O Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) é uma unidade de investigação financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, estabelecida em 2008, a partir da fusão de dois centros de investigação: o Centro de Investigação em Ciências da Comunicação e Artes da Universidade do Algarve e o Centro de Investigação em Teatro e Cinema da Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL).

O CIAC mantém atualmente quatro polos de atuação. O primeiro encontra-se na Escola Superior de Teatro e Cinema do IPL, com foco principal nos estudos fílmicos e teatrais. O segundo polo está localizado na Universidade Aberta, associado ao Doutoramento em Média-Arte Digital. Com sede no Instituto Politécnico de Santarém, o terceiro polo dedica-se especialmente à literacia digital e à inclusão social e, por fim, o mais recente está situado na Universidade da Maia.

O CIAC tem vindo a desenvolver investigação inovadora no domínio das artes, abrangendo as áreas das artes visuais e performativas, da média-arte digital e dos estudos fílmicos. No âmbito da comunicação, explora a literacia dos média, a comunicação digital, a comunicação intercultural e o turismo literário. Esta abordagem associa a criação de plataformas de difusão à análise das formas de comunicação do conhecimento científico nessas esferas, mantendo, desde a sua origem, um perfil multi e interdisciplinar.

A missão do Centro de Investigação em Artes e Comunicação abrange diversos objetivos que se entrelaçam para fomentar avanços significativos nos campos da formação, da investigação e promoção do conhecimento, nas suas áreas de atuação.

O CIAC está empenhado em desenvolver a formação avançada nos 2.º e 3.º ciclos, estabelecendo colaborações estratégicas com unidades e instituições de investigação e ensino, tanto a nível nacional, quanto internacional.

No âmbito da investigação, o CIAC dedica-se à análise dos suportes materiais, virtuais e tecnológicos dos fenómenos mediáticos, artísticos e comunicativos, incluindo a criação de plataformas digitais relacionadas com os objetos de investigação, tanto na vertente fundamental como aplicada. A investigação abrange também as formas de apropriação das linguagens mediáticas e artísticas. Destacam-se os estudos das Literacias, abrangendo os domínios dos média, das artes e da ciência, bem como os campos da mediação, interculturalidade e multimodalidade comunicativa.

O CIAC tem vindo a desenvolver investigação aplicada em laboratórios de criação e ensino artísticos, abrangendo diversas áreas das Artes, como teatro, literatura, cinema, artes plásticas e artes digitais, assim como no campo da comunicação. Esta abordagem visa estabelecer ligações entre as hipóteses de investigação fundamental e os processos de criação inerentes às diversas formas de expressão artística.

O Centro organiza encontros científicos regulares, como seminários, colóquios e conferências, para fomentar o debate de ideias entre públicos de instituições locais, nacionais e internacionais. Por outro lado, assegura uma ampla linha editorial com o objetivo de difundir o conhecimento produzido pelos seus investigadores.

Esta publicação também está disponível em: Inglês