RETIRO DMAD
RETIRO DMAD REGRESSA AO FORMATO PRESENCIAL ENTRE OS DIAS 11 E 15 JULHO
Entre os dias 11 e 15 de julho de 2022, o CIAC, a Universidade do Algarve e a Universidade Aberta promovem o 9º Retiro Doutoral em Média-Arte Digital (Retiro DMAD 2022), no Convento do Espírito Santo, em Loulé. Após dois anos de interregno, o evento regressa ao formato presencial sob o mote dos elementos terra, água e espírito e com uma programação que conta com a participação de artistas, professores e investigadores.
O artista Miguel Carvalhais assume a conferência inaugural (“Estética (do) Artificial: o Computacional e o Anti-Computacional na Arte”), o investigador Tony Brooks a de encerramento (“In conversation with Tony Brooks”) e, durante toda a semana, os professores do DMAD (Universidade do Algarve e Universidade Aberta) ministram masterclasses e workshops.
Do programa do Retiro DMAD 2022, destacam-se ainda a mesa redonda, mediada por Dália Paulo (Câmara Municipal de Loulé) e com os artistas algarvios Bertílio Martins, Vasco Célio e Miguel Cheta, sobre a exposição que se encontra patente na Galeria de Arte Municipal (Convento do Espírito Santo); a tertúlia com a coordenadora do CIAC Mirian Tavares, na Casa do Meio Dia (Livraria Sul, Sol e Sal); e a exposição [IN]TANGIBILIDADES DIGITAIS, com curadoria colaborativa dos estudantes da Unidade Curricular de Curadoria e Intervenção Artística Digital, sob a coordenação do investigador do CIAC Pedro Alves da Veiga.
O Retiro DMAD é um espaço de reflexão e debate, com forte diálogo com a comunidade regional, nacional e internacional. Este evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, do Museu Zer0 e da Casa do Meio Dia e é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no âmbito do projeto UIDB/04019/2020.