
Patrícia Dourado
Patrícia Dourado é Investigadora de Pós-Doutoramento no CIAC/UAlg. Doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP com bolsas Capes. Realizou doutoramento sanduíche no CIAC/UAlg com bolsa PDSE da Capes. É licenciada em Letras pela Universidade Federal do Ceará, com bolsa-arte na modalidade Cinema pelo Instituto de Cultura e Artes – ICA/UFC.
Investiga os Processos de Criação em geral, e os do Cinema em específico. Procura pensar o roteiro/guião no cinema contemporâneo enquanto ferramenta de experimentação, diante das fissuras e limitações do sistema industrial, na diversidade das práticas e na perspectiva da continuidade da criação no espectador. Busca elementos para uma possível teoria do roteiro com base nos estudos dos processos de criação, diante das materialidades dos diversos formatos, versões e processos de leitura, e da criação a acontecer em todo o processo do filme e não apenas antes das filmagens.
É guionistas com experiência em guiões de ficção, séries de animação, documentários, institucionais e educação digital. Tem experiência também como editora e revisora de livros de ficção e não ficção, revistas, coleções didáticas e coleções académicas. Ao longo dos últimos 20 anos, trabalhou principalmente para produtoras audiovisuais, editoras de livros e sistemas de educação.
Atualmente, desenvolve investigação de Pós-Doutoramento no CIAC, com bolsa FCT, desde 2022, no âmbito dos processos de criação da arte contemporânea no Algarve e segue com o aprofundamento dos estudos do roteiro como ferramenta de experimentação.
Também como parte das suas atividades, dá suporte ao desenvolvimento do GT em Artes Visuais e Processos de Criação do CIAC e ao protocolo de colaboração internacional com o Grupo de Pesquisa em Processos de Criação da PUC-São Paulo. É também Investigadora Responsável pela Coleção Processos de Criação do CIAC, Editora de Secção da ROTURA – Revista de Comunicação, Cultura e Artes, Revisora das Edições CIAC e Professora Convidada do Mestrado em Processos de Criação da Universidade do Algarve.
Nos últimos anos, publicou mais de 20 artigos científicos indexados e capítulos de livros, e participou de mais de 30 congressos e conferências em suas áreas de atuação.
Interesses de investigação
Tem dedicado sua atividade científica principalmente à área dos Processos de Criação em sentido amplo, enquanto campo de interseção do pensamento artístico e científico, e aos estudos das práticas especialmente das Artes e do Cinema – com foco na experimentação contemporânea do roteiro/guião cinematográfico. É membro do GT em Artes Visuais e Processos de Criação do CIAC e membro do Grupo de Pesquisa em Processos de Criação da PUC-São Paulo. Nos últimos anos, tem buscado intensificar as colaborações entre as duas instituições.
Publicações mais recentes
[2024] Dourado, P. & Tavares, M. (2024). Comer o entorno, mastigar o artifício: Relatos (implicados) sobre uma ficção viva. In Carrega, J. & Varoni, P. ALMA – Audiovisual, Literatura, Modernismo e Antropofagia. Edições CIAC.
[2024] Dourado, P.; Tavares, M. & Mouramateus, L. (2024). Fragmentos: “Existe um filme que carrego comigo”. In Carrega, J. & Varoni, P. ALMA – Audiovisual, Literatura, Modernismo e Antropofagia. Edições CIAC.
[2024] Dourado, P.; Tavares, M.; Soares, M. & Mouramateus, L. (2024). A propósito da Conferência de outro dia: Notas sobre um cozinheiro-ator e do cinema como arte impressionista. In Carrega, J. & Varoni, P. ALMA – Audiovisual, Literatura, Modernismo e Antropofagia. Edições CIAC.
[2024] Dourado, P., Miranda, W. & Martinelli, P. (2024). (Ed.). Dossier Cecilia Salles: da crítica genética à crítica de processos. Manuscrítica – Revista de Crítica Genética, Universidade de São Paulo. https://www.revistas.usp.br/manuscritica/announcement/view/1574
[2023] Dourado, P. & Tavares, M. (2023, no prelo). Writing, Rewriting and Co-Creation: The Screenwriting Process of Anna Muylaert’s Film ‘The Second Mother’ Over 20 Years – In Search of a Different Ending for the Female Characters. In Welch, R. & Ferrel, R. Women Who Write Our World: Shaping Global Screen Culture. Intellect Books.
[2023] Dourado, P., Costa, S., Neves Carrega, J. M. & Cerol Martins, A. F. (2023). Cinemas do Mediterrâneo (Prefácio). Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes, 3(2), 8-11. https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/192
[2023] Dourado, P., Salles, C., Santos, A. B. dos, Silva, I. C., Paiva, F., Lemes, K. & Cheida, S. (2023). Práticas educacionais e estudo dos processos de criação no âmbito do Grupo de Pesquisa em Processos de Criação da PUC-SP: Interações possíveis. Manuscrítica – Revista De Crítica Genética, 48, 6-21. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i48p6-21
[2023] Dourado, P., Santos, A. C., Soares, A. I., Tavares, M. & Salles, C. (2023). Formação transversal na área dos Processos de Criação: Práticas educacionais entrelaçadas na Pós-Graduação em Processos de Criação da Universidade do Algarve. Manuscrítica – Revista De Crítica Genética, 48, 127-134. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i48p127-134
[2023] Dourado, P. (2022). O gesto de fazer do roteiro entre tradução e experimentação contínua. In Carrega, J.; Fechine, I. Araujo, D. (Org.). Perspetivas luso-brasileiras em artes e comunicação – Volume 3 [pp. 264-299]. Edições CIAC. https://doi.org/10.34623/e5sf-bm30
[2023] Dourado, P. & Tavares, M. (2022). Escrever e reescrever: Práticas de roteiro de Anna Muylaert em Que horas ela volta? Avanca Cinema Journal, 853-864. https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a466
[2023] Dourado, P.; Tavares, M.; Silva, B.; Carrega, J.; Costa, S. & Valente, A. C. (2022). Cinema e Media Arte no CIAC. Avanca Cinema Journal, 867-873. https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a467
[2023] Dourado, P., Carrega, J., Costa, S. & Cunha, P. (2022). Cinemas Silenciosos em Portugal (Prefácio). Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes, 2(2), 6-8. https://doi.org/10.34623/gpnh-9e85
[2022] Dourado, P., Tavares, M., Salles, C., Soares, A. I.; Martinelli, P. & Miranda, W. (Eds.). (2022). Martinelli, P. Eustáquio Neves: Sujeito fotográfico. Coleção Processos de Criação [Livro 1]. Edições Ciac. https://doi.org/10.34623/47g6-fr25
[2022] Dourado, P., Tavares, M., Salles, C., Soares, A. I.; Martinelli, P. & Miranda, W. (Eds.). (2022). Miranda, W. Roberto Alencar: O corpo em trânsito. Coleção Processos de Criação [Livro 2]. Edições Ciac. https://doi.org/10.34623/8q7q-6076
[2022] Dourado, P., Tavares, M., Salles, C., Soares, A. I.; Martinelli, P. & Miranda, W. (Eds.). (2022). Gonçalves V. Anna Maria Maiolino: Projeto artístico em construção. Coleção Processos de Criação [Livro 3]. Edições Ciac. https://doi.org/10.34623/8w4m-8d79
[2021] Dourado, P., Salles, C., Meireles, J., Carlin, M., Pinheiro, P., Cheida, S. & Gonçalves, V. (2021). Queimar e postar: Materializar arquivos imateriais. Manuscrítica – Revista de Crítica Genética, 44, 6-16.Universidade de São Paulo. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i44p6-16
[2021] Dourado, P. & Tavares, M. (2021). Dimensões do roteiro em tempo real: Antônio um dois três de Leonardo Mouramateus. Avanca Cinema Journal, 1132-1140. https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a355
[2021] Dourado, P., Salles, C. & Tavares, M. (2021). Criação e literacia nas práticas de roteiro. Revista Geminis, 12(1). Dossier Desafios, Tendências, e Pesquisas: Roteiros Audiovisuais. Universidade Federal de São Carlos. https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2021v12i1p157-172
[2021] Dourado, P. & Tavares, M. (2021). O narrador contemporâneo no contexto das práticas colaborativas de roteiro em Era o Hotel Cambridge de Eliane Caffé. In Gomes Pinto, J. M. & Sierra Sanchez, J. Indústrias audiovisuais e criativas: Presente e futuro – Volume 2 [pp. 185-198]. Mc Graw Hill.
[2021] Dourado, P., Salles, C., Carrega, J. & Costa, S. (2021). (Ed.). Dossier Processos de Criação. Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes, 1(2). Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Universidade do Algarve. https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/issue/view/2
[2021] Dourado, P., Salles, C., Carrega, J. & Costa, S. (2021). (Ed.). Dar a criar (Prefácio). Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes, 1(2). Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Universidade do Algarve. https://doi.org/10.34623/vkf4-ja68
[2021] Dourado, P. (2021). Da criação como experimentação contínua: Práticas de roteiro no cinema brasileiro contemporâneo. Tese. Doutoramento em Comunicação e Semiótica. Orientação: Cecilia Salles. Coorientação: Mirian Tavares (Universidade do Algarve). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. https://tede.pucsp.br/handle/handle/24848
[2020] Dourado, P., Salles, C. & Tavares, M. (2020). Práticas de roteiro: Conceitos revisitados. Avanca Cinema Journal, 875-885. https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a201
[2020] Dourado, P. & Tavares, M. (2020). O leitor criador nas práticas de roteiro. In Arte em tempos de pandemia. Livro do Seminário Ibero-Americano sobre o Processo de Criação nas Artes | Poéticas da Criação, Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, Vitória. https://leena.ufes.br/sites/leena.ufes.br/files/field/anexo/integrall_em_baixa_poeticas_2020_anaisre_final_compressed_1.pdf
[2019] Dourado, P. “Experimentações do roteiro no cinema brasileiro contemporâneo”. In Perspectivas luso-brasileiras em artes e comunicação, 7284. Faro, Portugal: CIAC, 2019.
[2019] Dourado, P. (2019). O plano de voo e o voo: roteiro e experimentação”. In Confabulações imaginárias, 3-14. São Paulo, Brasil: Universidade Presbiteriana Mackenzie.
[2019] Dourado, P. (2019). Experimentações do roteiro no cinema brasileiro contemporâneo. Perspectivas luso-brasileiras em artes e comunicação. V. 2. Edições Ciac.
[2018] Dourado, P. (2018). Os clímaces nos roteiros de Sofia Coppola. Revista Nexi 4. https://revistas.pucsp.br/nexi/article/view/37284
[2018] Dourado, P. (2018). O plano de voo e o voo: roteiro e experimentação. Revista Manuscrítica 34 (2018): https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i34p161-170
Esta publicação também está disponível em: Inglês