Divulgação

Já se encontra disponível o novo número da revista ROTURA sobre “Crónicas Artísticas da Era Moderna: Explorando Expressões Culturais Contemporâneas”
O último número da ROTURA — Revista de Comunicação, Cultura e Artes (vol.5, n.º1), do CIAC, já se encontra disponível online. Sob o título “Crónicas Artísticas da Era Moderna: Explorando Expressões Culturais Contemporâneas”, esta edição propõe uma reflexão sobre as manifestações artísticas e culturais do nosso tempo, destacando a arte como força dinâmica que molda e desafia normas culturais.
Na introdução, os editores sublinham a importância das expressões culturais contemporâneas como reflexo das transformações sociais, políticas e tecnológicas do nosso tempo. A edição reúne uma coleção diversificada de investigações sobre comunicação linguística e intercultural, transformação dos meios digitais, espaços teatrais inovadores, impacto da educação artística e aplicação da inteligência artificial nas relações-públicas.
Os estudos apresentados incluem:
- “Structural Components of Collective Creativity Type”, de I. Kocharian e O. Onishchenko, que explora a performance dos produtores na criação artística contemporânea.
- “Problems of Interaction of Language and Culture in the Context of Intercultural Communication”, de A. Zhetpisbay et al., que analisa o impacto da cultura na comunicação intercultural.
- “The Use of Web Analytics in Mental Health Assessment: Identifying Psychological Disorder through Online Behaviour”, de L. Spytska, que investiga a interseção entre tecnologia da informação e psicologia.
- “Negative Influence of Incorrect Information on Facebook User Behaviour: Kazakhstan Case”, de G. Sultanbayeva et al., que examina a influência da desinformação no comportamento digital.
- “Application of Artificial Intelligence Technologies in Digital PR”, de Zh. Yessenbek et al., que discute as implicações da IA nas estratégias de comunicação.
- “Exploring the Impact of Art Education on Socialization in Multicultural Classrooms: A Survey Study of Ukrainian Students”, de V. Solovei et al., que investiga o papel da educação artística na socialização.
- “Transformation of Traditional Media in Social Media and the Podcast Phenomenon”, de A. Duishekeeva et al., que explora a transformação dos meios tradicionais em mídias sociais e o fenômeno dos podcasts.
- “The Concepts of Film Language and Style in Film Theory”, de Y. Jumabekov et al., que analisa os conceitos de linguagem e estilo no contexto da teoria cinematográfica.
- “Exploring the Impact of Information Technology on the Social Inclusion of People with Disabilities in the Digital Age”, de S. Yeleussizova et al., que investiga como a tecnologia da informação influencia a inclusão social de pessoas com deficiências na era digital.
- “Scenographic Space and Its Construction”, de M. Tulegenova, que analisa o espaço cenográfico e as suas implicações na construção de ambientes artísticos.
A edição também destaca pesquisas centradas na Ásia Central, especialmente no Cazaquistão e no Quirguizistão, bem como contribuições da Ucrânia, Japão e os Estados Unidos, evidenciando a diversidade geográfica e a interseção de diferentes tradições culturais.
Na secção Varia, destaca-se o artigo “The New Media Art Capable to Shape the Instrumentalist’s Role? — De Intérprete a (Co)Criador”, de Rui Travasso, que explora o impacto das novas mídias, na prática dos instrumentistas. Além disso, Carla Ribeiro, no artigo “António Ferro: um Modernista Polémico no Meio Teatral Português”, analisa a influência do teatro na trajetória política de Ferro.
Os ensaios desta edição oferecem uma análise aprofundada das transformações culturais e artísticas da era moderna, incentivando novas investigações e discussões sobre o impacto das expressões culturais na sociedade contemporânea.
Com a edição de Svitlana Derkach (Universidade Nacional de Cultura e Artes de Kyiv, Ucrânia) e a direção dos coordenadores do CIAC, Bruno Mendes e Mirian Tavares, juntamente com os investigadores Ana Filipa Cerol Martins, Patrícia Dourado e Susana Costa, esta edição destaca-se pela abordagem interdisciplinar e pelo diálogo entre diferentes formas de expressão cultural.