SEMINÁRIO

SEMINÁRIO

ERC, ESEC e CIAC promovem ação de literacia para os media

Pelo quarto ano consecutivo, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) volta a associar-se à iniciativa 7 Dias com os Media, através da qual se procura envolver a comunidade, através de instituições e da sociedade civil, numa iniciativa pedagógica de acesso, inclusão e tomada de consciência para cidadãos de todas as idades. Nestas iniciativas, as instituições, as empresas e os cidadãos divulgam as organizações do setor e debatem sobre a natureza das linguagens mediáticas e as competências necessárias para utilizar osmedia de forma informada.

Na ação “O Rigor Informativo — os princípios e os limites legais aos conteúdos jornalísticos”, a ERC procura elucidar acerca dos direitos e dos deveres dos operadores televisivos e dos telespectadores, por uma informação isenta e rigorosa. Serão apresentados o enquadramento legal e a regulação daqueles valores pela ERC, através de alguns exemplos de peças informativas e respetiva análise do seu cumprimento do rigor e da isenção. Os participantes estão convidados para o debate que decorrerá de seguida. O objetivo desta ação é formar telespectadores mais conscientes e participativos.

O Seminário, dirigido por Vanda Ferreira, do Departamento de Análise de Media da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, terá lugar no Anfiteatro José Saramago (0.5), no Complexo Pedagógico do Campus da Penha, no dia 12 de maio, próxima quinta-feira, pelas 14h30.