CONCURSO FCT

CONCURSO FCT

Investigadora do CIAC, Isabel Carvalho, selecionada entre os mais de 4000 investigadores que se candidataram ao primeiro Concurso Estímulo ao Emprego Científico – Individual, promovido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

O projeto de Isabel Carvalho, Gender in Map – women empowerment in planning and urban development, avaliado pelo painel Artes e Outras Humanidades, foi aprovado para financiamento pela FCT. O contrato de investigação que se celebrará entre a investigadora e a instituição de acolhimento – o polo do CIAC na Universidade Aberta – terá a duração de seis anos e permitirá o desenvolvimento da investigação no campo da inovação social e construção participativa de ambientes urbanos, um assunto altamente atual que, neste projeto, pretende estudar a perspectiva específica do género.

O painel de avaliação considerou que os objetivos desta proposta de trabalho, superar a desigualdade de género, promovendo a inclusão e melhorando a participação por meio da difusão nos media digitais, se encontram relacionados com mais de uma das atuais metas da Agenda 2030 da ONU (abordando diretamente a meta 5, bem como as metas 4 e 11 desta Agenda). O painel de avaliação salientou, ainda, o impacto positivo do caráter multidisciplinar do projeto, que permitirá a abordagem de diferentes campos disciplinares, desde as artes e humanidades ao conhecimento de técnicas digitais e métodos de pesquisa quantitativos.