PALESTRA

PALESTRA

Pedro Ferré é o próximo convidado do Ciclo “Mestres e discípulos nas Artes, nas Ciências, nas Humanidades”

Realizar-se-á no próximo sábado, dia 12 de abril, na Universidade do Algarve – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, na sala 2.35, pelas 11h00, a conferência “Mestres e discípulos: da Literatura aos Estudos Literários”, organizada no âmbito do Ciclo de Seminários Temáticos “Mestres e discípulos nas Artes, nas Ciências, nas Humanidades”.

O convidado será Pedro Ferré, Professor Catedrático da Universidade do Algarve, que explorará o modo como a literatura, enquanto escola ou ofício, se desenvolve (tanto na sua vertente criativa como exegética) criando uma profunda relação entre mestres e discípulos e “mostrando com a arte é, simultaneamente, memória e invenção”.

O evento, de entrada livre, é desenvolvido no âmbito do Mestrado em Comunicação, Cultura e Artes.

Biografia: Nascido em Lisboa, é Professor Catedrático da Universidade do Algarve desde 2000, onde leciona sobretudo Literatura Espanhola. Foi docente na Universidade de Lisboa, na Universidade Nova de Lisboa, na Rijksuniversiteit te Utrecht e na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris. É atualmente curador da Fundación Menéndez Pidal de Madrid e tem publicada vasta obra internacional sobre poesia tradicional.

Resumo: No âmbito da noção de escola ou de ofício (como explicitamente prefere dizer a Idade Média) surge a fascinante relação entre mestres e discípulos. A literatura (tanto na sua vertente criativa como exegética) desenvolve-se, também, sob esta dupla face e, graças a ela, problematiza e problematize-se mostrando como a arte é, simultaneamente, memória e invenção.