Uma parte significativa das atividades desenvolvidas pelo Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) é impulsionada por projetos criativos e experimentais alicerçados em laboratórios tecnológicos e artísticos. A presença destacada deste suporte tecnológico é exemplificada pelo Polo do Instituto Politécnico de Santarém (LDIS Hub), nomeadamente através do Escape Room – Workflows in Innovation (um espaço de empowerment onde é posta em prática uma metodologia de jogo num exercício que combina simultaneamente uma experiência lúdica imersiva e um propósito pedagógico forte) e do Centro de Tecnologia (CTEC). Na Universidade do Algarve (UAlg), espera-se que a construção em curso do Laboratório das Artes no Campus de Gambelas desempenhe um papel vital na geração de conhecimento científico, tecnológico e artístico, como já acontece no FABLAB, na Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC), e nos Estúdios de Gravação da UAlg, situados na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS). O polo da Universidade da Maia conta com o Centro e Laboratório Multimédia (CLM), o Polo da Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa (ESTC-IPL) conta com o Estúdio de Teatro e o Estúdios Laboratoriais de Cinema e Televisão e a Universidade Aberta (UAb) com o InVitro – Art, Technology and Science Lab. Para o próximo quadriénio, existe o compromisso de intensificar estas atividades, projetando um impacto ainda maior a nível nacional e internacional. Estes esforços resultam em projetos e publicações com impacto substancial, cumprindo simultaneamente a missão de promover a inovação tecnológica, a exploração criativa e a investigação colaborativa, integrando a tecnologia como um meio essencial. 

A rede de Laboratórios do CIAC está estrategicamente posicionada para emergir geograficamente enquanto múltiplos espaços dinâmicos de inovação tecnológica e criação nas distintas regiões, caracterizadas pela diversidade cultural e potencial criativo. Este desenvolvimento visa não só consolidar a presença nacional do CIAC, mas também aprofundar colaborações frutíferas entre o meio académico, as empresas locais e as instituições culturais, bem como potencializar o crescimento internacional.  

Este conjunto diversificado de equipamentos e infraestruturas tecnológicas posiciona o CIAC como um Centro incontornável de investigação e desenvolvimento, criando ambientes ativos que estimulam a colaboração interdisciplinar, exploram novas linguagens artísticas e incorporam a tecnologia como um elemento essencial.


Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC)

Universidade Aberta (UAb)

InVitro – Art, Technology and Science Lab

Polo do Instituto Politécnico de Santarém

Escape Room

Centro de Tecnologia

FabLab

Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa (ESTC-IPL)

Arquivo de Materiais Sensíveis

Equipamentos de Produção, Iluminação e Fotografia

Estúdio de Cinema

Estúdio de Som

Estúdio de Teatro João Mota

Grande Auditório

Guarda Roupa e Atelier de Design de Cena

Oficina de Cenografia e Armazéns

Sala de Visionamento António Reis

Salas de Ensaio e Aulas Teóricas

Universidade da Maia

CLM

LabCCom

Esta publicação também está disponível em: Inglês