ARTIGO

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William Pianco publica “A presença da invisibilidade em Alice”

Wiliam Pianco, colaborador do CIAC, acaba de publicar o artigo “A presença da invisibilidade em Alice, de Marco Martins”.

Sobre o autor: Wiliam Pianco é investigador e professor universitário; mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som, da Universidade Federal de São Carlos (Brasil); doutorando em Comunicação Cultura e Artes pela Universidade do Algarve / Centro de Investigação em Artes e Comunicação (Portugal); pesquisador do cinema português, sobretudo, a obra de Manoel de Oliveira a partir de seus vínculos com a contemporaneidade e com a história e a cultura portuguesas.

Sobre o artigo: O artigo prevê uma análise de discurso sobre a longa-metragem Alice (Marco Martins, 2005). Sendo assim, pretendemos debruçar-nos sobre alguns indícios alegóricos que o filme nos oferece à leitura. O nosso objetivo é verificar de que maneira pode o protagonista ser tido como personificação do sujeito contemporâneo impossibilitado de se relacionar organicamente com as dinâmicas urbanas sem se perder nas suas regras quotidianas, que delegam aos homens um estado de quase invisibilidade. Recorrendo a teóricos do campo das Ciências Sociais, almejamos defender a hipótese de que na obra em questão podemos encontrar a alegoria da solidão e do desespero característicos do homem na contemporaneidade.

Leia-o aqui.