Joaquim Guerra

Doutorado em Didática das Línguas Estrangeiras desde 2007 e Professor Auxiliar na Universidade do Algarve, na Faculdade de Ciências Humanidades e Sociais. A sua experiência inclui o ensino, em licenciaturas e Mestrado, de unidades curriculares associadas à Língua e Cultura Francesas, ao Português Língua Estrangeira, às TIC, à Didática do Francês e do Português e Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Línguas. As suas atividades profissionais, para além do ensino, incluem a orientação e supervisão de estágios profissionais em cursos de Formação de Professores e de Formação Contínua. Coordenou ainda o Centro de Línguas da Universidade do Algarve e o Centro de Formação e de Atualização Permanente da Universidade do Algarve, para além de ter assumido por várias vezes a Coordenação do Curso de Português Língua Estrangeira

Interesses de investigação

Interesses de investigação: Tecnologias Aplicadas ao Ensino e Aprendizagem de Línguas; o ensino e aprendizagem de línguas; formação de professores; ensino/aprendizagem da leitura e da comunicação escrita.

Publicações mais recentes

Guerra, Joaquim. “DIFICULDADES E DESAFIOS DE UM PROFESSOR DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA EM PORTUGAL”. Trabalho apresentado em Ensino da Língua Portuguesa – dimensões, contextos, pedagogias e práticas., Braga, 2020.

Guerra, Joaquim. “Emprego dos pronomes clínicos do português europeu em corpora de aprendizagem de português língua estrangeira”. Trabalho apresentado em Ensino da Língua Portuguesa – dimensões, contextos, pedagogias e práticas. VII SIELP – Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, Braga, 2020.

Guerra, Joaquim. “Students cooperation and attention to form in a collaborative writing project”. Trabalho apresentado em INTED2012 Conference, 2012.

Guerra, Joaquim. “Les TICEs, des outils pour une construction collaborative des savoirs”. Trabalho apresentado em XVIe Séminaire de Didactique Universitaire, Constanta, 2011.

Guerra, Joaquim. “Electronic tutorial for educational computer networks”. Trabalho apresentado em Electronic tutorial for educational computer networks, Lisboa, 2009.

Guerra, Joaquim. “Seventh-grade students’ competence in reading expository texts”. Trabalho apresentado em 13th European conference on reading, Tallin, 2005.

Guerra, Joaquim. “A Utilidade do lúdico nas aulas de língua estrangeira”. Trabalho apresentado em VII congreso internacional de la Sociedad Española de Didáctica de la Lengua y la Literatura, São Tiago de Compostela, 2004.

Guerra, Joaquim. “A aprendizagem da leitura no quadro das metodologias de tarefa”. Trabalho apresentado em Encontro Nacional de Didáticas e Metodologias de Ensino, Évora, 2003.

Guerra, Joaquim. “Leitura de textos explicativos por alunos do 7º ano de escolaridade”. Trabalho apresentado em I Encontro Nacional da S.P.D.L.L., Faro, 2003.

Guerra, Joaquim. “A escrita por alunos de licenciatura em ensino de línguas: Uma análise das representações de escrita num contexto de pré-ação educativa”. Trabalho apresentado em Congresso Literacia e Cidadania, Convergências e Interface, Évora, 2002.

Guerra, Joaquim. “La enseñanza de la escritura en FLE: los contextos divergentes según los profesores”. Matices en Lenguas Extranjeras 11 (2017): 1-18. http://dx.doi.org/10.15446/male.n11.71851.

Guerra, Joaquim. “Will education in the mother tongue contribute to the increase of digital literacies?”. World Journal on Educational Technology Current Issues 9 3 (2017): 139-143. http://sproc.org/ojs/index.php/wjet/article/view/1975.

Joaquim Guerra. “Réflexions autour des instructions officielles pour l’enseignement du français au Portugal : l’état des lieux”. Carnets: revue electronique d’´études française 8 (2016): 9-9. http://journals.openedition.org/carnets/1883.

Guerra, Joaquim. “Multimedia as an efficient web-based tool for the development of communicative competence of students studying english for specific purposes”. World Journal on Educational Technology Current Issues 6 3 (2014): 273-277.

Joaquim Guerra. “A Avaliação do escrito”. Desenredo 2 2 (2006): 9-9. http://seer.upf.br/index.php/rd/article/viewFile/516/322.

Guerra, Joaquim. “O ensino-aprendizagem da leitura no 3º Ciclo”. Palavras 16 (1999): 33-42.

Farias, Christianne Martins; Vitorino, Elizete Vieira. “O Património Tradicional e Oral no contexto escolar: contributos para o desenvolvimento da competência de falante/ouvinte”. Inovação 12 2 (1999): 75-87.

Guerra, Joaquim. “A escrita na aula de Português: algumas considerações”. Palavras 14 (1998): 31-33.

Guerra, Joaquim. “What about ICT on Portuguese language national syllabi for mother tongue education”, Bulletin of Karanganda University. Pedagogical series, 2016

Guerra, Joaquim. “Ensino da escrita em manuais escolares de português língua estrangeira – um estudo exploratório”. In Novas contribuições em investigação e ensino em língua Portuguesa, editado por S. Faria; F. Marques; M. Colom Jiménez; O. Duarte, 79-101. Madrid, Espanha: Edición Punto Didot, 2020.

Guerra, Joaquim. “Outils du web 2.0 gratuits, efficients et ubiquistes pour l’enseignement et l’apprentissage des langues”. In Intercompreensão, plurilinguismo & didática das línguas: uma viagem entre culturas. Homenagem a Clara Ferrão Tavares, 261-268. Lisboa, Portugal: Cosmos, 2014.

Guerra, Joaquim; Uzunboylu, H; Ozdamli, F. “Web-based language class activities: contexts of uses and background methodologies”. editado por Uzunboylu, H.; Ozdamli, F., 117-124. Elsevier Science Bv, 2013. 10.1016/j.sbspro.2013.06.023

Guerra, Joaquim. “STUDENT COOPERATION AND ATTENTION TO FORM IN A COLLABORATIVE WRITING PROJECT”. editado por Chova, L. G.; Martinez, A. L.; Torres, I. C., 6632-6638. 2012.

Bota, Antonio; Guerra, Joaquim. “COLLABORATIVE WRITING USING GOOGLE DOCS. INSIGHTS FROM WRITING PROJECTS IN INTERMEDIATE FRENCH CLASSES”. editado por Chova, L. G.; Belenguer, D. M.; Martinez, A. L., 6147-6154. 2011.

Bota, Antonio; Guerra, Joaquim. “DO WIKIS ENHANCE FOREIGN LANGUAGE LEARNING?”. editado por Chova, L. G.; Belenguer, D. M.; Martinez, A. L., 6155-6162. 2011.

Baptista, Jorge; Costa, Neuza; Guerra, Joaquim; Zampieri, Marcos; Cabral, Maria; Mamede, Nuno; Baptista, J.; et al. “P-AWL: Academic Word List for Portuguese”. editado por Pardo, T. A. S.; Branco, A.; Klautau, A.; Vieira, R.; StrubedeLima, V. L., 120-+. 2010. 10.1007/978-3-642-12320-7_15

Guerra, Joaquim. “Les TIC au programme » (Tentative d’essai sur l’état de l’art)”. In Descontinuidades e confluências de olhares nos estudos francófonos, 143-150. Faro, Portugal: Universidade do Algarve, 2010.

Guerra, Joaquim. “Les discours sur l’enseignement de l’écrit en FLE.”. In Perspectives pour une didactique des langues contextualisée, 141-152. Paris, França: Éditions des archives contemporaines / Agence Universitaire de la Francophonie., 2008.

Guerra, Joaquim. AS BOAS PRÁTICAS DE ENSINO DA ESCRITA. Portugal: Bubok Publishing S.L.. 2013.

Guerra, Joaquim. “Discursos (e práticas) sobre a escrita e o seu ensino. Recensão crítica a: Pereira, Mª Luísa Álvares (2002), Das palavras aos actos. Ensaios sobre a escrita na escola”. Revisão de Das palavras aos actos. Ensaios sobre a escrita na escola 1 (2002): 142-146.

Guerra, Joaquim Agostinho de Oliveira. “As boas práticas de ensino da escrita: representações de professores de FLE acerca das suas práticas de ensino de escrita”. Doutoramento, 2007. http://hdl.handle.net/10400.1/808.

Esta publicação também está disponível em: Inglês