EVENTO

EVENTO

Em maio, o projeto romanceiro.pt acolhe, pela segunda vez este ano, um investigador da Fundación Ramón Menéndez Pidal, instituição parceira do projeto, ao abrigo do programa Erasmus +.

Álvaro Piquero Rodríguez estará na Universidade do Algarve onde terá a oportunidade de partilhar alguma da sua investigação mais recente. No âmbito da Unidade Curricular de Literatura Espanhola II, o investigador tem previstas duas conferências abertas ao público, intituladas:

La poesía erótica clandestina en los siglos XVIII y XIX (segunda-feira, 13 maio, 11h30 a 13h00, sala 1.56);
Erotismo y pornografía en la primera mitad del siglo XX (quinta-feira, 16 maio, 08h30 a 10h30, sala CP- 3.18).

Para além destas duas aulas abertas, o investigador irá proferir um seminário no âmbito do CIAC  e do romanceiro.pt, intitulado “La realidad del deseo”: la poesía erótica de los Siglos de Oro. Este último evento terá lugar na sala J6, no Campus de Gambelas, no dia 15 de maio, pelas 11h. A entrada é livre.

Álvaro Piquero Rodríguez formou-se em Espanhol: Língua e Literatura pela Universidade Complutense de Madrid. Atualmente é investigador em formação na mesma Universidade, onde desenvolve os seus estudos de doutoramento, é membro do Instituto Universitário Menéndez Pidal e colabora ativamente como investigador na Fundação Ramón Menéndez Pidal. É especialista em erotismo na Idade de Ouro, tema sobre o qual desenvolve a sua tese de doutoramento em Humanidades Digitais, tendo trabalhado em diversos projetos de investigação relacionados com essa área.