Publicação
Ana Clara Santos coordenou a secção “Na Primeira Pessoa” da revista Sinais de Cena
Ana Clara Santos coordenou a secção “Na Primeira Pessoa” do último número da revista Sinais de Cena (3.ªsérie, n.º2) tendo conduzido uma longa entrevista ao fundador, diretor artístico e encenador do Teatro O Bando, João Brites, intitulada “João Brites: o teatro é a arte da vivência”.
Nessa entrevista de 38 páginas, muitas delas ilustradas, o artista português revela detalhes do seu percurso e aprofunda conceitos e ideias em torno de uma conceção muito singular do teatro, inerentes aos 50 anos de atividade do Teatro O Bando.
Recentemente, Ana Clara Santos, publicou ainda o livro Parcours de génétique théâtrale : brouillons, variations et transpositions, juntamente com Sophie Lucet. A obra parte de estudos de caso do teatro europeu e ilustra bem a forma como a genética teatral se tem renovado nos últimos anos à escala europeia, conduzindo a investigação para uma expansão epistemológica em torno da noção de obra entendida como obra em movimento. A tónica é aqui colocada na análise de processos de criação que conduzem ao questionamento das noções de apropriação, de manipulação e de transposição ao longo das diferentes etapas da criação, desde a conceção à produção e circulação dos projetos artísticos.
Mais informações da sessão (aqui).
Esta publicação também está disponível em: Inglês