
Gabriela Borges
Doutora (2004) e Mestre (1997) em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), Brasil. Realizou estágios de investigação na Universidade Autónoma de Barcelona (1996) e na University of Dublin Trinity College (2000-2002). Realizou Pós-Doutorado no CIAC da Universidade do Algarve financiado pela FCT em 2005-2008 e em 2019-2020. É professora da Universidade do Algarve, onde atua na Licenciatura em Ciências da Comunicação e Design de Comunicação, no Mestrado em Comunicação e Média Digitais e Doutorado em Média-Arte Digital. Colabora com o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), do qual foi coordenadora (2016-2019) e o Doutorado Interuniversitário em Comunicação da Universidade de Huelva. Coordena a equipe brasileira da Rede Interinstitucional Euroamericana de Investigação sobre Competência Mediática para a Cidadania (ALFAMED), tendo participado da equipe de investigação de vários projetos espanhóis. Coordenou diversos projetos de investigação financiados na área da literacia dos media e da ficção seriada lusófona no Brasil. Coordena a plataforma de divulgação da ciência Observatório da Qualidade no Audiovisual (www.observatoriodoaudiovisual.com.br). É membro da Rede Obitel Brasil (Rede Brasileira de Pesquisadores de Ficção Televisiva). Possui mais de 60 artigos publicados em periódicos bem qualificados, 3 livros de autoria própria, 37 capítulos de livros e 11 livros organizados. Orientou mais de 30 mestres, doutores e pós-doutores. É coeditora da Revista Lumina, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF. É parecerista de várias revistas científicas e de agências de fomento latino-americanas.
Interesses de investigação
Tem dedicado a sua atividade científica às áreas de Estudos do Audiovisual, Literacia dos Media, Cultura Digital e Cultura de Fãs e Média-Arte Digital, Ficção seriada iberoamericana. É membro da Rede Nacional de Estudos Culturais (RNEC) em Portugal.
Publicações mais recentes
[2024] Ramos, E.; & Borges, G. (2024). Apontamentos para a discussão sobre o Padrão Globo de Qualidade no Globoplay. Interin, 29(1), 8-26. https://doi.org/10.35168/1980-5276.UTP.interin.2024.Vol29.N1.pp8-26
[2023] Borges, G. (2023). Editorial. Lumina, 17(1), 1–3. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/40983
[2023] Borges, G. (2023). Editorial. Lumina, 17(2), 1–5. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/41896
[2023] Borges, G., Sigiliano D., & Vieira, L. (Orgs.). (2023). Caderno temático cultura de fãs: Fanfic (Vol. 1). Editora da UFJF. Recuperado de https://observatoriodoaudiovisual.com.br/blog/caderno-tematico-cultura-de-fas-fanfic-volume-1/
[2023] Holzback, A., & Borges, G. (2023); Crianças primeiro: Por uma mudança de eixo na relação das infâncias com a cultura audiovisual. Contracampo, 42(2), 1-7. https://doi.org/10.22409/contracampo.v42i2.59629
[2023] Lima, L., Oliveira, L., & Borges, G. (2023). Cultura de fãs e a produção criativa sobre a telenovela Club 57 no YouTube. In L. P. Lemos; & L. L. Rocha. (Orgs.), Ficção seriada: Estudos e pesquisas (1ª ed., Vol. 6, pp. 277-293). EDUFMA.
[2023] Ramos, E., & Borges, G. (2023). Telenovelas clássicas no Globoplay: Estratégias de transmidiação para o (re)lançamento das obras. Revista GEMInIS, 14(1), 4–22. https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2023v14i1p4-22
[2023] Sigiliano, D., Borges, G., & Sá, L. (Orgs.). (2023). Caderno temático cultura de fãs: Fanfic (Vol. 2). Editora da UFJF. Recuperado de https://observatoriodoaudiovisual.com.br/blog/caderno-tematico-cultura-de-fas-fanfic-volume-2/
[2023] Torres, L., Borges, G., & Tavares, M. (2023). Cidadania digital e consumo: Marcas e consumidores nas redes sociais. Rotura – Revista de Comunicação, Cultura E Artes, 1, 16-29. https://doi.org/10.34623/r8m7-ss91
[2022] Argôlo, I. R. B., Silva, B. M., & Borges, G. (2022). The video installation Rejeitorio: Inspirations, work, exhibitions, and public reception. International Journal of Art, Culture, Design, and Technology (IJACDT), 11(3), 1-14. http://doi.org/10.4018/IJACDT.316135
[2022] Borges, G., & Sigiliano, D. (2022). Activismo del fandom Limantha en Twitter: Análisis de la competencia mediática en la discusión de las causas sociales. Comunicación Y Sociedad, 1-24. https://doi.org/10.32870/cys.v2022.8299
[2022] Borges, G., & Sigiliano, D. (2022). As dimensões da competência midiática na produção e consumo de fanfics da série brasileira As Five. In Redes sociales y ciudadanía: Ciberculturas para el aprendizaje (1ª ed., Vol. 1, pp. 687-694). Grupo Comunicar Ediciones.
[2022] Borges, G., & Sigiliano, D. (2022). Caderno temático ficção seriada brasileira: Minisséries (Vol. 1, p. 126). Editora da UFJF.
[2022] Borges, G., Lima, L., & Oliveira, L. (2022). Caderno temático ficção seriada brasileira: Infantis (Vol. 1, p. 162). Editora da UFJF.
[2022] Borges, G., Sigiliano, D., & Costa, S. (2022). Comparative study of the transmedia element in esports: America, Europe, and Asia. In Esports and the media challenges and expectations in a multi-screen society (1ª ed., pp. 48-60). Routledge.
[2022] Borges, G., Sigiliano, D., & Tavares, M. (2022). Cultura de fãs em Portugal: Estudos culturais no campo dos media. In Estudos culturais em Portugal: Cartografias, desafios e possibilidades (1ª ed., Vol. 1, pp. 117-130). Grácio Editor.
[2022] Borges, G., Sigiliano, D., Ramos, E., Garcia, J., Vieira, L., Furtuoso, G., Soares, M., & Santos, N. (2022). A qualidade e a competência midiática na ficção seriada contemporânea no Brasil e em Portugal (Vol. 1). Grácio Editor.
[2022] Fagioli, J., & Borges, G. (2022). Bamako e a tarefa política do cinema: A cena do tribunal e a palavra em disputa. Contemporanea, 20(2), 103-120. https://doi.org/10.9771/contemporanea.v20i2.45660
[2022] Garcia, J., & Borges, G. (2022). Dualidades e relações de opressão em Love, Death & Robots: Orientalismo e o período colonial de Hong Kong na perspectiva cyberpunk. In Ficção seriada: Estudos e pesquisas (1ª ed., Vol. 1, pp. 188-211). Jogo das Palavras.
[2022] Ramos, E., Sigiliano, D., & Borges, G. (2022). A literacia midiática e o prazer irônico dos fãs de Verdades Secretas II: Análise de comentários no Twitter. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, 21(40). https://doi.org/10.55738/alaic.v21i40.881
[2022] Sigiliano, D., & Borges, G. (2022). O ativismo do fandom Limantha no Twitter: Uma análise das dimensões da competência midiática na discussão de causas sociais. In Ficção seriada: Estudos e pesquisas (1ª ed., Vol. 5, pp. 117-132). Jogo de Palavras; Ed. Universidade do Maranhão.
[2022] Sigiliano, D., & Borges, G. (2022). WandaVison e os processos cognitivos na produção crítica e criativa do fandom brasileiro no Twitter. Journal of Digital Media and Interaction, 5(12), 24-37. https://doi.org/10.34624/jdmi.v5i12.28861
[2021] Borges, G, Sigiliano, D., Furtuoso, G., Garcia, J., Vieira, l., & Ya, H. Y. (2021). As Five: qualidade e a competência midiática na criação audiovisual e na produção criativa sobre a série em tempos de Covid-19. In Criação e inovação na ficção televisiva brasileira em tempo de pandemia de Covid 19 (1ª ed., pp. 37-58). Clea Editorial.
[2021] Borges, G. (2021). Desafios da formação em competência midiática no Observatório da Quallidade no Audiovisual. Chasqui. Revista Latinoamericana de Comunicación, 1(146), 217-234. https://doi.org/10.16921/chasqui.v1i146.4387
[2021] Borges, G., Sigiliano, D., & Guida, V. (2021). Competência midiática e formação para a cidadania: Oficinas de criação do Observatório da Qualidade no Audiovisual. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, 9(20), 24–50. https://doi.org/10.22484/2318-5694.2021v9n20p24-50
[2021] Garcia, J., & Borges, G. (2021). Conexões entre cultura pop japonesa, complexidade narrativa e competência midiática: O caso de serial experiments lain. Revista GEMInIS, 12(1), 275–296. https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2021v12i1p275-296
[2021] Garcia, J., Sigiliano, D., & Borges, G. (2021). A literacia midiática de fãs e anti-fãs de Shingeki no Kyojin: Uma análise dos protestos no Twitter no caso Wit vs. MAPPA. In Cenas audiovisuais (1ª ed., pp. 196-221). Ria Editorial.
[2021] Ramos, E. S., & Caravela, G. B. M. (2021). Construindo um modelo de streaming no Brasil? Uma breve análise do Globoplay. Cambiassu: Estudos em Comunicação, 16(28), 65–83. https://doi.org/10.18764/2176-5111v16n28.2021.19
[2021] Ramos, E., & Borges, G. (2021). As janelas do Grupo Globo e o resgate de um formato com valor de culto no streaming Globoplay. Graphos, 23(2), 11-28. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/view/59611
[2021] Sigiliano, D., & Borges, G. (2021). Creative production of Brazilian telenovela fans on Twitter. Transformative Works and Cultures, 35. https://doi.org/10.3983/twc.2021.2077
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[2021] Sigiliano, D., Guida, V., & Borges, G. (2022). Videoclipe e identidade: Uma análise de Bluesman. In Redes digitais e culturas ativistas 1: Arte, cidades e ativismo (1ª ed., pp. 267-286). Clea Editorial.
[2021] Silva, M. B., Borges, G., Fantin, M., Pimenta, M. A. A., & Aguaded, I. (2021). Competência midiática em crianças de 9 a 12 anos em cenários brasileiros. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, 44(1). Recuperado de https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3487
[2020] Borges, G., Fantin, M., da Silva, M., Pimenta, M., & Vieira, S. (2020). Prácticas culturales y niveles de competencia mediática de jóvenes brasileños. Revista ICONO 14. Revista Científica De Comunicación Y Tecnologías Emergentes, 18(2), 320-352. https://doi.org/10.7195/ri14.v18i2.1460
[2019] Sigiliano, D., & Borges, G. (2019). Transmedia literacy: Analyzing the impact of The X-Files transmedia strategies. Palabra Clave, 22(2). https://doi.org/10.5294/pacla.2019.22.2.3
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