Retiro DMAD 2020

Retiro DMAD 2020

O final do ano letivo traz-nos mais uma edição do Retiro do Doutoramento em Média-Arte Digital, este ano numa inovadora e atípica versão digital.

O 8º Retiro do Doutoramento em Média-Arte Digital, habitualmente um dos momentos mais importantes do primeiro ano do Doutoramento em Média-Arte Digital, em que estudantes, professores, convidados e público em geral partilham um espaço comum de fruição de ideias, experimentação artística, análise de resultados e lançamento de desafios futuros, decorre entre os dias 20 e 24 de julho, mas em versão online, devido às restrições provocadas pela COVID 19.

Destacando temas como a média-arte locativa, a interatividade fílmica, o transmedia storytelling, as literacias digitais, a arte generativa, o som e música digital, o programa deste ano, como em anos anteriores, integra conferências, discussões em fórum e seminários temáticos, ações de intervenção artística, exposição de artefactos de média-arte digital, apresentação, discussão e avaliação de projetos de tese, que procurarão envolver os participantes no mesmo ambiente de partilha e aprendizagem, embora este ano aconteçam a distância.

O retiro adota a mote Online como símbolo de adaptabilidade e versatilidade, apesar das circunstâncias atuais. Sendo um projeto pioneiro em Portugal, o Retiro deste ano procura, através do engenho, da arte e da criatividade, conectar com seus estudantes para permitir-lhes um espaço de partilha de ideias e de projetos.

Informação mais detalhada sobre o programa pode ser encontrada na página web do retiro DMAD.