Estadia investigational
CIAC acolhe estadia de investigação internacional
Samir Cheida, formado em Audiovisual pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo encontra-se numa estadia investigacional no CIAC. O investigador possui especialização em Roteiro para Cinema e TV pela Fundação Armando Alvares Penteado, é Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e, a sua dissertação de mestrado discutiu as estratégias transmediáticas na montagem da série “The Walking Dead”(2010). Atualmente, é doutorando no mesmo programa da PUC-SP, e o foco de sua investigação, orientada pela professora Cecilia Salles, é o processo de criação das séries brasileiras lançadas nos serviços de streaming.
Atualmente trabalha na adaptação da vida do marinheiro João Cândido, líder de uma das mais importantes revoltas contra o racismo no Brasil. O roteiro “Cândido” foi semifinalista do Guiões – Festival de Roteiro da Língua Portuguesa em 2023 e selecionado para o Laboratório SESC de Novas Histórias (laboratório onde importantes filmes brasileiros tiveram passagem, como “Cidade de Deus”, “Que Horas Ela Volta”, “As Boas Maneiras”, entre outros). Trabalhou em diversos projetos audiovisuais, com destaque para a direção do longa-metragem “Bugrinos – O Filme do Guarani Futebol Clube”, exibido nos canais ESPN e nos cinemas, e para a direção da websérie “Um voto por uma vida melhor” para Natura and Co.
Como montador, atuou em curtas premiadas e exibidas no exterior, tais como “A florista do outro lado da praça” e ”A menina metalinguística e o garoto melancólico”, de Guga Caldas. Em televisão, montou a primeira e a terceira temporadas do projeto “Águias da Cidade”, produzido pela Mixer e exibido na Discovery Channel, e o programa Custe o que Custar, produzido pela Eyeworks Cuatro Cabezas e exibido na TV Bandeirantes. Por fim, foi coordenador de edição do Centro de Mídias do Estado de São Paulo, projeto transmídia que exibiu aulas para os alunos da rede pública de São Paulo durante a pandemia.
A investigação atual foca-se na implementação das salas de roteiro, método norte-americano de escrita audiovisual, no desenvolvimento das séries brasileiras contemporâneas. O Brasil possui uma forte tradição em escrita de novelas e com a chegada dos canais internacionais e dos serviços de streaming passou a conviver com outros métodos de processo de criação. Como corpus da investigação, a tese irá se debruçar sobre as séries “Rota 66” (2022), “O Rei da TV” (2022) e “Cangaço Novo”(2023).
O CIAC também possui um importante trabalho na investigação dos processos de criação, com a atuação das professoras Mirian Tavares e Patrícia Dourado e, com esta estadia na Universidade do Algarve, o objetivo é conhecer ainda mais sobre o desenvolvimento das séries, auxiliando a sua análise do que se passou nas salas de roteiro.
O maior objetivo é o avanço no seu desenvolvimento da tese, agregando os estudos feitos no CIAC para a redação dos resultados da pesquisa. Além disso, a estadia em Portugal tem como objetivo a realização de artigos académicos em co-autoria com a pesquisadora Mirian Tavares, para dessa forma, incorporar a visão da professora aos processos de criação das narrativas audiovisuais brasileiras.
Esta publicação também está disponível em: Inglês