CHAMADA DE TRABALHOS

CHAMADA DE TRABALHOS

 

Encontra-se aberta, até dia 2 de abril, a chamada de trabalhos (artigos, painéis, obras de arte, instalações e oficinas ) para a Conferência Besides the Screen 2018 sobre o tema da preservação e do arquivamento de materiais audiovisuais no século XXI. Esta Conferência, organizada por uma rede de pesquisa internacional sobre audiovisual experimental, com o objetivo de reconfigurar o campo de estudos em cinema por meio de uma atenção aos seus objetos, práticas e processos aparentemente secundários, promovendo um ambiente aberto e horizontal e favorecendo abordagens práticas e colaborações artísticas, terá lugar em duas fases: entre 2 e 3 de julho de 2018 no King’s College, em Londres e entre 5 e 6 de julho, no CIAC-ISMAI, no Porto.

O tema da conferência, Cofres, Acervos, Nuvens e Plataformas: Preservação e Arquivamento no Século XXI, tem ganhado relevância conforme os formatos de mídia audiovisual continuam a expandir-se exponencialmente. Num tal contexto, funcionários de acervos, museus, bibliotecas e outras organizações culturais precisam de lidar com a tarefa quase impossível de identificar as fontes, armazenar, manter e tornar acessível um catálogo cada vez maior da história da mídia. São questões que também ressoam no âmbito pessoal, especialmente conforme as nossas coleções de mídia migram para serviços de armazenagem na “nuvem”. A metáfora da nuvem evoca imagens de uma solução amorfa, mais leve que o ar, para todas os nossos anseios de armazenamento. Não obstante, as estruturas materiais empregadas por esses serviços levantam questões sobre acesso e privacidade, consumo de energia, e a emergência de novos espaços de memória.
– Preservação e captura de trabalhos baseados em performance e ‘nativos digitais’;
– Consequências ambientais da armazenagem de mídia;
– Infraestruturas midiáticas;
– Tecnologias para armazenagem, preservação, curadoria e arquivamento de mídias;
– Desafios enfrentados por museus e arquivos;
– Performances, exposições e reencenações de material de arquivo;
– Modos de facilitar e prevenir acesso à material de arquivo;
– Mídias efêmeras, experienciais e inarquiváveis;
– Arquivamento tático e políticas globais;
– Estruturas de memória, armazenagem como documento e a escrita da História;
– O arquivamento da rede e as redes de arquivamento;
– Mídias monumentais;
– Coleções de mídia privadas, públicas e íntimas;
– Preservação, exumação e eutanásia de conteúdo audiovisual;
– Cinema na blockchain.

As Propostas de artigos devem incluir um resumo de até 250 palavras e uma minibiografia do autor (150 palavras). Propostas de painéis e workshops devem envolver 3-4 participantes e deve incluir resumos e minibiografias de cada, além de uma explicação geral da atividade (300 palavras). Propostas de obras, demos e instalações devem incluir uma descrição / sinopse curta (250 palavras), links para documentação disponível (vídeos / imagens), e uma lista completa de necessidades técnicas.

O proponente deve indicar se a proposta se dirige ao evento em Londres, no Porto, ou em ambos os lugares. Apresentações no Porto poderão ser feitas em Português ou Inglês. Para enviar sua proposta, use o formulário disponível no link http://besidesthescreen.com/submission/

Mais informações em besidesthescreen.com