ESTADIA INVESTIGACIONAL

ESTADIA INVESTIGACIONAL

CIAC acolhe estadia de investigação internacional.

Thiago Garcia Martins, doutorando em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (CAPES 5), encontra-se a realizar uma estadia investigacional no CIAC, Universidade do Algarve, entre os meses de janeiro e fevereiro de 2020, sob a orientação da Prof. Mirian Tavares, no âmbito da sua investigação dedicada à publicidade no audiovisual.

Professor Adjunto na Universidade Paranaense em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Comunicação, Tecnologia, Marketing e Empreendedorismo, Thiago Martins tem vindo a trabalhar, desde a sua Pós-graduação (2008) e Mestrado (2016), com as questões do marketing e da publicidade, tendo publicado em 2018 o livro A publicidade compartilhável explicada, onde procura “compreender os apelos, argumentos e narrativas utilizadas pelas marcas”, no caso específico, analisando dois audiovisuais selecionados pelo seu impacto no público-consumidor.

Presentemente, na sua investigação de doutoramento, acolhida pela Universidade Tuiuti do Paraná e orientada pelo Professor Fernando Andacht, o investigador procura compreender os mecanismos do “efeito de autenticidade” usado pelas marcas como motivação para o consumo através de uma análise de vários comerciais controversos.

No CIAC, Thiago Garcia Martins irá estudar este fenómeno da autenticidade a partir da perspetiva da Literacia dos Média procurando, através da análise dos dados, promover a informação no sentido de um melhor conhecimento do setor da publicidade nos diferentes média disponíveis.

Desta estadia investigacional resultará um artigo, a publicar numa revista internacional, onde serão apresentadas algumas conclusões prévias, espelhando o estudo desenvolvido em Portugal.