Chamada de trabalhos
Encontra-se aberta a chamada de trabalhos para o dossier temático Novas Perspectivas sobre o cinema da Europa Mediterrânea, da Revista Tropos: Comunicação, Sociedade e Cultura, uma publicação semestral editada pela Universidade Federal do Acre – UFAC, vinculada aos grupos de investigação de Comunicação, Sociedade e Cultura e Mídias, Imaginário e Representação – Uma Cartografia das Amazônias (Mirca) do curso de Comunicação Social/Jornalismo da UFAC.
Este dossier será coordenado por Jorge Carrega, investigador do CIAC-Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve e pela investigadora Paola Palma, que integra a UMR Thalim (CNRS/ENS/Université Paris 3).
As submissões, abertas até 30 de setembro de 2018, devem versar sobre as “Novas Perspectivas sobre o cinema da Europa Mediterrânea”.
DOSSIER: “Novas Perspectivas sobre o cinema da Europa Mediterrânea”
Desde que George Méliès abriu o cinema à imaginação e Enrico Guazzoni criou o filme épico, a Europa mediterrânea tem desempenhado um papel fundamental na história da 7ª arte, graças à dinâmica criativa das indústrias de cinema francesa, italiana e espanhola, as quais por diversas vezes estabeleceram frutuosas parcerias que não só refletiam as condições do mercado, mas também as relações politicas e econômicas que se estabeleciam entre os países da Europa Ocidental.
Os anos do pós-guerra, nomeadamente as décadas de 1950, 60 e 70, assinalaram o apogeu das indústrias de cinema da Europa mediterrânea, graças a uma aposta na co-produção que permitiu desenvolver modelos de cinema transnacional que alcançaram enorme popularidade em mercados como a América Latina e alguns países asiáticos (gêneros populares) ou nos grandes centros urbanos da Europa e dos EUA (cinema de autor). Deste modo, importa aprofundar os estudos sobre a distribuição e recepção destes filmes nos diversos países onde foram distribuídos, assim como as práticas de censura a que foram submetidos, em particular pelos regimes ditatoriais de Portugal, Espanha, Brasil e Argentina.
Na verdade, apesar das cinematografias oriundas do sul da Europa (França, Itália, Espanha, Portugal, Grécia e antiga Jugoslávia), e em particular dos seus mais notáveis cineastas, terem merecido a atenção de historiadores e pesquisadores de cinema, raras vezes estes filmes foram analisados segundo uma perspectiva mediterrânea, com enfoque nas características históricas e socioculturais que unem estes países e distinguem uma parte importante da sua produção cinematográfica, não apenas do cinema de Hollywood, mas também das cinematografias do centro e norte da Europa.
A Revista Tropos convida os autores a enviarem artigos sobre os seguintes tópicos:
– A importância histórica da co-produção cinematográfica entre os países da Europa mediterrânea desde o final da II Guerra Mundial aos nossos dias;
– Modelos e práticas de cinema transnacional na Europa mediterrânea;
– Os gêneros populares no cinema da Europa mediterrânea;
– A distribuição e recepção do cinema da Europa mediterrânea na Europa e nos países latino-americanos;
– Identidades nacionais e transnacionais no cinema da Europa mediterrânea;
– Cineastas do mediterrâneo: o filme de autor como expressão das culturas do mediterrâneo;
– O filme de viagens na Europa mediterrânea;
– Práticas de censura e multiversão no cinema da Europa mediterrânea;
– Questões de raça, gênero e identidade no cinema da Europa mediterrânea;
– O cinema da Europa mediterrânea e a “Fortaleza Europa”: a problemática da emigração vista pelo cinema;
– A circulação de profissionais da indústria de cinema (atores, realizadores, argumentistas, músicos, directores de fotografia etc…) na Europa mediterrânea;
-A importância dos Festivais de Cinema.
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