Joaquim Guerra
Doutorado em Didática das Línguas Estrangeiras desde 2007 e Professor Auxiliar na Universidade do Algarve, na Faculdade de Ciências Humanidades e Sociais. A sua experiência inclui o ensino, em licenciaturas e Mestrado, de unidades curriculares associadas à Língua e Cultura Francesas, ao Português Língua Estrangeira, às TIC, à Didática do Francês e do Português e Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Línguas. As suas atividades profissionais, para além do ensino, incluem a orientação e supervisão de estágios profissionais em cursos de Formação de Professores e de Formação Contínua. Coordenou ainda o Centro de Línguas da Universidade do Algarve e o Centro de Formação e de Atualização Permanente da Universidade do Algarve, para além de ter assumido por várias vezes a Coordenação do Curso de Português Língua Estrangeira.
Interesses de investigação
Interesses de investigação: Tecnologias Aplicadas ao Ensino e Aprendizagem de Línguas; o ensino e aprendizagem de línguas; formação de professores; ensino/aprendizagem da leitura e da comunicação escrita.
Publicações mais recentes
[2024] Guerra, J. (2024). And Now What (Part 1)? Language Teaching: How We Met the ERT Challenge? In A. Rocha, H. Adeli, G. Dzemyda, F. Moreira, & V. Colla (Eds.), Information Systems and Technologies. WorldCIST 2023. Lectures Notes in Network and Systems (vol. 800, pp. 558-566). Springer; Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-031-45645-9_54
[2023] Guerra, J. “Mur de paroles” – ou tentative de promotion de l’expression orale en langue française. Language Learning in Higher Education, 13(2), 551-572. https://doi.org/10.1515/cercles-2023-2025
[2023] Guerra, J.(2023).And now what (Part 2)? Language teaching: What do we learn and what remains after the lockdowns? The American journal of social science and education innovations, 5(6), 18-25. https://doi.org/10.37547/tajssei/Volume05Issue06-05
[2023] Guerra, J. (2023). Caracterização das atividades de escrita em manuais de Português Língua Estrangeira. Álabe, 27(27). https://ojs.ual.es/ojs/index.php/alabe/article/view/7975
[2021] Guerra, J. (2021). A comprehensive study about Portuguese as foreign language textbook instructions for writing activities – preliminary results. The American journal of social science and education innovations, 3(6), 69-78. https://doi.org/10.37547/tajssei/Volume03Issue06-12
[2021] Guerra, J. (2021). Portuguese as a foreign language textbooks: Framing the discourses on the teaching and learning of writing. Global Journal of Foreign Language Teaching, 11(2), 94-100. https://doi.org/10.18844/gjflt.v11i2.5588
[2021] Guerra, J. (2021). Transposição didática: traduttore, traditore. Matices en Lenguas Extranjeras, 14(2), 55-82. https://doi.org/10.15446/male.v14n2.90735
[2020] Baptista, J., Guerra, J., Reis, S., Noronha, F., Talhadas, R., Fernandes, M. G., Minhoto Marques, J., Dias Marques, J. J., & Mariano, A. (2020). Emprego dos pronomes clíticos do português europeu em corpora de aprendizagem de português língua estrangeira. In J. S. Cunha, & J. B. Carvalho (Orgs.), Ensino da Língua Portuguesa – dimensões, contextos, pedagogias e práticas. Atas do VII SIELP – Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa (pp.60-69). CIEd – Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação da Universidade de Minho, Braga, Portugal. ISBN: 978-989-8525-68-0. http://hdl.handle.net/1822/68865
[2020] Guerra, J. (2020). Dificuldades e desafios de um professor de Português Língua Estrangeira em Portugal. In J. S. Cunha, & J. B. Carvalho (Orgs.), Ensino da Língua Portuguesa – dimensões, contextos, pedagogias e práticas. Atas do VII SIELP – Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa (pp. 182-189). CIEd – Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação da Universidade de Minho, Braga, Portugal. ISBN: 978-989-8525-68-0. http://hdl.handle.net/1822/68865
[2020] Guerra, J. (2020). Ensino da escrita em manuais escolares de português língua estrangeira – um estudo exploratório. In S. Faria, F. Marques, M. Colom Jiménez, & O. Duarte (Orgs.), Novas contribuições em investigação e ensino em língua Portuguesa (pp. 79-101). Edición Punto Didot. https://www.researchgate.net/publication/353339972_Ensino_da_escrita_em_manuais_escolares_de_portugues_lingua_estrangeira_-_um_estudo_exploratorio
[2019] Guerra, J.(2019). Web-based tools across some mother tongue education contexts. In V. I. Rahuba, V. I. Rakhuba, M. S. Venskovich, O. L. Zozulya & P. N. Rezko (Eds.), Modern higher professional education: Trends and prospects for the preparation of a competitive specialist: Digest of scientific articles of the Interuniversity scientific and practical conference (pp. 84-89). BrSTU. ISBN: 978-985-493-461-7. https://rep.bstu.by/handle/data/1948?show=full&locale-attribute=en
[2018] Guerra, J. (2018). O ensino da escrita em FLE: Os contextos oponentes segundo os professores. Matices en Lenguas Extranjeras, 11, 1-18. https://doi.org/10.15446/male.n11.71851
[2017] Guerra, J. (2017). Will education in the mother tongue contribute to the increase of digital literacies? World Journal on Educational Technology, 9(3), 139-143. http://sproc.org/ojs/index.php/wjet/article/view/1975
[2016] Guerra, J. (2016). Réflexions autour des instructions officielles pour l’enseignement du français au Portugal: L’état des lieux. Carnets: revue électronique d’études françaises, II(8), 131-139.https://doi.org/10.4000/carnets.1883
[2016] Guerra, J. (2016). What about ICT on Portuguese language national syllabi for mother tongue education. Bulletin of Karanganda University. Pedagogical series, 1(81), 63-79. http://vestnik.ksu.kz/files_vestnik/Pedagogika/Pedagogics_1_81_2016.pdf
[2014] Guerra, J. (2014). Outils du web 2.0 gratuits, efficients et ubiquistes pour l’enseignement et l’apprentissage des langues. In A. C. Santos, A. R. Gonçalves, P. Sequeira, & T. S. Sousa, Intercompreensão, plurilinguismo & didática das línguas: Uma viagem entre culturas. Homenagem a Clara Ferrão Tavares (pp. 261-268). Edições Cosmos.
[2014] Guerra, J., & Olkhovych-Novosadyuk, M. (2014). Multimedia as an efficient web-based tool for the development of communicative competence of students studying english for specific purposes. World Journal on Educational Technology, 6(3), 273-277.
[2013] Guerra, J.(2013).As boas práticas de ensino da escrita. Bubok Publishing.
[2013] Guerra, J. (2013). Web based language class activities: Contexts of uses and background methodologies. In H. Uzunboyiu, & F. Ozdami (Eds.), Procedia – social and behavioral sciences. 2nd World Conference on Educational Technology Research – 2012 (83, pp. 117-124). Elsevier.
[2012] Guerra, J. (2012). Students cooperation and attention to form in a collaborative writing project. In L. Gómez Chova, A. López Martínez, & I. Candel Torres (Eds), Proceedings of INTED2012 Conference (International Technology, Education and Development Conference) (pp. 6632-6638). International Association of Technology, Education and Development (IATED).
[2012] Petrova, E., Jesus, S. N., & Guerra, J. (2012). Обучение студентов неязыковых вузов структурированию профессиональной информации на основе стратегии повторения (The experience of teaching students of non-language higher educational institutions to structure professional information on the basis of the recycling strategy). Письма в Эмиссия.Оффлайн (The Emissia.Offline Letters), art. º 1748. http://www.emissia.org/offline/2012/1748.htm
[2011] Bota, A., & Guerra, J. (2011). Do wikis enhance foreign language learning? In L. Gómez Chova, D. Martí Belenguer, & A. López Martínez (Eds.), Proceedings of EDULEARN11 Conference (pp. 6155-6162). International Association of Technology, Education and Development (IATED).
[2011] Guerra, J. (2011). Les TICEs, des outils pour une construction collaborative des savoirs. In E. Comest, & S. Miculescu, Jeux et enjeux de la communication (im)possible. Actes du XVIe Séminaire de Didactique Universitaire Constanta 2009 (pp. 259-269). Echinox.
[2011] Guerra, J., & Bota, A. (2011). Collaborative writing using Google Docs. Insights from writing projects in intermediate French classes. In L. Gómez Chova, D. Martí Belenguer, & A. López Martínez (Eds.), Proceedings of EDULEARN11 Conference (pp. 6147-6154). International Association of Technology, Education and Development (IATED).
[2010] Baptista, J., Costa, N., Guerra, J., Zampieri, M., Cabral, M. L., & Mamede, N. (2010). P-AWL: Academic Word List for Portuguese. In T. Pardo et al (Eds.), Proceedings of PROPOR 2010, LNAI 6001 (pp. 120–123). Springer.
[2010] Guerra, J. (2010). Compte-rendu de lecture de Enjeux. Revue de formation continuée et didactique du français. Le Français à l’université, 15(4), 8-9.
[2010] Guerra, J. (2010). Les TIC au programme (Tentative d’essai sur l’état de l’art). In A. C. Santos (Org.), Descontinuidades e confluências de olhares nos estudos francófonos (II, pp. 143-150). Universidade do Algarve.
[2009] Sus, B., & Guerra, J. (2009). Electronic tutorial for educational computer networks. In A. Méndez Vilas, A. Solano Martín, J. Mesa González, & J. A. Mesa González (Eds.), Research, reflection and innovations in integrating ICT in education (I, pp. 38-40). Formatex.
[2008] Guerra, J. (2008). Les discours sur l’enseignement de l’écrit en FLE. In P. Blanchet, D. Moore, & S. Asselah Rahal (Eds.), Perspectives pour une didactique des langues contextualisée (pp. 141-152). Éditions des Archives Contemporaines, Agence Universitaire de la Francophonie. ISBN : 978-2-914610-78-0.
[2007] Guerra, J. (2007). Compte-rendu de lecture: Manuel Célio Conceição, Concepts, termes et reformulations, coll. Travaux du CRTT, Lyon, Presses Universitaires de Lyon, 2005, 279p. In F. Hrubaru, & E. Comes (Orgs.), Énonciation et création littéraire. Actes du XIIIé Seminaire de Didactique Universitaire (pp. 174-175). Echinox.
[2007] Guerra, Joaquim Agostinho de Oliveira. (2007). As boas práticas de ensino da escrita: Representações de professores de FLE acerca das suas práticas de ensino de escrita [Tese de doutoramento não publicada]. Universidade do Algarve. http://hdl.handle.net/10400.1/808.
[2006] Guerra, J. (2006). A Avaliação do escrito. Desenredo (Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo), 2(2), 179-187.
[2005] de Oliveira Guerra, J. (2005). A. Seventh-grade students’ competence in reading expository texts. In M. Pandis, A. Ward, & S. R. Mathews (Eds.), Reading, Writing, Thinking. Proceedings of the 13th European conference on reading (pp. 117-121). International Reading Association. ISBN-0-8720-7594-X.
[2004] Guerra, J. (2004). A utilidade do lúdico nas aulas de língua estrangeira. In A. Marco, P. Couto Cantero, E. Aradas Carollo, & F. Vieito Liñares (Eds.), Actas del VII congreso internacional de la Sociedad Española de Didáctica de la Lengua y la Literatura (II, pp. 399-403). Disputación Provincial de A Coruña.
[2004] Guerra, J. (2004). Discursos (e práticas) sobre a escrita e o seu ensino. Recensão crítica a: Pereira, Mª Luísa Álvares (2002). Das palavras aos actos. Ensaios sobre a escrita na escola. I.I.E. Questão, 1, 142-146.
[2003] Guerra, J. (2003). A aprendizagem da leitura no quadro das metodologias de tarefa. InA. Neto, J. Nico, J. C. Chouriço, P. Costa, & P. Mendes, (Orgs.), Didácticas e Metodologias de Educação – Percursos e Desafios (pp. 97-104). Departamento de Pedagogia e Educação/Universidade de Évora.
[2003] Guerra, J. (2003). Leitura de textos explicativos por alunos do 7º ano de escolaridade. In C. Mello, A. Silva, C. M. Lourenço, L. Oliveira, Araújo, & M. H. Sá (Orgs.), Didáctica das Línguas e Literaturas em Portugal: Contextos de emergência, condições de existência e modos de desenvolvimento (pp. 237-240). Pé da Página Editores/S.P.D.L.L.
[2002] Cabral, M., Guerra, J., Mariano, A., & Henshall, A. (2002). A escrita por alunos de licenciatura em ensino de línguas: Uma análise das representações de escrita num contexto de pré-ação educativa. In M. N. Trindade (Coord.), Literacias e cidadania: Convergências e interfaces. Centro de Investigação em Educação “Paulo Freire” (publicação em CD-ROM).
[1999] Guerra, J. (1999). A escrita na aula de Português: algumas considerações. Palavras, 14, 31-33.
[1999] Guerra, J. (1999). O ensino-aprendizagem da leitura no 3º Ciclo. Palavras, 16, 33-42.
[1999] Guerra, J. (1999). O Património Tradicional e Oral no contexto escolar: Contributos para o desenvolvimento da competência de falante/ouvinte. Inovação, 12(2), 75-87.
Esta publicação também está disponível em: Inglês