CONFERÊNCIA

CONFERÊNCIA

CIAC marca presença no Encontro Internacional #18.ART, em Lisboa.

Rui António e Mirian Tavares apresentam a comunicação “Barthes Plastic Extended: an interactive documentary installation” no Painel dedicado a Instalação e Espaço/Design Interativo.

Este trabalho estabelece um diálogo, no formato de documentário interativo, com o texto Le Plastique, publicado nos finais dos anos 50 (1957) por Roland Barthes na sua obra Mythologies.  No texto Barthes revela o fascínio pelo plástico, matéria que se tornava omnipresente naquela altura, pela sua opacidade e maleabilidade e, sobretudo, pela sua artificialidade – era um material híbrido, alquímico, composto de outros elementos e, por isso mesmo, não-natural. Passados mais de 60 anos, o texto é revisitado pelo documentário que incorpora a tomada de consciência do impacto ambiental do plástico no meio ambiente. Entre o fascínio pelo material e a tomada de consciência, convidamos o espetador a construir um percurso próprio obtendo novas, e variadas informações, a cada interação.

Por sua vez, o doutorando em Média-Arte Digital, Hugo Paquete, leva a este Encontro algumas conclusões da sua investigação de doutoramento, apresentando, juntamente com os seus orientadores, Adérito Fernandes Marcos e Paulo Bernardino Bastos, a comunicação “Zoonose: leptospirose e os ritmos espirais como infeção sonora e musical”e  a Artist Talk: “Dromologia dos corpos orbitais: Projeto de desenvolvimento de hardware e estratégias de composição sonora, com recurso ao movimento de satélites e a outros objetos humanos exteriores à terra”. Finalmente, o estudante apresenta ainda a comunicação “O corpo terminal do terceiro milénio: Rede de conexões e a obsolescência estética”, no âmbito do painel “Arte e Biologia: Distopias e Utopias”.

O Encontro Internacional “#18.ART, nesta edição dedicado À admirável Ordem das Coisas: arte, emoção e tecnologia, tem como objetivo abordar conceitos que surgem da prática artística, tecnológica e científica, confrontando-os com as noções oriundas do pensamento contemporâneo.

De acordo com a organização do evento, este Encontro permite a criação de estratégias e metodologias de apresentação, registo e análise crítica interdisciplinar num processo de mapeamento da ação e do pensamento, que permitem a construção de uma plataforma de discussão e consulta e uma análise crítica e sistemática das suas múltiplas aceções. Contribui também para a criação de públicos com as diversas exposições simultâneas e para a criação de um legado de investigação, um aprofundamento da compreensão de um território que se inscreve alem dos seus limites físicos em perpétuo movimento.

O Encontro Internacional #18.ART acontece na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL), entre os dias 17 e 19 de outubro.

Mais informações em: https://18art.medialab.ufg.br/