NOVAS PUBLICAÇÕES

NOVAS PUBLICAÇÕES

José Paulo Cruz Pereira publica em revista internacional.

O colaborador do CIAC, José Paulo Cruz Pereira, publicou, recentemente, o artigo «Mia Couto: justiça e ‘vida nua’ em O Último Voo do Flamingo» no último nº da revista Navegações, Revista de Cultura e Literaturas de Língua Portuguesa.

Resumo

A minha leitura segue o desafio com que somos confrontados, como uma espécie de enigma, no início do romance: “os soldados [da ONU] morreram? Foram mortos?”. Em busca de uma resposta, pondera aquelas questões que dizem respeito aos problemas da morte e da vida, tal como eles são colocados no mundo ficcional de Tizangara. Compreende-os, então, com base nas posições contidas em Sobre uma crítica do poder como violência de Walter Benjamin e nos pensamentos, quer de Emmanuel Lévinas, quer de Jacques Derrida. Reconsiderando, também, a bibliografia crítica existente sobre o romance de Mia Couto, ela oferece igualmente uma nova forma de entender as mortes de Tizangara, discernindo, no discurso do padre Muhando e nos do círculo das suas amizades, Zeca Andorinho e Sulplício, os pressupostos transformados de uma certa leitura da Bíblia que nos ajuda a entender a aleoria trágica do final do romance.

O artigo completo pode ser lido aqui.

A Revista Navegações é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa, com o objetivo de divulgar trabalhos inéditos relacionados com as diversas literaturas de língua portuguesa e com as culturas dos países em que elas são produzidas.