PROJETO
Coletivo Osso recebe apoio da DGARTES para o desenvolvimento de mais um projeto artístico
Entre os seus vários projetos em curso, o Coletivo OSSO, destacado parceiro do CIAC, acaba de receber o apoio da DGARTES para o desenvolvimento de um projeto de residências artísticas na aldeia de São Gregório, no concelho de Caldas da Rainha, cujo programa compreende um conjunto de actividades de criação, investigação e programação artística em articulação com vários parceiros locais, nacionais e internacionais, entre os quais destacamos o Centro de Investigação em Artes e Comunicação.
Performance e Território, nome da vertente de investigação desenvolvida por este coletivo, caracteriza-se pela articulação entre o trabalho de experimentação e criação artística das residências e a investigação académica paralela, dos artistas da OSSO e investigadores associados. Esta vertente conjuga diferentes áreas artísticas; dança, teatro, música, arquitectura, artes visuais, design interactivo e novos media, numa lógica transdisciplinar de exploração de possibilidades de extrapolação de suas matrizes e campos específicos, adaptados a diferentes territórios de actuação (físicos e conceptuais). As áreas de estudo compreendidas são os Estudos de Performance, Estética, Design interactivo, Artes Sonoras, Arquitectura e Arte e Comunidade, que contribuem para uma reflexão crítica aprofundada das práticas artísticas e suas possibilidades de replicação e disseminação do conhecimento.
O Coletivo estará também presente na semana do retiro Doutoral em Média-Ate Digital, em Alfama, para um workshop dinamizado por Beatriz Cantinho e Mariza Dimas.