PUBLICAÇÃO INTERNACIONAL

PUBLICAÇÃO INTERNACIONAL

O artigo “Authorial Features in African Cinema: The Case of the Guinean Flora Gomes” das investigadoras do CIAC, Mirian Tavares e Jusciele de Oliveira, integra o livro Postcolonial Nation and Narrative III: Literature & Cinema.

O artigo, que resulta de projeto de doutoramento acolhido pelo CIAC, foca o campo do cinema africano através da exploração da obra do cineasta guineense Flora Gomes. Partindo da ideia de autoria, analisa filmes selecionados de modo a destacar as características formais e estilísticas que confirmem a preocupação do cineasta, consciente ou não, com a ideia de cinema de autor. “Authorial Features in African Cinema: The Case of the Guinean Flora Gomes” passa de uma revisão teórica da ideia de autoria por críticos culturais e cinematográficos, para a análise de como esta ideia é aceite e afirmada na obra de alguns cineastas.

O volume Postcolonial Nation and Narrative III: Literature & Cinema investiga narrativas literárias e cinematográficas de Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, analisando as diferentes formas como a experiência social e cultural é representada em contextos pós-coloniais. Este livro examina as representações escritas e visuais da nação a partir de uma ampla gama de perspetivas interdisciplinares, incluindo estudos literários e cinematográficos, estudos de gênero, sociologia e estudos pós-coloniais e culturais. É um valioso contributo para os debates atuais sobre pós-colonialismo, nação e identidade nestas ex-colónias portuguesas.