NOVAS PUBLICAÇÕES DISPONÍVEIS

NOVAS PUBLICAÇÕES DISPONÍVEIS

 

Novas publicações de investigadores do CIAC em revistas internacionais.

A coordenadora do CIAC, Mirian Tavares, contribuiu em conjunto com a investigadora Letícia Torres, para o livro Significações e Estratégias Midiáticas editado este ano. “As Fanpages como Comunidade de Marca: uma Análise de Empresas do Setor de Bebidas Alcóolicas” é o nome dado ao artigo que foca o modo como o público reage às propostas de comunicação, analisando sua interação com as marcas na plataforma e a sua colaboração no processo de criação (ou não) de comunidades online.  Significações e Estratégias Midiáticas resulta de uma seleção de artigos do 1º Congresso Ibero-Americano sobre Ecologia dos meios e pretende colaborar na difusão científica no âmbito desta temática. 

Publicação disponível em acesso aberto aqui.

 

Recentemente, também a investigadora Raquel Pacheco integrou a primeira edição de 2019 do Dossiê Mídias, Comunicação e Educação: Interfaces, focado na convergência entre educação e comunicação, discutindo o potencial formativo e transformador desta interrelação. No artigo “Pedagogias do cinema: história e abordagens educativas”, Raquel Pacheco defende que o conhecimento da linguagem, da estéticas e dos ambientes do cinema podem favorecer a literacia fílmica e midiática que passa por ambientes de convergência, tratando a competência desta leitura na interseção entre cinema e educação. 

Artigo completo disponível aqui.