Evento

Absonus Lab apresenta Hyper-Objects: Música Acusmática em Conexão


Explore o cativante universo da música acusmática contemporânea e mergulhe profundamente nos domínios da experimentação sonora eletrónica em torno do conceito de hiperobjetos. Numa mistura cativante de arte, ciência e tecnologia, o evento apresentado pelo Absonus Lab – Pesquisa Sonora, Tecnologia e Cultura em colaboração com o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, com apoio do CIAC, promete duas noites de imersão sensorial.

No centro do discurso conceptual deste evento encontra-se o intrigante conceito de hiperobjectos. Estas entidades desafiam as fronteiras convencionais do tempo e do espaço, existindo a uma escala que ultrapassa a compreensão humana. Os hiperobjectos englobam fenómenos de grande alcance, como as alterações climáticas e as crises ecológicas, que transcendem a experiência humana imediata. A sua presença distribuída coloca desafios à perceção e compreensão da sua natureza plena, levantando questões profundas sobre a natureza da existência. Por outro lado, a música acusmática surge como uma exploração de fontes sonoras ocultas.

Centrando-se no som desligado da sua origem visível.  É uma forma de expressão artística que se encaixa perfeitamente na exploração dos conceitos de hiper-objetos, pois compartilha as características de não-localidade, proliferação temporal, interobjectividade e causalidade faseada. Na música acusmática, os sons são desvinculados das suas fontes visuais, permitindo que o ouvinte seja imerso num ambiente sonoro abstrato, sem uma localização específica.

As composições apresentadas neste evento permitem aos ouvintes mergulhar numa viagem sónica desprovida de imagens, revelando todo o potencial da perceção auditiva na estimulação da imaginação e na interpretação do conceito de hiperobjeto. Entrelaçando expressões criativas e enigmáticas, na procura de revelando novas dimensões sensoriais e intelectuais sobre os limites do que apreendemos do mundo. 

Neste evento, os artistas não apenas apresentam as suas composições, mas também oferecem as suas interpretações pessoais dos conceitos de hiperobjeto. As suas sonoras servem como portais para desvendar os mistérios do universo, revelando novas camadas de significado, incentivando todos a ponderar sobre a beleza, cacofonia e complexidade do mundo que nos envolve.

Experimente as obras de compositores consagrados e emergentes reproduzidas por meio de um sistema de áudio de oito canais, transportando-o para um universo imersivo de som.


Programa:
Local – Domo do Planetário do Porto – CCV

Dia 1:
Quarta-feira, 29 de maio, 21h30 – 23h00
Concerto 1
Alberto Tudisca with the composition “Isola”
Bracha Bdil with the composition “Urban Nature”
Daniel Blinkhorn with the composition “Kibuyu”
Daria Baiocchi with the composition “Hyperloop”
Edgerton Michael with the composition “Wassermann”
João Pedro Oliveira with the composition “La Mer Emeraude”
Jorge Ramos with the composition “Paysage”

Dia 2:
Quinta-feira, 30 de maio, 18h00 – 19h30
Concerto 2
Claudio de Pina with the composition “Ceci n’est pas une…”
Manuella Blackburn with the composition “Home Truths”
Mauro Diciocia with the composition “Eletrotopia”
Panayiotis Kokoras with the composition “Ai phantasy”
Paul Oehlers with the composition “Flux Hammer”
Yunjie Zhang with the composition “Le Caméléon”

Morada do evento:
Planetário do Porto – Centro Ciência Viva 
Rua das Estrelas, Porto
Portugal

Curadoria: Hugo Paquete
Design: Luna Paquete
Colaborador: Leonardo Afonso 
Assistente de Produção: Erica Frota 
Produção Absonus Lab

Mais informações: Curadoria | Absonus Lab

Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/04019/2020 

Esta publicação também está disponível em: Inglês