Mirian Tavares

Mirian Tavares é Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). 

É Coordenadora do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) e Professora Associada com Agregação em Media-Arte Digital da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve (UAlg). Assume ainda o cargo de Diretora do Doutoramento em Média-Arte Digital, lecionado em parceria entre a Universidade do Algarve e a Universidade Aberta. 

No plano internacional assume a vice-presidência da Associação Internacional de Arte Computacional – ARTECH-Int, que articula com outras funções de relevo a nível nacional. Esteve envolvida em mais de 26 projetos científicos, exercendo, em muitos deles, um papel de coordenação geral e/ou coordenação institucional. 

Participou, por convite, em mais de 130 conferências nacionais e internacionais e conta com mais de 70 artigos publicados em revistas de referência, reconhecidas nacional e internacionalmente. 

Como resultado da sua intensa atividade científica já deu à estampa 17 livros, tendo publicado em 67 capítulos de obras altamente reconhecidas na sua área de estudo. 

No total já são mais de 70 mestres, doutores e pós-doutores que defenderam os seus títulos sob sua orientação.

É Diretora da Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes e tem coordenado duas coleções editoriais: a Coleção Humanitas e a Coleção Processos de Criação. É Editora Associada da Revista Frontiers – Communication/Visual Communication. Faz parte do Conselho Científico e do Conselho Editorial de várias revistas internacionais indexadas.

Participa regularmente em diversas revistas culturais, com mais de 90 textos publicados nesta área. Tem escrito também textos para Folhas de Salas e Catálogos Artísticos, que juntos já totalizam mais de 60 contribuições. 

É membro da equipa de curadores da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea, tendo sido Curadora/Cocuradora em mais de 48 exposições artísticas. 

Desenvolveu a conceptualização, o guião e a apresentação de um conjunto de webséries com mais de 17 capítulos realizados, com vista à divulgação de Arte e de Ciência (CIAC Talks e CIAC Talks Iniciative). 

É membro do Painel de Avaliadores da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), desde 2012, do Painel das Artes da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), desde 2016, e da Bolsa de Avaliadores Erasmus+ Educação e Formação, desde 2021. 

Cocordenou o Painel de Avaliação de Artes das Bolsas de Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) de 2021 e de 2023. Integrou o júri da Direção Geral das Artes (DGArtes) de 2022 e do Instituto de Cinema e Audiovisual (ICA) de 2019.

Interesses de investigação

As suas áreas mais recorrentes de investigação hoje são a Estética, a Media-Arte Digital, o Cinema, as Artes Visuais, os Processos de Criação e a Literacia dos Media. Estes eixos e suas interrelações são fontes de interesse da investigadora construídos ao longo de mais de 30 anos (de investigação, docência e gestão) dedicados ao espaço do entre, das pontes e das conexões entre artes, processos e media.

Publicações mais recentes

[2024] Dravet, F., & Tavares, M. (2024). O mito de puer aeternus em The Midnight Gospel: saúde psicológica e meditação. Revista FAMECOS, 31(1), e43955. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2024.1.43955

[2024] Tavares, M. (2024). Poéticas digitais. In M. Carvalhais, & L. Ribas (Orgs.), Arte, Digital, Academia, Museu Zer0 (pp. 57-65). Museu Zer0; I2ADS. https://doi.org/10.34626/2024/978-989-9049-70-3

[2023] Tavares, M. & Dourado, P. (2023, no prelo). Writing, Rewriting and Co-Creation: The Screenwriting Process of Anna Muylaert’s Film ‘The Second Mother’ Over 20 Years – In Search of a Different Ending for the Female Characters. In Welch, R. & Ferrel, R. Women Who Write Our World: Shaping Global Screen Culture. Intellect Books. 

[2023] Tavares, M. & Dourado, P. (2023, no prelo). Comer o entorno, mastigar o artifício: Relatos (implicados) sobre uma ficção viva. In Carrega, J. & Varoni, P. ALMA – Audiovisual, Literatura, Modernismo e Antropofagia. Edições CIAC.

[2023] Tavares, M. (2023, no prelo). Alentejo, Alentejo. In F. Rosário & J. Duarte (Eds.). Natureza e cinema português no Século XXI. Sistema Solar.

[2023] Tavares, M. (2023). O porvir do corpo na arte: entre a omnipresença e a fragmentação. In Cavalcante Júnior, F. S. (Org.). Porvires. Editora CRV. 

[2023] Tavares, M., Dourado, P., Santos, A. C., Soares, A. I. & Salles, C. (2023). Formação transversal na área dos Processos de Criação: Práticas educacionais entrelaçadas na Pós-Graduação em Processos de Criação da Universidade do Algarve. Manuscrítica – Revista De Crítica Genética, 48, 127-134. 

[2023] Tavares, M. & Wexel, J. (2023) Performing the city from the cyberspace. In K. Havik, D. Milian Bernal, C. Machado e Moura, E. Restrepo & L. Niculae (Eds.). Repository: 49 methods and assignments for writing urban places. Nai 010 Publishers. 

[2023] Tavares, M., Costa, S., Bidarra, J. & Silva, B. (2023). IN[The Hate Booth]: A gamified installation to counteract hate speech. In Brooks, A. L. (Eds.) Interactivity and Game Creation: Lecture Notes of the Institute for Computer Sciences, Social Informatics and Telecommunications Engineering. Springer, Cham. 

[2023] Tavares, M., Costa, S., Bidarra, J. & Silva, B. (2023). The Enredo Game-Installation: A proposal to counter hate speech online. In N. Martins & D. Brandão (Eds.) Advances in Design and Digital Communication III – DIGICOM 2022 [pp. 307-320]. Springer Series in Design and Innovation. Springer, Cham. 

[2023] Tavares, M. & Cassita, R. (2023). Pressupostos para uma experiência cinemática expandida. Olhares – Revista de Estudos Sobre Práticas de Recepção a Produtos Midiáticos, 11(2), 131-140. 

[2022] Tavares, M. Vidas secas: Do livro ao filme ou a genialidade de um realizador. In D. Araújo, J. Carrega & I. Fechine. Perspectivas luso-brasileiras em artes e comunicação (v. 3). Edições CIAC/CIC/Universidade Estadual da Paraíba. 

[2022] Borges, G., Sigiliano, D. & Tavares, M. Cultura de fãs em Portugal: Estudos culturais no campo dos media. In M. M. Baptista, A. R. A. de Almeida & R. A. Grácio. (Org.). Estudos Culturais em Portugal: Cartografias, desafios e possibilidades (v. 1). Grácio Editor. 

[2022] Tavares, M., Silva, B. & Costa, S. (2022). Trackling Online Hate Speech? In: Wölfel M., Bernhardt J. & Thiel S. (Eds.) Interactivity and Game Creation: Lecture Notes of the Institute for Computer Sciences, Social Informatics and Telecommunications Engineering (v. 422). Springer, Cham. 

[2022] Tavares, M. (2022). O espírito do tempo ou o tempo dos espíritos: a obra solar de Hilma af Klint. In Cavalcante Junior, F. Tempo-sol. CRV. 

[2021] Tavares, M. (2021). Carta. In Cavalcante Jr., F. (Ed.) As palavras que você ainda não tem. Editora CRV.

[2022] Tavares, M. & Dourado, P. (2022). Escrever e reescrever: Práticas de roteiro de Anna Muylaert em Que horas ela volta? Avanca Cinema Journal, 853-864.  

[2022] Tavares, M., Dourado, P., Silva, B., Carrega, J., Costa, S. & Valente, A. C. (2022). Cinema e Media Arte no CIAC. Avanca Cinema Journal, 867-873.  

[2022] Tavares, M. & Coca, A. P. (2022). Aruanas: A Agenda 2030 da ONU na pauta da ficção seriada em streaming. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, 21(40). 

[2022] Tavares, M. (2022). Da ruína como discurso: Apontamentos sobre cinematografias pós-coloniais. Heritages of Portuguese Influence: Histories, spaces, texts, and objects, PLCS 36-37 (Fall 2021/Spring 2022). https://ojs.lib.umassd.edu/index.php/plcs/article/view/PLCS36_37_Tavares_page257/1365 

[2022] Tavares, M. (2022). Literature and Cinema. In S. Quinteiro & M. J. Marques. Working Definitions in Literature and Tourism – A Research Guide. Edições CIAC. 

[2022] Tavares, M. & Martins, T. G. (2022). Literacia midiática e a falácia do acesso à informação: entrevista com Mirian Nogueira Tavares [Entrevista]. Interin – Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens, 27(1). 

[2022] Tavares, M. & Silva, B. M. (2022). As artes ao serviço do conhecimento e da sociedade [Entrevista]. P. A. Jornal Sol.

[2021] Tavares, M. (2021). Cartografias do espaço: O cinema como lugar da memória. Revista Húmus – Brasil e Portugal leituras, experimentações, práticas comunitárias e coesão social e territorial, 11(25).

[2021] Tavares, M. (2021). Das poéticas e da poética analógico/digital de José Maçãs de Carvalho. DAT Journal, 6(44), 48-57. 

[2021] Tavares, M. & Wexel, J. (2021). Des- instalação interativa ivagination e seus fluxos: Uma criação autoginográfica em site- specific em tempos de distanciamento social planetário. Climacom, 8(20). 

[2021] Tavares, M. & Godoy, M. J. (2021). La contribución de la Historia del Arte en la construcción del espacio fílmico: The Contribution of Art History in the Construction of the Film Space. Rotura – Revista De Comunicação, Cultura E Artes, 1(1), 47-54. 

[2021] Tavares, M., Cruz, T. & Paulino, F. (2021). Nature and culture in digital media landscapes. In S. Ata, G. Kurubacak- Meriç & S. Sisman-Uur (Eds.). Present and future paradigms of cyberculture in the 21st Century (pp. 35-54). IGI Global Publisher.

[2021] Tavares, M. (2021). Cinema e vanguardas: Entre o encantamento e o desencanto. In N. Araújo (Coord.), História do cinema: Dos primórdios ao cinema contemporâneo. Edições 70. Link 

[2021] Tavares, M. (2021). Literatura e cinema: Vi o livro, mas não li o filme. In Araújo, M. L. S. Aneas, T. G. (Orgs.) Análise fílmica e suas ressonâncias: Entre imagens da história, literatura e psicanálise. Editora UFS. 

[2021] Tavares, M., Silva, B., Araújo, A. & Costa, S. (2021). Forking Paths: Cadavre Exquis. In Silva, B. M. Carrega, J. (Eds.). The Forking Paths: Interactive film and media. Edições CIAC. 

[2021] Tavares, M., Cabeça, S. M. Gonçalves, A. R & Marques, J. F. (2021). Valorizar o interior algarvio: Experiências de turismo criativo da rede CREATOUR em territórios de baixa densidade. In J. Serra; N. Marujo; M. Borges et al. (Dir.) Turismo rural e turismo comunitário no espaço iberoamericano. Coleção Estudos e Colóquios. CIDEHUS. 

[2021] Tavares, M., Cabeça, S. M., Gonçalves, A. R. & Marques, J. F. (2021) Gastronomic Creative Tourism: Experiences in the Algarve region of Portugal. In N. Duxbury, CP Carvalho & S. Albino (Eds.) Activating cultural resources and engaging creative travelers (pp. 62- 67). CABI International. 

[2021] Tavares, M. & Dourado, P. (2021). Dimensões do roteiro em tempo real: Antônio um dois três de Leonardo Mouramateus. Avanca Cinema Journal, 1132-1140.

[2021] Tavares, M. & Dourado, P. (2021). O narrador contemporâneo no contexto das práticas colaborativas de roteiro em Era o Hotel Cambridge de Eliane Caffé. In Gomes Pinto, J. M. & Sierra Sanchez, J. Indústrias audiovisuais e criativas: Presente e futuro (vol. 2, pp. 185-198). Mc Graw Hill.

[2021] Tavares, M., Dourado, P. & Salles, C. (2021). Criação e literacia nas práticas de roteiro. Revista Geminis, 12(1). Dossier Desafios, Tendências, e Pesquisas: Roteiros Audiovisuais. Universidade Federal de São Carlos.  

[2021] Tavares, M., Dourado, P. & Salles, C. (2021). Práticas de roteiro: Conceitos revisitados. Avanca Cinema Journal, 875-885.

[2020] Tavares, M. (2020). In loco: Da serra ao litoral. In Duxbury, N., Silva, S. (Org.) CREATOUR: Catalisando o turismo criativo em cidades de pequena dimensão e em áreas rurais (pp. 368- 375). Coimbra University Press. 

[2020] Tavares, M. Cabeça, S. M., Gonçalves, Alexandra R. et al. (2020). Creative tourism as an inductor of co-creation experiences: The Creatour Project in the Algarve. In P. Pinto & M. Guerreiro. (Eds.). Handbook of research on resident and tourist perspectives on travel destinations. IGI Global.

[2020] Tavares, M. (2020). Das exposições e da complexa arte de expor-se: Reflexões sobre alguns artistas portugueses e suas obras. Húmus. 

[2020] Tavares, M., Gonçalves, A., Marques, J. F. & Cabeça, S. M. (Eds.). (2020). Creative tourism dynamics: Connecting travellers, communities, cultures, and places. Grácio Editor. 

[2020] Tavares, M. & Martins, T. G. (2020). Literacia mediática e publicidade. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, 8(19), 192-220. 

[2020] Tavares, M., Costa, S. R., Silva, B., Alves, P. F., Cerol, F. & Isca, B. (2020). Playing against hate speech: How teens see hate speech in video games and online gaming communities. Journal of Digital Media & Interaction, 3(6), 34-52. 

[2020] Tavares, M., Correia, B. & Silva, B. M. (2020). The Sopro Artefact: A quasi-medium. IJCICG – International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics, 11(2), 1-15. 

[2020] Tavares, M., Oliveira Júnior, M. S., Lacerda, J. S. & Tinoco, G. M. A. (2020). Looks on faces: An interactive experience. IJCICG – International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics, 11(1), 18-35. 

[2020] Tavares, M., Boto, S. & Houguane, J. J. (2020). The use of media convergence in the preservation and dissemination of cultural assets: Case of Mozambicans Timbila. IJCICG – International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics, IGI Global, 11(2), 16-26.

[2019] Tavares, M. (2019). Wait: Arte num mundo em suspenso. In O. Franco, Wait (Catálogo de exposição). Stolen Books | Museu Coleção Berardo. Link 

Esta publicação também está disponível em: Inglês