OFICINA

OFICINA

CIAC promove a Oficina DESASSOSSEGO REMIX 5: ARQUIVO LdoD1 com Manuel Portela

Em junho, a Universidade do Algarve recebe o investigador Manuel Portela (FLUC/CLP) para uma oficina imperdível em torno do Arquivo LdoD, um arquivo digital colaborativo do Livro do Desassossego de Fernando Pessoa.
Além da leitura e comparação das transcrições, a oficina permitirá aos utilizadores a colaboração na criação de uma edição virtual do Livro do Desassossego, combinando um princípio representacional com um princípio simulatório: o primeiro consiste na representação da história e dos processos de escrita e de edição do Livro; o segundo consiste na possibilidade de os utilizadores assumirem diferentes papéis no processo literário (ler, editar, escrever), usando a flexibilidade do meio digital para experimentarem o Livro do Desassossego como máquina literária.

A Oficina DESASSOSSEGO REMIX 5: ARQUIVO LdoD 1 terá lugar no dia 13 de junho de 2019, pelas 14h30, na sala 1.6 do Edifício 1 do Campus de Gambelas. A inscrição é gratuita e confere certificado de participação, mas é sujeita a um número limitado de 20 participantes.

Inscrições disponíveis aqui até ao dia 5 de junho.

Proposta de trabalho da Oficina pode ser consultada neste Link.

 

Manuel Portela é Professor Catedrático no Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É Doutorado em Cultura Inglesa pela Universidade de Coimbra (2001) e Agregado em Literatura Inglesa (2010). Foi bolseiro de pós-doutoramento da FCT no Institute for Advanced Technology in the Humanities (IATH), da Universidade da Virgínia (2008), e investigador visitante no Departamento de Inglês da Universidade de Maryland (2016). Tem lecionado nos cursos de licenciatura de Línguas Modernas, de Estudos Artísticos e de Ciência da Informação; no curso de mestrado de Estudos Ingleses e Americanos, e no Programa de Doutoramento FCT em Materialidades da Literatura, de que é Coordenador. Foi Diretor do Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra, entre 2005 e 2008. É investigador do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra desde 2007, sendo o coordenador do Grupo de Investigação “Mediação Digital e Materialidades da Literatura” (2014-2020).