Jorge Carrega
Jorge Manuel Neves Carrega é pós-doutorado no âmbito do projeto “1950-1974: Géneros Populares e Cinema Transnacional na Europa Mediterrânea” (UAlg, 2018), Doutor em Comunicação, Cultura e Artes pela Universidade do Algarve (2014) e Mestre em Literatura (UAlg, 2009).
Foi bolseiro de doutoramento da FCT e, desde 2012, vem lecionando na UAlg, unidades curriculares relacionadas com Cinema e Artes. Presentemente, coordena o Grupo de Trabalho em Estudos Fílmicos do CIAC e organiza o Colóquio Cinemas do Mediterrâneo.
É autor de sete livros, entre os quais “Géneros Populares e Cinema Transnacional na Europa Mediterrânea” ( 2023) e “Breve História da Cultura em Faro” (2018). Tem publicados quatro dezenas de artigos e capítulos de livros em diversas publicações científicas.
Interesses de investigação
Tem dedicado a última década à investigação das correntes maneiristas que surgiram no interior do chamado cinema clássico de Hollywood e à coprodução de géneros populares na Europa Mediterrânea. Presentemente investiga a história da exibição cinematográfica no Algarve, durante as primeiras décadas do século XX.
Publicações mais recentes
[2024] Martins, A., Carrega, J., d’Orey, R., & Silva, B. M. (2024). From Print to Pixels: Prototyping a Virtual Exhibition for the Faro Museum Poster Collection. In N. Martins, & D. Brandão (Eds.), Advances in Design and Digital Communication IV. Proceedings of the 7th International Conference on Design and Digital Communication, Digicom 2023 (pp. 79–93). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-031-47281-7_7
[2024] Carrega, J., & Morais, A. B. (2024). Romy Schneider em Portugal: Cinema transnacional e censura no período Marcelista (1968-1974). Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes, 4(2), 126-137. https://doi.org/10.34623/jdn2-f603
Carrega, J. (2024). O Espetáculo da catástrofe: o “fim do mundo” no cinema de Hollywood da Guerra Fria ao séc. XXI. RELICI – Revista Livre de Cinema, 11(3), 102-111. https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/758
[2024] Carrega, J. (2024). Espaços de exibição cinematográfica em Faro no séc. XX. Anais do Município de Faro (Vol. XLVI, pp. 1-19).
[2024] Carrega, J. (2024). O cinema italiano das origens em Portugal: o caso da coleção de cartazes do Museu de Faro. AVANCA Cinema Journal, 15. https://doi.org/10.37390/avancacinema.2024.a577
[2023] Costa, S., Carrega, J. M. N., Cerol Martins, A. F., & Dourado, P. (2023). Cinemas do Mediterrâneo. Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes, 3(2), 8-11. https://doi.org/10.34623/nw5y-8k28
[2023] Carrega, J. (2023). Le Cinema Français au Portugal: Des Prémiers séances de l’animatograph à la fin de la première Guerre Mondiale (1896-1918). In D. Araujo & C. Lambach (Orgs.), French Cinema/Cinéma Français (pp. 53-61). IAMCR VIC – Visual Culture Working Group. Apris. E-book. ISBN: 9786525045399.
[2023] Carrega, J. (2023). Géneros Populares e Cinema Transnacional na Europa Mediterrânea. Edições CIAC. ISBN: 978-989-9127-22-7.
[2023] Carrega, J. (2023). O Peplum e o cinema popular da Europa mediterrânea. RELICI-Revista Livre de Cinema, 10(2).
[2023] Carrega, J. M. (2023). 1898-1919: os primeiros anos do cinema no sotavento algarvio. Rotura – Revista De Comunicação, Cultura E Artes, número: VI Congresso Internacional Alfamed. Redes Sociales y Ciudadania: Ciberculturas para el aprendizagem, 78-93. https://doi.org/10.34623/na3b-cy92
[2023] Carrega, J. (org.). (2023). Elvis em Hollywood: o filme musical e a cultura de massas do século XX. In Elvis Presley e a cultura popular do século XX (pp. 93-117). Edições CIAC. E-book.
[2023] d’Orey, R., Martins, A., Carrega, J., & Silva B. M. (2023). Dematerializing materials: description of the first stages to digitize a museum exhibition with 3D technologies. In Proceedings of the 20th International Conference on Culture and Computer Science: Code and Materiality (KUI ’23) (pp. 1–8). Association for Computing Machinery. https://doi.org/10.1145/3623462.3623466
[2021] Carrega, J. (2021). Hollywood y los formatos de pantalla ancha en el ocaso del cine clásico. Ámbitos: Revista de estudios de ciencias sociales y humanidades, núm. 46, pp. 59-67. I.S.S.N.: 1575-2100.
[2021] Dourado, P.; Salles, C.; Carrega, J.; Costa, S. (2021). Dar a criar. Prefácio. Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes, (2), pp. 7-8. Edições CIAC https://doi.org/10.34623/vkf4-ja68
[2020] Carrega, J. (2020). “O filme de viagens e a revolução tecnológica no cinema de Hollywood da década de 1950”. Revista Livre de Cinema, vol. 7. http://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/296
[2020] Carrega, J. & Fernandez, S. (Eds.). (2020).”Dossiê Cinema e Literatura de Viagens”. Revista Livre de Cinema, vol. 7. http://www.relici.org.br/index.php/relici/issue/view/25/showToc
[2020] Carrega, J. (2020). “Géneros populares e cinema transnacional na Europa mediterrânea: o filme de aventuras de cape et d ́épeé”. Revista Tríade – Comunicação, Cultura e Mídia v. 8 n. 19: Mídias Visuais: arte, imagem, imaginário e audiovisual. DOI: https://doi.org/10.22484/2318-5694.2020v8n19p159-176.
[2020] Carrega, J. “Uma certa tendência do filme musical de Hollywood”. Claves 2020 nº 1. 2020. UFPB. https://periodicos.ufpb.br/index.php/claves/article/view/56222
[2019] Carrega, J. (2019) “Géneros populares e cinema transnacional na Europa Mediterrânea: o caso do western mediterrâneo”. TROPOS-Comunicação, Sociedade e Cultura, volume8, nº1. https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/2605
[2019] Carrega, J.; Tavares, M. (2019) 1927-1935: Cineastas Europeus nas origens do Maneirismo de Hollywood. In: Araújo, D; Carrega, J; Fechine, I. Perspectivas Luso-Brasileiras em Artes e Comunicação vol. 2, pp. 59-71.ISBN: 978-989-8859-68-6.
[2017] Carrega, J. (2017)“Géneros Populares y Cine Transnacional en la Europa Mediterránea: André Hunbelle y el cine de aventuras”. ÁMBITOS: REVISTA DE ESTUDIOS DE CIENCIAS SOCIALES Y HUMANIDADES, 38, 13-22. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6363039.
[2017] Carrega, J. (2017). “Aventuras em Technicolor: Paraliteratura e Cinema Transnacional na Europa Mediterrânea”. TROPOS: Comunicação, Sociedade e Cultura, volume 6 nº 2 (2017): http://revistas.ufac.br/revista/index.php/tropos/article/view/1177.
[2017] Carrega, J. (2017) “O Cinema de Ray Harryhausen: Efeitos Especiais e Maneirismo no Cinema de Hollywood”. Contemporânea Revista de Comunicação e Cultura, volume 14, nº1 (2016): http://www.portalseer.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/article/view/14341.
[2016] Carrega, J. (2016) O integrated dance musical como “obra de arte total” no cinema clássico de Hollywood. ALICERCES- Revista de Investigação, Ciência e Tecnologia, nº 6, pp. 148-160. Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/6817.
[2015] Carrega, J. (2015) “O WESTERN ENTRE A HISTÓRIA E O MITO: A Arte do Oeste Americano no Western de Hollywood”. METAKINEMA – Revista de Cine e Historia. http://www.metakinema.es/metakineman17s1a1_Western_Art_Myth_Jorge_Carrega.html.
[2015] Carrega, J. (2015) “Orson Welles y el cine de Hollywood en la década de 1940”. ÁMBITOS -Revista de Estudios de Ciencias Sociales y Humanidades nº 33, pp. 83-92. https://sapientia.ualg.pt/handle/10400.1/8317
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