EVENTO

EVENTO

Álvaro Americano (Universidade Federal de Juiz de Fora), doutorando em Comunicação Cultura e Artes na Universidade do Algarve, integra o Ciclo de Palestras “Doutoramentos da UAlg e Cultura Científica: Visão Prática”.

No próximo dia 17 de janeiro, pelas 17h30, realizar-se-ão as palestras dos finalistas de doutoramento Pedro Inácio, Márcio Simão e Álvaro Americano, no âmbito da iniciativa “Doutoramentos da UAlg, Inovação Pedagógica e Cultura Científica: Visão Prática”, coordenada pelo Vice-reitor para a Educação e Cultura, Saúl Neves de Jesus.

O colaborador do CIAC, Álvaro Americano, finalista do doutoramento em Comunicação, Cultura e Artes da Universidade do Algarve, irá proferir uma palestra no âmbito do trabalho que aqui tem vindo a desenvolver: “Cinema, Propaganda e Poder”, projeto acolhido pelo CIAC e orientado, inicialmente, pelo Professor Vítor Reia-Baptista e, atualmente, pelo Professor Bruno Mendes da Silva.

Esta iniciativa, a decorrer na Biblioteca Municipal de Faro propõe um modelo de sessões nas quais alunos finalistas de cursos de doutoramento da UAlg apresentam palestras com a duração de cerca de 20 minutos, centradas nas principais implicações práticas da investigação realizada no âmbito do seu doutoramento, com uma linguagem acessível e atrativa para a comunidade.

A entrada é livre.

Álvaro Americano é formado em Jornalismo e é Mestre em Comunicação e Cultura. É, neste momento, doutorando em Comunicação, Cultura e Artes, na Universidade do Algarve. Do seu vasto CV, destaca-se a experiência como repórter cinematográfico da TV Globo e repórter do jornal Tribuna de Minas. É professor do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Juiz de Fora desde 1990, onde leciona as áreas de radiojornalismo e telejornalismo. É também docente e vice-coordenador da Pós-graduação de TV, Cinema e Mídias Digitais e professor na Pós-graduação de jornalismo Multiplataforma. Nos últimos anos, tem desenvolvido a sua investigação na área dos cinejornais  brasileiros.