Divulgação

Adriana Nogueira irá participar na “15th Celtic Conference in Classics 2024”
A Escola de História, Arqueologia e Religião na Universidade de Cardiff irá realizar, entre os dias 9, 10, 11 e 12 de julho a 15.º CCC – Celtic Conference in Classics – 2024 com a participação de Adriana Nogueira, investigadora do CIAC.
Adriana Nogueira irá participar no painel “New Epic Modes: Screens and Beyond (Reception Studies)” com a apresentação “The Lusitanian Viriato — An Epic Hero?”, que procura ver qual a perceção que três produções portuguesas demonstram ter de Viriato (personagem histórica, tratada ao longo dos séculos, pelos portugueses como seu antepassado direto), como o descrevem, o que os distingue e aproxima, e de que modo entendem que se trata de um “épico” e que Viriato é um “herói”: série televisiva de Luís Beja, “Viriato”, de 1990; filme “Non, ou a Vã Glória de Mandar”, de Manoel de Oliveira, 1990; e filme “Viriato”, de Luís Albuquerque, de 2019.
O CCC, desde 1998, tem sido realizado alternadamente entre universidades na Grã-Bretanha, França e Irlanda. Em 2017, a conferência expandiu-se para Québec, Canadá, e em 2019 para Portugal. O evento inclui mais de 20 painéis sobre temas amplos dos Clássicos e da História Antiga com cerca de 15 a 20 apresentações para cada painel, que permite a explorar questões fundamentais em estudos clássicos. Essencialmente, 20 conferências de grande escala sobre os principais tópicos de pesquisa em Clássicos ocorrem simultaneamente. Os académicos são incentivados a alternar entre os painéis, a fim de moldar perspetivas e abordagens interdisciplinares. Os painéis de especialistas estão abertos a especialistas de outras áreas temáticas e académicos de diferentes tradições nacionais são incentivados a construir redes académicas internacionais entre as suas instituições de origem, a fim de promover futuras colaborações. O CCC tem uma organização democrática e inclusiva que convida académicos e estudantes a discutir questões fundamentais da sociedade e da cultura greco-romana. As línguas oficiais da conferência são o inglês e o francês.
Mais informações (aqui)
Esta publicação também está disponível em: Inglês