Divulgação

Pedro Alves da Veiga é convidado para a exposição “Mulheres no Desporto: Pioneirismo, Desafios, Inspiração, Igualdade”
Pedro Alves da Veiga, investigador do CIAC, é convidado na exposição “Mulheres no Desporto: Pioneirismo, Desafios, Inspiração, Igualdade” no Museu do Desporto, a ser inaugurada durante o mês de julho nas instalações do Jamor, em Lisboa.
Pedro Veiga desenvolveu uma peça de videoarte generativa, com a temática “Justaposição”, para a exposição. A obra é o resultado de um trabalho do artista que aborda a desigualdade de género no desporto. A sobreposição de imagens de homens e mulheres fotografados no final do século XIX, e a naturalidade dos seus movimentos e corpos, são reinterpretadas através de um texto justaposto, evidenciando características ou significados até então ocultos – ou, eventualmente, surreais.
A arte generativa, género no qual esta obra se insere, consiste na exploração estética de um sistema autónomo, programado e parametrizado pelo seu autor, mas cujos resultados ou combinações são potencialmente infinitos e distintos, gerando novas imagens a cada execução. Neste tipo de sistema, combina-se – justapõe-se – caos e ordem: a seleção, posição e coloração das imagens são decididas pelo sistema, com alguns parâmetros aleatórios enquanto o fluxo do texto é pré-definido e obedece à sua construção original.
O nome da obra é um pequeno jogo com a palavra “justaposição”, já que a obra assenta na sobreposição de camadas semânticas complementares, construindo dessa forma um conceito de justa posição sobre a (des)igualdade de género no desporto.
Mais informações (aqui)
Esta publicação também está disponível em: Inglês