Neusa Branco

Neusa Branco tem licenciatura em Ensino da Matemática, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, mestrado em Educação, na área de especialização de Didática da Matemática, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e doutoramento em Educação, área de especialização em Didática da Matemática pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. É Professora Adjunta na Instituto Politécnico de Santarém – Escola Superior de Educação de Santarém, onde é coordenadora do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico e subcoordenadora do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Foi Presidente do Conselho Técnico-Científico entre 2018 e 2022. Participa em projetos de investigação e desenvolvimento na área da Educação e de cooperação internacionais. 

Interesses de investigação

Os principais interesses de investigação são: Ensino-aprendizagem da Álgebra; Didática da Matemática; Formação inicial de professores; Conexões matemáticas; Interdisciplinaridade entre ciências e da matemática; Integração curricular das TIC e pensamento computacional.

Publicações mais recentes

[2023] Branco, N., & Colaço, S. (2023). Computational thinking and mathematics teaching: An experience on initial teacher education. In P. Drijvers, C. Csapodi, H. Palmér, K. Gosztonyi, & E. Kónya (Eds.), Proceedings of the Thirteenth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME13) (pp. 2624-2631). Alfréd Rényi Institute of Mathematics and ERME.

[2023] Branco, N., Rodrigues, M., Maurício, P., Carvalho, R., Colaço, S. & Cavadas, B. (2023). Experiências de prática de ensino remoto de emergência de futuros/as professores de matemática e ciências naturais no 2.º ciclo. In M. J. Silva, N. Branco & A. M. Pessoa (Eds.), Do ensino remoto de emergência à inovação pedagógica em três Escolas Superiores de Educação em Portugal (pp. 147-173). Escola Superior de educação, Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl/eselx/ebook.014 

[2023] Branco, N., & Cavadas, B. (2023). Origami STEAM: Uma proposta de trabalho interdisciplinar na formação de futuros professores de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Medi@ções, 11(1), 56-68. https://doi.org/10.60546/mo.v11i1.374 

[2023] Branco, N. (2023). Practices with technology in mathematics teacher education to face new curricular demands. In C. Jiménez-Gestal, Á. A. Magreñán, E. Badillo, & P. Ivars (Eds.), Investigación en Educación Matemática XXVI (pp. 89–96). SEIEM.

[2023] Carvalho, R., Espadeiro, R.G., & Branco, N. (2023). Contributos para o desenvolvimento do pensamento computacional em Matemática: Materiais de apoio para os professores do 1.º ciclo do ensino básico. Associação de Professores de Matemática. ISBN: 978-972-8768-77-5. https://www.apm.pt/ebooks

[2023] Cavadas, B., Rézio, S., Nogueira, J. R., & Branco, N. (2022). A Framework and a Research Design Proposal to Identify Preservice Teachers’ Integration Performance of Science and Mathematics. Canadian Journal of Science, Mathematics and Technology Education, 22, 101-129. http://dx.doi.org/10.1007/s42330-022-00198-2. (Scopus, SJR Q2)

[2023] Cavadas, B., & Branco, N. (2023). Science and Mathematics Teacher Collaboration in Higher Education: A Pedagogical Experience Using Inquiry Learning Spaces. In B. Cavadas, & N. Branco (Eds.), Handbook of Research on Interdisciplinarity between science and mathematics in education (pp. 196-223). IGI-Global. https://doi.org/10.4018/978-1-6684-5765-8.ch009

[2023] Cavadas, B., & Branco, N. (Eds.) (2023). Handbook of Research on Interdisciplinarity between science and mathematics in education. IGI-Global. ISBN: 978-166-845-76-5-8 https://www.igi-global.com/book/handbook-research-interdisciplinarity-between-science/297139

[2023] Guerreiro, H., Branco, N., Vicente, M., & Brito, S. (2023). Projetos numa aprendizagem matemática com sentido e para todos. Educação e Matemática169, 18-23.

[2023] Silva, M.J., Branco, N., & Pessoa, A. M. (Coord.) (2023). Do ensino remoto de emergência à inovação pedagógica em três Escolas Superiores de Educação em Portugal. Escola Superior de educação, Instituto Politécnico de Lisboa. ISBN: 978-989-8912-20-6 https://doi.org/10.34629/ipl/eselx/ebook.014

[2023] Rézio, S.,Cavadas, B., Nogueira, J., & Branco (2023). Criação e aplicação de materiais pedagógicos inclusivos, no ensino básico, para alunos com cegueira ou com baixa visão. In J. Sousa, L. Vicente, & N. F. Marques (Orgs.), Livro de Atas da INCLUDIT – VII Conferência Internacional para a Inclusão – e CTecA – I Conferência de Tecnologias de Apoio e Acessibilidade – 2023 (pp. 129-136). Politécnico de Leiria | Escola Superior de Educação e Ciências Sociais.

[2022] Branco, N., Colaço, S., & Cavadas, B. (2022). Online teaching practices of science and mathematics preservice teachers in middle schools. In P. Bull, & G. Patternson (Eds.), Redefining Teacher Education and Teacher Preparation Programs in the Post-COVID-19 Era (pp. 195-228). IGI Global. DOI:10.4018/978-1-7998-8298-5.ch011

[2022] Cavadas, B., Rézio, S., Nogueira, J. R., & Branco, N. (2022). A Framework and a Research Design Proposal to Identify Preservice Teachers’ Integration Performance of Science and Mathematics. Canadian Journal of Science, Mathematics and Technology Education, 22, 101-129.http://dx.doi.org/10.1007/s42330-022-00198-2.

[2021] Branco, N., & Cavadas, B. (2021). O conhecimento de futuras professoras de 2.º ciclo sobre o pensamento matemático dos alunos numa proposta de trabalho interdisciplinar com as ciências. In Atas do XXXI Seminário de Investigação em Educação Matemática – XXXI SIEM (pp.95-109). Associação de Professores de Matemática. https://www.apm.pt/files/files/SIEM/Atas_SIEM/2021_Santarem_ATAS_XXXI_SIEM.pdf

[2021] Carvalho, R., Branco, N., & Espadeiro, R. G. (2021). MatemaTIC: um projeto-piloto para integração do Pensamento Computacional no 1.º ciclo do Ensino Básico”. Educação e Matemática, 162, 60-64.

[2021] Cavadas, B., Branco, N., Nunes, J., D’Oliveira, M., Rucha, R., & Ferro, V. (2021). Abelhas STEM: Uma proposta de trabalho interdisciplinar entre a matemática e as ciências no 2.º ciclo”. Educação e Matemática, 159, 3-6.

[2020] Branco, N., & Cavadas, B. (2020). Estudo de aula interdisciplinar na formação de futuros professores de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo do ensino básico. Quadrante, 29(1), 159-183. https://quadrante.apm.pt/article/view/23003

Esta publicação também está disponível em: Inglês