital Arts (ARTECH2017). ACM, New York, NY, USA, 9-14. DOI: https://doi.org/10.1145/3106548.3106621;
[2017] Acácio de Carvalho, Selma Pereira, Adérito Marcos. (2017). (Art Installation) “(e)Materialities”. In Proceedings of the 8th International Conference on Digital Arts (ARTECH2017). ACM, New York, NY, USA, 167-170. DOI: https://doi.org/10.1145/3106548.3106587;
[2017] Fernandes-Marcos, A. (2017) Artefacto computacional: elemento central na prática artística em arte e cultura digital, In Revista Lusófona de Estudos Culturais, vol. 3, n. 2, 2017, pp. 129 – 147 (ISSN: 2183 0886). http://www.rlec.pt/index.php/rlec/article/view/182
[2016] Carvalho, E., Marcos, A. (2016) O ensino e aprendizagem da programação de computadores no ensino a distância: uma proposta de instanciação do modelo pedagógico virtual da Universidade Aberta. In Paulo Dias, Darlinda Moreira, António Quintas Mendes (Coord.) “Práticas e cenários de inovação em educação online” [Em linha]. Lisboa: Universidade Aberta, 2016. ISBN 978-972-674-786-4. p.189-219. http://hdl.handle.net/10400.2/5552
[2012] Falchuk, Ben and Adérito Marcos (Eds). Innovative Design and Creation of Visual Interfaces: Advancements and Trends. IGI Global, 2012. 0-411. Web. 2 May. 2012. doi: http://dx.doi.org/10.4018/978-1-4666-0285-4. Indexação: InfoSci
[2012] Marcos, A., Coelho J., Estratégias pedagógicas para o ensino-aprendizagem da expressão gráfica digital no ensino a distância online, Publicado como capítulo do livro: Catarina S. Martins, Manuela Terrasêca e Vítor Martins (ed.), À procura de renovações de estratégias e narrativas sobre educação artística, In Edição da GESTO Cooperativa Cultural, CRL, 1ª edição, abril 2012, ISBN: 978-989-20-3000-5, págs. 165-188. Indexação: Biblioteca Nacional. http://hdl.handle.net/10400.2/2105.
[2012] Marcos, A., Instanciando mecanismos de a/r/tografia no processo de criação em arte digital/computacional, In INVISIBILIDADES: Revista Iberoamericana de Pesquisa em Educação, Cultura e Artes. ISSN 1647-0508. Vol. 3 (setembro 2012), p.138-145. http://hdl.handle.net/10400.2/2204. Indexação: LatinIndex, DOAJ.
Esta publicação também está disponível em: Inglês