Olivia Novoa Fernández

Olivia Novoa Fernández é doutorada em Comunicação, Cultura e Artes (2019) e mestre em Comunicação, Cultura e Artes na especialidade Ciências da Comunicação (2011) pela Universidade do Algarve (Portugal). É licenciada em Filologia Hispânica (2002) pela Universidade de Santiago de Compostela. Foi bolseira da Fundación Ramón Areces e da Consejería de Educación de España em Portugal entre os anos 2007 e 2009. É leitora na Universidade do Algarve desde o ano 2009, onde leciona Língua e Cultura Espanholas e outras disciplinas da área na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais e História dos Media na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. Tem desenvolvido investigação em domínios relacionados com a literacia dos media, o cinema e o ensino de línguas estrangeiras, nomeadamente sobre o cinema de Luis Buñuel. Desde 2011 estuda as relações entre Portugal e Espanha e a sua representação nas atualidades cinematográficas de ambos os países. Na atualidade integra também a equipa do projeto Criar uma rota literária no Algarve (2019-2021) da Universidade do Algarve e da Direção Regional da Cultura como investigadora e tradutora de textos turísticos e literários.

Interesses de investigação

Literacia dos Media, Cinema, Newsreels, Ensino de Línguas, Línguas e Literaturas.

Publicações mais recentes

[2023] Martins, A. F., & Novoa Fernández, O. (2023, Abril, 21-22). Literacia mediática e competências linguísticas de estudantes universitários: Uma análise de contas de redes sociais de jornais portugueses e espanhóis [Comunicação oral]. VI Congresso Literacia, Media, Cidadania. Transição digital e políticas públicas, Escola Superior de Comunicação Social, Lisboa. 

[2023] Novoa Fernández, O. (2023, Março, 10-11). La Lengua Enmascarada. Creatividad centrada en el alumno [Apresentação em pôster]. Jornadas Didácticas de Difusión. Prémio La Galeria del ELE, Centro de Lenguas de la Universidad Politécnica de Madrid. 

[2023] Novoa Fernández, O. (2023). La creatividad centrada en el alumno: Competencia digital y mediática en el aprendizaje del español/LE. Via Docendi, 4, Competencias digitales en la sociedad de la información: adaptaciones, innovaciones y experiencias. https://spdc.ulpgc.es/coleccion/via-docendi/ 

[2023] Novoa Fernández, O., Botana Vilar, M. J., Mariño, C., & Salceda, L. (2023, Abril, 27-28). Cibergaleguismo e cibergaleguidade nas redes: A proxección da língua e cultura galega em TikTok [Comunicação oral]. II Congresso RNEC. Cidadania digital e culturas do contemporâneo, Universidade do Algarve. 

[2022] Martins, A. F., & Novoa Fernández, O. (2022). Jornalismo e literacia mediática. Rotura, 2(1), 6-7. https://doi.org/10.34623/7ngj-an82 

[2022] Novoa Fernández, O. (2022, Setembro, 21-24). A Galicia literaria no noticiário cinematográfico Imagens de Portugal (1953-1970) [Comunicação oral]. XIII Congresso da Asociación Internacional de Estudos Galegos, Universidade de Varsóvia. 

[2022] Novoa Fernández, O. (2022). Resenha de Noticiarios enlatados: del rescate a la literacía de imágenes referentes a España en el cine informativo portugués. Boletim da APPELE, 2. https://appele.pt/boletim-da-appele/ 

[2021] Martins, A. F., Novoa Fernández, O., & Aguaded, I. (2021). Larga vida a las actualidades. La difusión de imágenes del pasado en los archivos en línea. Fotocinema. Revista científica de Cine y Fotografía, 22, 397-426. https://doi.org/10.24310/Fotocinema.2021.vi22 

[2021] Novoa Fernández, O. (2021, Dezembro, 2-3). La creatividad centrada en el alumno: Expresión escrita digital en español/LE [Comunicação oral]. III Congresso Internacional Aprolínguas, Universidade do Algarve. 

[2021] Novoa Fernández, O. (2021, Setembro, 1-3). La creatividad centrada en el alumno: Crear, corregir, publicar y compartir [Comunicação oral]. XXXI Congreso Internacional de ASELE, Universidad de León. 

[2019] Martins, A. F., Novoa Fernández, O., Aguaded, I., & Tavares, M. (2019). It’s online, it’s news: appropriation of viral narratives by the digital press. Journal of Science and Technology of the Arts, 11(1), 61-68. https://doi.org/10.7559/citarj.v11i1.597 

[2017] Novoa Fernández, O., Martins, A. F., & Reia-Baptista, V. (2017). Literacia dos média no ensino de línguas e novos contextos de aprendizagem: Os canais de YouTube. In S. Pereira, & M. Pinto (Eds.), Literacia, Media e Cidadania. Livro de Atas do 4.º Congresso (pp. 375-385). CECS. http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/article/view/2688 

[2016] Novoa Fernández, O. (2016). Literacia y memoria audiovisual de las dictaduras: El adoctrinamiento de la hermandad ibérica en los noticiarios. In J. A. Moreira de Sales, & B. Silva (Orgs.), Arte, tecnologia e poéticas contemporáneas (pp. 307-333). Universidade Estadual do Ceará. http://hdl.handle.net/10400.1/9090 

[2016] Novoa Fernández, O., & Martins, A. F. (2016). Dinâmicas no consenso. A mudança de regime no cinema de atualidades em Portugal e Espanha. In J. Carrega, & I. Fechine (Orgs.), Perpectivas luso-brasileiras em Artes e Comunicação. Vol I. Cinema e outras artes (pp. 95-111). Centro de Investigação em Artes e Comunicação/Universidade Estadual da Paraíba. http://hdl.handle.net/10400.1/9082 

[2015] Martins, A. F., & Novoa Fernández, O. (2015). Olhares e vozes da mudança social: Perspetivas da investigação sobre os jornais cinematográficos em Portugal e Espanha antes e depois da revolução e transição democrática. In D. Ribas, & M. Penafria (Eds.), Atas do IV Encontro Anual da AIM (pp. 368- 377). AIM. http://www.aim.org.pt/atas/Atas-IVEncontroAnualAIM.pdf 

[2013] Martins, A. F., & Novoa Fernández, O. (2013). Revolução vs. Transición: Los usos políticos de los noticiarios cinematográficos en Portugal y España. Actas Congreso Internacional Hispanic Cinemas. En Transición. “Cambios históricos, políticos y culturales en el cine y la televisión” (pp. 653-663). [CD]. TECMERIN. 

[2013] Novoa Fernández, O. (2013). Literacia del cine y la literatura en el Nazarín de Buñuel (1958) y Galdós (1895). In T. Baptista, & A. Martins, Atas do II Encontro Anual da AIM (pp. 634-648). Associação de Investigadores da Imagem em Movimento. http://hdl.handle.net/10400.1/9089 

[2012] Barahona, N., & Novoa Fernández, O. (2012). El aprendizaje inductivo y cooperativo en la clase de ELE. In A. M. Sainz García, & E. Tobar Delgado (Eds.), Actas del IV Congreso de la enseñanza del español en Portugal (pp. 145-179). Secretaria General Técnica, Ministerio de Educación Cultura y Deporte. https://sede.educacion.gob.es/publiventa/actas-del-iv-congreso-de-la-ensenanza-del-espanol-en-portugal/ensenanza-lengua-espanola/15485 

[2012] Reia-Baptista, V, & Novoa Fernández O. (2012). The heretical pedagogy of Los Olvidados. In A. Costa, & R. Capucho (Coords.), Avanca-Cinema 2012 (pp. 1288-1294). Cineclube de Avanca. http://hdl.handle.net/10400.1/9079 

[2010] Novoa Fernández, O. (2010). Los Olvidados de Buñuel: Preparación, análisis y explotación de películas en el aula de ELE. In J. Santiago Guervós, H. Bongaerts, J. Sánchez Iglesias, & M. Seseña Gómez (Eds.), Del texto a la lengua: La aplicación de los textos a la enseñanza-aprendizaje del español L2-LE (pp. 645-653). Dialnet. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5420222 

Esta publicação também está disponível em: Inglês