EVENTO

EVENTO

Investigadores do CIAC participam no IX Encontro da AIM

Como habitualmente, investigadores do CIAC participam no IX Encontro da Associação de Investigadores da Imagem e Movimento.

O encontro decorre, nesta edição, em Santiago de Compostela entre os dias 13 e 16 de maio e conta com  participação de Raquel Pacheco e Ana Isabel Soares com a comunicação “O espectador em construção”, na qual se propõe aprofundar o conhecimento sobre as culturas cinematográficas e audiovisuais de crianças e jovens de ambientes sociais diversos, de forma a compreender as capacidades de literacia cinematográfica e audiovisual que desenvolvem, as que necessitam de intervenção e quais as formas mais eficazes para o fazer. A investigadora Raquel Pacheco irá também moderar o painel H3: “Linguagem Cinematográfica”.

Por sua vez, o estudante de doutoramento Álvaro Americano, a desenvolver o seu projeto no CIAC, apresentará a comunicação “O Cine Jornal Brasileiro e a política externa do Estado Novo”, na qual apresenta o resultado da investigação sobre a forma como o Cine Jornal Brasileiro foi usado como meio estratégico pelo Departamento de Imprensa e Propaganda para a divulgação dos valores e objetivos do “Estado Novo”.

Entre os objetivos da AIM, encontram-se a promoção da investigação em áreas como o cinema, a televisão, a arqueologia do cinema, o vídeo, a Internet, entre outras; assim como a promoção de encontros científicos regulares e a edição da Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento.

Programa e Resumos disponível aqui.