ARTIGO

ARTIGO

Mirian Tavares publica na revista científica Arbor

Mirian Tavares, coordenadora do CIAC, acaba de publicar o artigo “A História encenada: O Processo do Rei, de João Mario Grilo, a imagem melancólica de um país” na Revista Arbor, uma publicação bimestral de Ciência, Pensamento e Cultura.

Aceda ao artigo aqui.

Sobre a autora: Mirian Tavares é Professora Associada da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve. Coordenadora do CIAC, Centro de Investigação em Artes e Comunicação. É diretora do Curso de Mestrado e vice-diretora do Doutoramento em Comunicação, Cultura e Artes. Com formação académica nas Ciências da Comunicação, Semiótica e Estudos Culturais (doutorou-se em Comunicação e Cultura Contemporâneas, na Universidade Federal da Bahia), tem desenvolvido o seu trabalho de investigação e de produção teórica em domínios relacionados com o cinema, a literatura e outras artes, bem como nas áreas de estética fílmica e artística.

Sobre o artigo: O texto analisa o filme “O Processo do Rei (1989), de João Mário Grilo. Baseado no processo contra D.Afonso VI, o realizador conseguiu ser fiel ao tempo histórico – século XVII – mas também profundamente contemporâneo ao explorar aspectos eternos e cíclicos da própria História.
O cinema funciona, neste filme, como um cenário onde a História revela a cenografia que os livros de História costumam ocultar. Para aprofundar esta questão a autora começa por discutir as relações entre o cinema e o teatro a partir do conceito de mise en scéne. Que aproxima e que distancia estas duas formas artísticas? De que maneira o cinema construiu ao longo da sua história a sua própria colocação em cena recorrendo sobretudo à montagem?