EXPOSIÇÃO

EXPOSIÇÃO

Instalação de Acácio de Carvalho em destaque na XX Bienal Internacional de Arte de Cerveira

No ano em que se assinalam os 40 anos da Bienal Internacional de Arte de Cerveira e ainda no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural, o artista Acácio de Carvalho desenvolveu uma intervenção inédita no Castelo de Cerveira, que propõe ao público uma nova leitura do monumento: “Assalto ao Castelo”.

Trata-se de uma intervenção artística contemporânea que se estrutura através de elementos geométricos, tubos de PVC em diferentes cores, criando formas tridimensionais escultóricas, estruturadas como se de um “assalto” ao Castelo se tratasse, neste caso envolvendo-se na pedra granítica das paredes, podendo ser observadas de diferentes ângulos do espaço envolvente“. O objetivo é trabalhar uma temática muito próxima do espírito dos ambientes e da vida à volta da história dos castelos, com a necessidade de defesa que a muralha representa, das suas lutas e das suas vivências, conjugando o desafio do conceito de um espaço físico muito próprio e ícone da vila e a composição artística contemporânea”, explica o autor.

Sobre o artista:

Acácio de Carvalho licenciou-se em Artes Plásticas na Escola Superior de Belas Artes do Porto, concluindo esta primeira fase da sua formação académica em 1980. Mais tarde para concluiu o Mestrado em Cenografia  na Universidade de Boston (EUA). É, desde há várias décadas, cenógrafo da Companhia de Teatro de Braga. Atualmente desenvolve um projeto de doutoramento em Media Arte Digital (Universidade Aberta/Universidade do Algarve) e colabora com o Centro de Investigação em Artes e Comunicação.

Ao longo da sua carreira tem participado em inúmeras exposições coletivas e individuais e tem ganho vários prémios nacionais, entre os quais se destaca, em 2001, o Prémio de Aquisição BCP na XI Bienal de V.N.Cerveira.