Armando Nascimento Rosa

Armando Nascimento Rosa é professor coordenador da área de Teorias e Estéticas no Departamento de Teatro da Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa, onde leciona desde 1998. É doutorado em Estudos Portugueses – Literatura Dramática do séc. XX (2001), mestre em Estudos Literários Comparados (1994), e licenciado em Filosofia (1988) pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa, e obteve o título de especialista em Teatro/Dramaturgia pelo IPL (2023). Prestou colaboração como docente em cursos de licenciatura e/ou de mestrado em Teatro na Universidade de Évora, na ESAD de Caldas da Rainha (Instituto Politécnico de Leiria) e na Universidade do Algarve.

Dramaturgo, ensaísta e criador musical, é autor de mais de trinta obras dramáticas originais (incluindo dois libretos de ópera), algumas delas premiadas e/ou traduzidas em sete línguas, com apresentações cénicas em diversas cidades da Europa, das Américas e da Ásia.

Interesses de investigação

Os domínios da sua investigação e criação artística aplicada cruzam teatro, filosofia, literatura e música, traduzindo-se nas seguintes áreas específicas de atuação: escritas de cena e criação dramatúrgica; teorias do teatro e hermenêutica do drama; palavra poética e composição musical. Tem cerca de 26 livros de dramaturgia original e ensaio publicados, incluindo bibliografia crítica sobre Samuel Beckett, António Patrício, Fernando Pessoa, e Natália Correia, cuja obra dramática completa publicou num só volume em 2023, na Imprensa Nacional – Casa da Moeda.

Publicações mais recentes

[2023] Rosa, Armando Nascimento (2023). Obra Dramática Completa de Natália Correia. Coordenação, introdução crítica e notas. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda.

[2023] Rosa, Armando Nascimento (2023). «”Fado de la Censure”: Un exemple rare de la poésie d’intervention politique destinée à être chantée dans l’œuvre de Fernando Pessoa”. Tradução de Clara Ploux. Capítulo do livro, com coordenação de Clemence Faugère, Vincent Mugnier, e Françoise Sylvos: Censure et Taboo. Paris: Classiques Garnier [pp. 139-148].

[2023] Rosa, Armando Nascimento [2023]. Barbo – Salvar Gaia rumo a Yod (Uma expedição cénica no espaço), seguido de “Barbo”, de Natália Correia. Setúbal: Teatro Estúdio Fontenova.

[2022] Rosa, Armando Nascimento (2022). Jorge retorna a Montemor. Fábula histórico-cénica. Textos de Teatro #2. Montemor-o-Velho: CITEC.

[2021] Rosa, Armando Nascimento (2021). The Real Mother of Marilyn Monroe. Psychological thriller. Translated by Susannah Finzi. London: Inti Books.

[2021] Rosa, Armando Nascimento (2021). “Daisy e Dionísia: três peças com o teatro de poetas de Pessoa”. Sinais de Cena. Revista de Estudos de Teatro e Artes Performativas. Série II, n.º 5, abril de 2021. Lisboa: CET – Centro de Estudos de Teatro /Orfeu Negro [pp. 14-42].

[2021] Rosa, Armando Nascimento (2021), Rimbaud no Dubai. A vida é um lugar perigoso. Prémio Novas Dramaturgias 2020. Edição conjunta em volume com a peça Furacão Carmen, do dramaturgo argentino Santiago Serrano. Beja: Lendias D’Encantar (volume com duas capas, para cada um dos títulos incluídos, e dupla paginação: pp. 0-89).

[2020] Rosa, Armando Nascimento (2020): «”Lose yourself to dance”. Palavras cénicas que dançam a partir de Gordon Craig». OLIVEIRA, Mickaël (Editor). A presença do texto na dança e no teatro contemporâneos. Lisboa: Centro de Estudos de Teatro / FCT / Universidade de Lisboa [pp. 59-70].

[2020] Rosa, Armando Nascimento (2020), «‘Fado da Censura’ de Fernando Pessoa: exemplo raro de poema de intervenção política destinado ao canto». In RILP – Revista Internacional em Língua Portuguesa, n.º 37: Artes e Música (editores: Maria do Carmo de Freitas Veneroso e Paulo Morais-Alexandre). Lisboa: AULP – Associação das Universidades de Língua Portuguesa, pp. 115-125. Edição impressa e digital em https://doi.org/10.31492/2184-2043.RILP2020.37/pp.115-125

[2019] Rosa, Armando Nascimento, Morte de Hipátia / Death of Hypatia. Ficção histórico-cénica. Edição bilingue [português e inglês]. Tradução de Alex Ladd. Colecção dramaturgos portugueses contemporâneos. Amadora: Biblioteca ESTC/CIAC.

Esta publicação também está disponível em: Inglês