Publicação
Livro de Atas da Conferência Internacional Artech 2023 publicado na ACM Digital Library
Já se encontra publicado o livro ARTECH ’23: Proceedings of the 11th International Conference on Digital and Interactive Arts. Este volume reúne os artigos apresentados na conferência que decorreu em novembro de 2023, organizada pelo CIAC e pela Artech International Association, dedicada ao tema “Digital Creation Processes”.
Editado por Lucas Olivero, Pedro Alves da Veiga, António Araújo, Patrícia Dourado e Bruno Mendes da Silva, investigadores do CIAC, o livro de atas conta com uma enorme contribuição de investigadores do Centro. No que respeita a Digital Art and Artworks, a participação do CIAC reflete-se nas publicações:
“Âmago II: The Creative Process of an Underwater Vietnamese Self-Portrait”, de Susana Costa e Bruno Mendes da Silva, que se centra no processo de criação digital da videoarte Âmago II, que investiga temas de autorrepresentação, autonarrativas e simbolismo cultural de espaços e objetos;
“Cinema or the Persistence of Illusion: A video installation between pre and post cinema”, de Ana Gavina, que apresenta uma proposta para uma video-instalação que combina obras pré-cinemáticas com imagens geradas por Inteligência Artificial;
“The Faro Museum poster collection: Demo of a prototype for a digital exhibit”, de Rui d’Orey, Jorge Carrega, Bruno Mendes da Silva e Alexandre Martins, descreve o desenvolvimento de uma exposição virtual 3D, que surge no âmbito de uma colaboração do CIAC com o Museu Municipal de Faro e que visa promover a coleção de cartazes que pertenceram ao cenógrafo português Joaquim António Viegas.
No âmbito da temática Digital Art Theory, foi publicado o artigo “Digital Narratives & Urban Artivist Networks. A Theoretical-methodological Approach”, de Isabel Carvalho e Sílvia Viegas, que explora a convergência disciplinar e temática na média-arte digital, vida urbana e ativismo social.
Sobre Digital Creation Processes, destacamos o artigo “Insights from a digital diary: Exploring the Creative Process of the game-installation In[The Hate Booth]”, de Susana Costa, Mirian Tavares, Bruno Mendes da Silva e José Bidarra, que propõe uma abordagem ao gesto criativo, em particular na arte digital, e às metodologias que dão acesso ao processo de criação. Sugere um estudo sobre o desenvolvimento de um diário digital para documentar e refletir sobre o processo criativo.
Sob o tema Digital Performative and Audio-visual Creations destacam-se, ainda, as seguintes publicações:
“Live Cinema: Composing Linear Narratives through Untouchable Interfaces and the Performers’ Body Movements”, de Ana Perfeito e Bruno Mendes da Silva, que discute o conceito de “live cinema”, um subgénero da média-arte digital;
“Rejeitorio”: The battle of man against a river: Contextualization and creative process of the second version of the artifact”, de Inês Ârgolo, Bruno Mendes da Silva e Gabriela Borges, que contextualiza e discute o processo criativo de uma videoinstalação interativa sobre a defesa do rio de São Francisco, no Brasil;
“The Weight of Water: Digital Artefact to blow the whistle on mental health issues in swimming athletes”, de Patrick dos Santos e Bruno Mendes da Silva, que se debruça sobre o processo de criação de um vídeo interativo para sensibilizar e inspirar uma mudança na percepção do público sobre a saúde metal em desportos de alta performance, especialmente na natação.
“Audiovisual Storytelling on Social Networks: a Digital Media-Art Film Artefact for Socio-Cultural Intervention”, de Selma Pereira, Ricardo Alexino Ferreira e Adérito Fernandes-Marcos, em que os autores apresentam uma reflexão em que abordam o estudo das narrativas audiovisuais, com especial foco nas narrativas publicadas/partilhadas nas redes sociais, trazendo para discussão a análise da sua natureza fílmica, de média-arte digital e a ainda a sua dimensão intervencionista sociocultural.
“Drawn onto a Skybox: An invitation to collaborative immersive drawing using the Spheri platform”, de António Araújo e Lucas Olivero, que descreve uma instalação que convida o público a colaborar na realização de desenhos imersivos que serão visualizados instantaneamente. Ainda do autor Lucas Olivero, foi publicado “Spheri v1: A body tracking artefact to interact with spherical perspective drawings made on-the-fly”, que contribui igualmente para a área dos ambientes imersivos criados manualmente e destaca as potenciais implicações para artistas, designers, ilustradores e educadores.
“Pátria: Cyberperformance as a pedagogical and artistic practice”, de Rosimária Sapucaia, que apresenta o conceito de ciberperformance, a performance “Pátria” e o projeto de investigação CyPeT, desenvolvido no CIAC, que motivou este estudo.
“Poetics of Instability: Subversion of Gravity through Digital Performative Art”, de Clara Trigo, Pedro Alves da Veiga e Ivani Santana, é um texto que aponta para a subversão da gravidade como uma das características da poética da instabilidade, conceito previamente proposto e desenvolvido pelos autores, a partir da seleção e análise de nove artefatos de media-arte digital, cujo mote poético principal é o foco em desestabilizar as nossas percepções sobre a gravidade.
O livro ARTECH ’23: Proceedings of the 11th International Conference on Digital and Interactive Arts está disponível (aqui).
A ARTECH é um dos maiores e mais prestigiados eventos na área das artes digitais e das relações entre artes e tecnologia, que reúne artistas e investigadores de todo o mundo, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento em torno da cultura digital.
Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para Ciência e Tecnologia, I.P. no âmbito do projeto «UIDB/04019/2020» e «UIDP/04019/2020»
Esta publicação também está disponível em: Inglês