
Bruno Mendes da Silva
Bruno Mendes da Silva é agregado e pós-doutorado em Comunicação, Cultura e Artes pela Universidade do Algarve (UAlg), doutorado em Literatura e Cinema/Literatura Comparada/Literatura pela UAlg, pós-graduado em Gestão das Artes pelo Instituto de Estudos Europeus de Macau (IEEM) e licenciado em Cinema e Vídeo pela Escola Superior Artística do Porto (ESAP).
É Presidente do Conselho Técnico-Científico e Diretor do Departamento de Comunicação da Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC) da Ualg e Vice-coordenador do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC). Professor Convidado na Saint Joseph University of Macau. Foi realizador e produtor da Teledifusão de Macau (TDM). Participou, por convite, em festivais internacionais de vídeo, média-arte digital e cinema, como o FRESH (Tailândia), o Thinking Media (Coreia), o Dokanema (Moçambique), o Loop (Espanha), o Festival de La Imagen e o Ecologias Digitales (Colômbia), The Script Road (China) e o FILE (Brasil).
Participou em vinte e três (23) projetos científicos (como investigador responsável ou membro investigador) e é autor de vários livros, capítulos de livros e outras publicações científicas (cerca de 120). Foi conferencista convidado em Portugal, Espanha, França, Itália, Tunísia, Moçambique, Brasil, Colômbia, Sri Lanka, Tailândia, Vietnam, Coreia e China. Orientou sete (7) teses de doutoramento. É Diretor da Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes (Scopus), foi membro da equipa vencedora do Prémio científico Ceratonia 2008 e é o Coordenador do Grupo de Trabalho em Tecnologias Educativas da Metared Portugal.
Interesses de investigação
Filme Interativo, Comunicação Audiovisual, Media-Arte Digital, Cibercultura e Cultura Visual.
Publicações mais recentes
[2024] Costa, S., Mendes da Silva, B., Filipa Martins, A., & Martins, A. (2024). Perceptions about online hate speech in games and gaming communities: results from a survey in Portugal. Journal of Cyberspace Studies, 8(1), 145-176. DOI: 10.22059/jcss.2024.95910
[2024] Costa, S., Mendes da Silva, B., Tavares, M. (2024). Online Hate speech in Video Games Communities: A Counter Project. In: Ullmann, S., Tomalin, M. (eds) Counterspeech – Multidisciplinary Perspectives on Countering Dangerous Speech. Routledge. ISBN 9781032454535.
[2024] Costa, S., Tavares, M., Bidarra, J., Mendes da Silva, B. (2024). In[the Hate Booth]: A Case Study on How to Deal with Online Hate Speech. In: Martins, N., Brandão, D., Fernandes-Marcos, A. (eds) Perspectives on Design and Digital Communication IV. Springer Series in Design and Innovation, vol 33. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-031-41770-2_17 (WoS) (Scopus).
[2024] Martins, A., Carrega, J., d’Orey, R., Mendes da Silva, B. (2024). From Print to Pixels: Prototyping a Virtual Exhibition for the Faro Museum Poster Collection. In: Martins, N., Brandão, D. (eds) Advances in Design and Digital Communication IV. DIGICOM 2023. Springer Series in Design and Innovation, vol 35. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-031-47281-7_7 (WoS) (Scopus).
[2024] Martins, A., Mendes da Silva, B. (2024). Text-Image-Movement-Interaction: Written Words and Their Artistic Paradigms in Video and Virtual Systems. In: Martins, N., Brandão, D., Fernandes-Marcos, A. (eds) Perspectives on Design and Digital Communication IV. Springer Series in Design and Innovation, vol 33. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-031-41770-2_17 (WoS) (Scopus).
[2023] Argôlo I., Silva, B. M., Borges, G. (2023). “Rejeitorio”: The battle of man against a river: Contextualization and creative process of the second version of the artifact. In Proceedings of Artcech2023 – Digital Creation Processes, 11st International Conference on Digital and Interactive Arts, Proceedings I – Short Papers. Association for Computing Machinery, New York, NY, USA. ISBN: 979-8-4007-0872-5. (Scopus)
[2023] Artech2023 – Digital Creation Processes, 11st International Conference on Digital and Interactive Arts, Proceedings I – Short Papers. Association for Computing Machinery, New York, NY, USA. ISBN: 979-8-4007-0872-5. (Scopus)
[2023] Brandão, D. (eds) Advances in Design and Digital Communication III. DIGICOM 2022. Springer Series in Design and Innovation , vol 27. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-031-20364-0_27 (WoS) (Scopus).
[2023] Costa, S., Silva, B. M. (2023). Âmago II: The Creative Process of an Underwater Vietnamese Self-Portrait . In Proceedings of Artcech2023 – Digital Creation Processes, 11st International Conference on Digital and Interactive Arts, Proceedings I – Short Papers. Association for Computing Machinery, New York, NY, USA. ISBN: 979-8-4007-0872-5. (Scopus)
[2023] Costa, S., Tavares, M., Bidarra, J., da Silva, B.M. (2023). IN[The Hate Booth]: a Gamified Installation to Counteract Hate Speech. In: Brooks, A.L. (eds) ArtsIT, Interactivity and Game Creation. ArtsIT 2022. Lecture Notes of the Institute for Computer Sciences, Social Informatics and Telecommunications Engineering, vol 479. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-031-28993-4_12. (WoS) (Scopus).
[2023] Costa, S., Silva, B. M. (2023). Insights from a digital diary: Exploring the Creative Process of the game-installation In[The Hate Booth]. In Proceedings of Artcech2023 – Digital Creation Processes, 11st International Conference on Digital and Interactive Arts, Proceedings I – Short Papers. Association for Computing Machinery, New York, NY, USA. ISBN: 979-8-4007-0872-5. (Scopus)
[2023]Costa, S., Tavares, M., Bidarra, J., da Silva, B.M. (2023). IN[The Hate Booth]: a Gamified Installation to Counteract Hate Speech. In: Brooks, A.L. (eds) ArtsIT, Interactivity and Game Creation. ArtsIT 2022. Lecture Notes of the Institute for Computer Sciences, Social Informatics and Telecommunications Engineering, vol 479. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-031-28993-4_12. (WoS) (Scopus).
[2023] Costa, S., Tavares, M., Bidarra, J., Mendes da Silva, B. (2023). The Enredo Game-Installation: A Proposal to Counter Hate Speech Online. In: Martins, N., Brandão, D. (eds) Advances in Design and Digital Communication III. DIGICOM 2022. Springer Series in Design and Innovation , vol 27. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-031-20364-0_27 (WoS) (Scopus).
[2023] d’Orey, R., Martins, A., Carrega, J., Silva, B. M. (2023). Dematerializing materials: description of the first stages to digitize a museum exhibition with 3D technologies. In Proceedings of the 20th International Conference on Culture and Computer Science: Code and Materiality (KUI ’23). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, Article 15, 1–8. https://doi.org/10.1145/3623462.3623466. (Scopus)
[2023] Martins, A., Silva, B.M. (2023). Digital Wor(l)ds: Using Dynamic Typography as a Mean of Artistic Expression in Digital and Audiovisual Settings. In: Martins, N., Brandão, D. (eds) Advances in Design and Digital Communication III. DIGICOM 2022. Springer Series in Design and Innovation , vol 27. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-031-20364-0_66 (WoS) (Scopus).
[2023] Martins, A.; Silva, B. M. (2023). Palavra-Imagem-Movimento: Subsídios da tipografia para o discurso artístico moderno e contemporâneo. Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes, V3(1). DOI: https://doi.org/10.34623/ghjk-mv49
[2023] Martins, A., Silva, B.M. (2023). Digital Wor(l)ds: Using Dynamic Typography as a Mean of Artistic Expression in Digital and Audiovisual Settings. In: Martins, N., Brandão, D. (eds) Advances in Design and Digital Communication III. DIGICOM 2022. Springer Series in Design and Innovation , vol 27. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-031-20364-0_66 (WoS) (Scopus).
[2023] Martins, A., Gavina, A., & Mendes da Silva, B. (2023). Publicidade nativa: Novos desafios para os consumidores online e o papel da literacia mediática e publicitária. Rotura – Revista De Comunicação, Cultura E Artes, 48-63. https://doi.org/10.34623/acmp-2e37
[2023] Martins, A., d’Orey, R., Carrega, J., Silva, B. M. (2023). The Faro Museum poster collection: Demo of a prototype for a digital exhibit. In Proceedings of Artcech2023 – Digital Creation Processes, 11st International Conference on Digital and Interactive Arts, Proceedings I – Short Papers. Association for Computing Machinery, New York, NY, USA. ISBN: 979-8-4007-0872-5. (Scopus)
[2023] Tavares, C.; Vieira, A.; Silva, B. M. (2023). Screendance Bárbara and its Poetics of BBC Dialogues, or Between Body, Beliefs and the City. Revista Brasileira de Estudos da Presença. V13, nº2. E-ISSN 2237-2660.
[2023] da Silva, B. M. (2023). Interactive Film: Forking Paths to a Complete Audiovisual Experience. In A. L. Brooks (Ed.), Creating Digitally. Intelligent Systems Reference Library (Vol. 241). Springer, Cham. DOI: 10.1007/978-3-031-31360-8_15 Link
[2023] Silva, B. M. Et al. (2023). Artech2023 – Digital Creation Processes, 11stInternational Conference on Digital and Interactive Arts, Proceedings I – Short Papers, ACM. ISBN: 979-8-4007-0872-5 (suporte impresso).
[2023] Silva, B. M. Et al. (2023). Artech2023 – Digital Creation Processes, 11stInternational Conference on Digital and Interactive Arts, Proceedings II – Long Papers, ACM. ISBN: 979-8-4007-0872-5 (suporte impresso).
[2023] Santos, P., Silva, B. M. (2023). The Weight of Water: Digital Artefact to blow the whistle on mental health issues in swimming athletes. In Proceedings of Artech 2023 – Digital Creation Processes, 11st International Conference on Digital and Interactive Arts, Proceedings I – Short Papers. Association for Computing Machinery, New York, NY, USA. ISBN: 979-8-4007-0872-5. (Scopus)
[2023] Perfeito, A., Silva, B. M. (2023). Live Cinema: Composing Linear Narratives through Untouchable Interfaces and the Performers’ Body Movements. In Proceedings of Artcech2023 – Digital Creation Processes, 11st International Conference on Digital and Interactive Arts, Proceedings I – Short Papers. Association for Computing Machinery, New York, NY, USA. ISBN: 979-8-4007-0872-5. (Scopus)
[2023] Wexel, J. & Silva, B. M. Tavares, M. (2023). Aesthetic Reflections on Artificial Intellugence in Video Art: Report on the Creation of the Cyberperformance Aretusa Vox. The 10th International Conference on Arts and Humanities, ICOAH 2023, Book of Abstracts, Bangkok, Thailand. ISBN: 978-624-5746-43-9.
[2022] Costa, S., da Silva, B. M., & Tavares, M. (2022). Tackling online hate speech? In M. Wölfel, J. Bernhardt, & S. Thiel (Eds.), ArtsIT, Interactivity and Game Creation. ArtsIT 2021. Lecture Notes of the Institute for Computer Sciences, Social Informatics and Telecommunications Engineering (Vol. 422). Springer, Cham. DOI: 10.1007/978-3-030-95531-1_6 (WoS) (Scopus) Link
[2022] Wexell, J.; Mendes da Silva, B.; Vulva Art , Arte Urbana e Média-Arte Digital: Reflexões sobre a estetização da vulva e os discursos estéticos no espaço público – Género y sus conferencias en el siglo XXI, CUICIID 2021, Madrid, Espanha. ISBN 978-84-09-31464-5.
[2021] Silva, Bruno M. (2021), Comunicação Audiovisual: o comboio do amor. Coimbra: Grácio Editor.
[2021] Argôlo, I.; Mendes da Silva, B.; Borges, G. Rejeitorio: An interactive video installation focusing on human impact on the São Francisco River. 2021. Artech 2021: 10th International Conference on Digital and Interactive Arts – Hybrid Praxis – Art, Sustainability and Technology. Aveiro. ISBN 978-1-4503-8420-9.
[2021] Argôlo, Inês; Mendes da Silva, B.; Borges, Gabriela. Rejeitorio: Uma videoinstalação interativa acerca do impacto humano recente sobre o Rio São Francisco. 2021. Anais do VIII Simpósio Internacional de Inovação em Mídias Interativas. València, Espanha : Universitat Politècnica de València; Media Lab / BR. ISSN 2358-0488.
[2021] Argôlo, Inês; Mendes da Silva, B.; Borges, Gabriela. Rejeitorio: Uma videoinstalação interativa acerca do impacto humano recente sobre o Rio São Francisco. 2021. Anais do 20o . Encontro Internacional de Arte e Tecnologia. 8vo. Balance-Unbalance. PANORAMAS 2021. València, Espanha. ISSN 2238-0272.
[2021] Costa, S.; Mendes da Silva, B.; Tavares M. Video games and gamification against online hate speech? 2021. Artech 2021: 1oth International Conference on Digital and Interactive Arts – Hybrid Praxis – Art, Sustainability and Technology. Aveiro. ISBN 978-1-4503-8420-9.
[2021] Costa, S.; Mendes da Silva, B. Cidade e Jogo: Prototipagem de um Jogo Pervasivo para combater o discurso de ódio online. Revista Húmus. V11, nº25: Brasil e Portugal leituras, experimentações, práticas comunitárias e coesão social e territorial. 2021. ISSN 2236-4358.
[2021] Cristovão A.; Mendes da Silva, B. Nineteen eighty-four: um diálogo entre ficção e contemporaneidade. Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes, nº 2, 2021. DOI: https://doi.org/10.34623/2vyx-m252.
[2021] Mendes da Silva, B. Interatividade fílmica: experiência estética, processos comunicacionais e manipulação temporal. Atas do 24º Seminário de Pesquisa. Revista Tuiti – Ciência e Cultura. V7 – Edição Especial. 2021. DOI: https://doi.org/10.35168/2176-896X.UTP.Tuiuti.2021.Vol7.NEspecial.pp4-124 .
[2021] Mendes da Silva, B.; Lunefeld, P.; Shaw, J.; Koenitz, H.; Tavares, M.; Giannetti, C. (2021), The Forking Paths: Interactive Film and Media. Edições Centro de Investigação em Artes e Comunicação. ISBN: 978-989-9023-53-6 (suporte impresso) e 978-989-9023-54-3 (suporte eletrónico).
[2021] Mendes da Silva, B.; Tavares, M.; Araujo, A.; Costa, S. (2021), Cadavre Exquis: Forking Paths from surrealismo to interactive film. The Forking Paths: Interactive Film and Media. Edições Centro de Investigação em Artes e Comunicação. ISBN: 978-989-9023-53-6 (suporte impresso) e 978-989-9023-54-3 (suporte eletrónico).
[2021] Perfeito, A.; Mendes da Silva, B. (2021), “Live Cinema” and the challenges in creating narratives for “real time” performances: A solution based on the “Structure of the three acts”. Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes, nº 1. https://doi.org/10.34623/eyzn-0b15
[2020] Mendes da Silva, B. (Coord.) (2020), ARTeFACTo2020, International Conference on Digital Creation in Arts and Communication, Proceedings. Edições CIAC. ISBN: 978-989-9023-32-1 (suporte impresso) e 978-989-9023-33-8 (suporte eletrónico)
[2020] Mendes da Silva, B. (Eds.) (2020). Proceedings of the International Conference on Digital Creation in Arts and Communication, ARTeFACTo2020. Centro de Investigação em Artes e Comunicação https://ciac.pt/wp-content/uploads/2020/11/ARTeFACTo2020_BookOfProceedingsWeb.pdf
[2020] Mendes da Silva, B. & Costa, S. (2020). “Processos de comunicação e interação mediática: o caso do anão sobre os ombros do gigante”. Texto Digital, vol. 16, n. 2. https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/issue/view/3171
[2020] Mendes da Silva, B. & Costa, S. (2020). “Modelos de interatividade e interatividade fílmica total”. Revista Tríade – Comunicação, Cultura e Mídia v. 8 n. 19: Mídias Visuais: arte, imagem, imaginário e audiovisual. http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/triade/article/view/4131/3853
[2020] Tavares, M. N., Mendes da Silva, B., Reia-Batista, V., & António, R. (2019). The Forking Paths Revisited experimenting on Interactive Film. In A. Ursyn (Ed.),Interface Support for Creativity, Productivity, and Expression in Computer Graphics (pp. 150-166). Hershey, PA: IGI Global. doi:10.4018/978-1-5225-7371-5.ch007.
Esta publicação também está disponível em: Inglês