CICLO DE ARTES VISUAIS

CICLO DE ARTES VISUAIS

Ciclo de Artes Visuais traz Lourenço Egreja à Universidade do Algarve.

Na próxima quinta-feira, dia 27 de fevereiro, a Universidade do Algarve acolhe mais uma palestra no âmbito do Ciclo de Artes Visuais 2019/2020. Lourenço Egreja, o convidado desta sessão, vem falar-nos sobre o seu percurso e formação profissional, nomeadamente o Carpe Diem – Arte e Pesquisa (Lisboa, Portugal), plataforma de pesquisa, experimentação e estudos no âmbito da arte contemporânea, da qual é curador desde Janeiro de 2009.

A sessão terá lugar no Campus da Penha, no anfiteatro 0.3, pelas 15h30. A entrada é livre.

Sobre o palestrante:

Após regressar dos E.U.A. em 2003, onde estudou ao abrigo da Bolsa Fulbright, Lourenço
Egreja começou a trabalhar em diversos projectos curatoriais de arte contemporânea. Nos
E.U.A., depois de concluir o mestrado em História da Arte e Estudos Museológicos na CUNY, trabalhou como assistente de curadoria em Wave Hill, Public Gardens (Nova Iorque).
O seu primeiro projecto em Portugal foi o Anteciparte (2005-2008), um concurso anual dirigido aos
finalistas de Artes Plásticas, que visava apresentar as mais jovens e promissoras propostas em
Portugal. Ao longo deste período foi também convidado a realizar a curadoria de três artistas no projecto Small Box, uma “black box” colocada no Hospital Psiquiátrico de Lisboa, e o EDP Sete Maravilhas, onde sete artistas criaram instalações efémeras para monumentos portugueses específicos, entre muitos outros projetos.
É a partir de 2009 que se dedica ao projeto Carpe Diem – Arte e Pesquisa, situado no Palácio Pombal em Lisboa, enquanto curador responsável e de cuja atividade de salienta, a partir de 2016, o Arte Jovem, um concurso nacional para finalistas dos cursos de Artes em Portugal.
Lourenço Egreja tem vindo a desenvolver e participar em importantes projectos curatoriais a nível nacional e internacional. Recentemente foi convidado a dirigir a Feira JUSTLX 2018 no Museu da Carris, a Seção Portuguesa na JUSTMADX em 2019, e a segunda edição da JUSTLX em Lisboa.
Lourenço Egreja é licenciado em História pela Universidade Lusíada de Lisboa e foi bolseiro do
programa Erasmus através do qual estudou, durante um ano, no programa de História da
Universidade de Barcelona.