PUBLICAÇÃO

PUBLICAÇÃO INTERNACIONAL

O investigador José Paulo Cruz Pereira, colaborador do CIAC, acaba de publicar o artigo “Mia Couto – As Areias do Imperador: escrever Portugal a partir do degredo…” na revista Conexão Letras.

O número 23 da Revista Conexão Letras, do programa de pós-graduação em letras, publicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil) é dedicado ao tema “Autores no exílio; exílio nas obras literárias: banimento, refúgio ou retiro”. Aqui, podemos encontrar artigos, resenhas e uma entrevista, onde o exílio, o refúgio e o desterro ocupam lugar de destaque.

Destacamos, nesta edição, o artigo “Mia Couto – As Areias do Imperador: escrever Portugal a partir do degredo…” do professor da Universidade do Algarve e investigador José Paulo Cruz Pereira CLEPUL/CIAC), no qual faz uma leitura dos últimos três romances do escritor moçambicano Mia Couto, centrando-se especificamente nas cartas do sargento português Germano de Melo – deportado para Moçambique em punição pelo seu envolvimento na sublevação de «31 de Janeiro» de 1891, em reação de protesto contra a submissão do governo monárquico às exigência britânicas do Ultimatum, no ano anterior. Esta análise, conforme é descrito no resumo do artigo, privilegia “não apenas a ideia – trazida por Homi K. Bhabha – da ambivalência do tempo narrativo necessário à escrita da nação moderna, mas também a noção de que a sua correspondência inscreve, em si própria, um certo modo de discurso performativo.”

A publicação está disponível aqui.