O CIAC é uma unidade de investigação avaliada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, criado em 2008 como resultado da fusão de dois centros de investigação não financiados: o Centro de Investigação em Ciências da Comunicação e Artes (Universidade do Algarve) e o Centro de Investigação em Teatro e Cinema (Escola Superior de Teatro e Cinema do IPL). Atualmente, congrega investigadores da Universidade do Algarve (instituição de acolhimento), da Escola Superior de Teatro e Cinema (Instituto Politécnico de Lisboa), do Instituto Superior da Maia, do Instituto Politécnico de Santarém, do Instituto Superior de Tecnologias Avançadas e da Universidade Aberta.

O Centro de Investigação em Artes e Comunicação dispõe, atualmente de três polos ativos, um na Escola Superior de Teatro e Cinema (IPL), um segundo polo no Instituto Politécnico de Santarém, dedicado à literacia digital e à inclusão social e, finalmente, um terceiro polo na Universidade Aberta, associado ao Doutoramento em Média-Arte Digital.

Esta Unidade de I&D tem vindo a desenvolver investigação inovadora na área dos estudos artísticos (artes visuais, cinema, teatro) e culturais, da comunicação e, mais recentemente, dos estudos literários (arquivos digitais, edições críticas digitais), associando a produção de plataformas de difusão ao estudo das formas de comunicação do conhecimento científico nas áreas designadas. Mantém por isso, desde a sua origem, um caráter interdisciplinar. Tem por objetivos desenvolver investigação aplicada e redes de investigação em artes (no seu sentido mais amplo) e comunicação e implementar laboratórios de criação artística nas áreas do Teatro, Cinema e outras artes, nomeadamente na região do Mediterrâneo.

Desde a sua fundação, tem dinamizado e colaborado ativamente em diversas parcerias nas atividades artísticas e culturais do Algarve, local da sua sede, através de acordos específicos de colaboração com Câmaras Municipais, Associações Culturais e com a Direção Regional de Cultura do Algarve: assume-se hoje como um stakeholder relevante na região. A investigação produzida no CIAC é frequentemente difundida pela comunidade envolvente através das múltiplas atividades de extensão promovidas, assim como discutida em redes de trabalho internacionais.

Esta publicação também está disponível em: Inglês