Resultados
2023
Em 2023, o CIAC prosseguiu com a sua missão de promover a investigação, a prática e a formação no âmbito das artes e da comunicação.
O Centro organizou diferentes eventos científicos na área das artes e da comunicação, dos quais são exemplo: as exposições “A Nuvem do Não-Saber” (março), “A Passagem” (abril), “Rizoma” (julho), “Woven Stories” (outubro), “Grande Vozes do Século XX no Cinema de Hollywood” (outubro), “Home/House” (novembro); a conferência “Alexandre Dumas: da literatura ao cinema” (outubro) e o Ciclo de Conferências “Romanceiro.pt” (abril), os seminários “A Música Popular no Cinema” (novembro), “A Arte do Cartaz: da Publicidade ao Museu” (novembro), o “I Colóquio Internacional de Cinemas do Mediterrâneo” (março), os simpósios “Metodologias da Literatura e Turismo e do Turismo Literário”, o Ciclo de Seminários de Ciências da Comunicação e o Ciclo de Artes Visuais.
De destacar a organização das XVII Jornadas de Investigação CIAC (fevereiro), um evento que reuniu, em formato presencial e online, investigadores nacionais e internacionais para a partilha e discussão de metodologias/conceitos. A edição deste ano dedicou-se a “Elvis Presley e à cultura popular do século XX”; e à investigação produzida e acolhida no Centro (na área das ciências da comunicação, estudos fílmicos e processos de criação). A co-organização do II Congresso da Rede Nacional de Estudos Culturais (RNEC), que reuniu académicos, investigadores e centros de investigação, bem como instituições académicas portuguesas, que se têm dedicado aos Estudos Culturais/Cultura (abril).
De realçar, ainda, a organização da ARTECH 2023 – 11th International Conference on Digital and Interactive Arts (conferência e exposição), sob a temática “Digital Creation Processes”, que teve lugar na Universidade do Algarve (novembro).
Além do mais, o Centro apoiou a publicação de artigos e a participação dos seus investigadores em eventos científicos. De referir, por exemplo, “VI Congresso Literacia, Media & Cidadania” (abril), “VII Congresso Internacional do Romanceiro” (maio), “Digital Innovation: Spaces and Challenges for Higher Education” (maio), “Terminologie Linguistique et les Connalissances Grammaticales” (junho), “V Congresso Nacional de Educação para a Saúde” (junho), “Avanca|Cinema 2023” (julho), “KUI 2023: Conference Culture and Computer Science 2023” (setembro), “Digicom – 7th International Conference on Design and Digital Communication” (novembro).
Em 2023, o CIAC, em colaboração com o Romanceiro.pt, promoveu a publicação “Una tomba emblematica per una morta incoronata. Nuevas disquisiciones sobre Inés de Castro en el Romancero”, da Coleção Opúsculos, de Pere Ferré.
A “ROTURA – Revista de Comunicação, Cultura e Artes”, em 2023, contou com a publicação de três números: “Média-Arte Digital” (1.º semestre), “Novas Narrativas e Literacia Mediática: Estratégias e Experiências para a Cibercidadania” (n.º especial), “Cinemas do Mediterrâneo” (2.º semestre). O primeiro reúne artigos de investigação focados em aspetos criativos, metodológicos e comunicacionais nas áreas da arte computacional e generativa, instalações interativas e narrativas transmedia, realidade virtual, aumentada e mista e todas as áreas em que os medias digitais sejam manipulados através da computação, com vista à criação artística. O número especial acolheu artigos relacionados com as temáticas do ciberespaço, novas narrativas, literacia mediática, hábitos, consumo e competências da sociedade digital, utilização, discurso, ética e valores transmitidos nas redes sociais. Já o último centrou-se numa reflexão crítica em torno do cinema, como expressão da história, cultura e património(s) do Mediterrâneo. De realçar o crescimento da revista com a atribuição de diversas indexações em 2023, entre as quais Latindex e Scopus.
O Pólo de Literacia Digital e Inclusão Social do CIAC (IPSantarém) promoveu alguns eventos no seu campo de atividade. Prosseguiu-se igualmente com a participação em diferentes projetos nacionais e internacionais: “AI2Learn – Artificial Intelligence to Learning”, “Programa Operacional – Capital Humano”, cofinanciado por Portugal2020 e Fundo Social Europeu, “Virtual Escape Room: Future Jobs Integration – Supporting Ukraine and Migrants”, financiado pelo programa Erasmus + KA2.
Este Polo assinou protocolos de cooperação internacional com a Associação Rede Internacional Académica da Lusofonia (RIAL), bem como com instituições de Ensino Superior (Constantin Brâncuşi University – Roménia, Goce Delcev University – Macedónia do Norte e Latvian Academy of Culture – Letónia) e Centros de Investigação (Institute for Quality of Life Research Center – Roménia) para assim contribuir cada vez mais no impacto internacional deste centro.
No Polo CIAC-UAb destaca-se a organização da conferência internacional KUI – Culture and Computer Science 2023 (setembro), devido à componente particularmente forte de internacionalização bem como de colaboração institucional ao nível nacional, visto que o CIAC-UAb organizou esta conferência em colaboração com Universidade de Ciências Aplicadas de Berlim (HTW Berlin) e com a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. De realçar, ainda, a produção científica dos membros do polo ao nível de publicações internacionais indexadas (Scopus), tanto em revistas científicas como em livros e atas, ao mesmo tempo que se manteve um nível alto de participação como avaliadores científicos de publicações internacionais, participação no corpo editorial de periódicos internacionais, membro de comissões científicas internacionais e nacionais, revisores de artigos científicos em revistas e conferências com arbitragem científica.
O ano 2023 para o Polo CIAC-IPL-ESTC confere continuidade a reforçar as suas linhas de atuação no seu núcleo de investigação e criação aplicada no âmbito das Performatividades Cénicas e da Imagem em Movimento (grupo de trabalho em Teatro e Cinema). As atividades desenvolvidas centraram-se em três vertentes fundamentais identificadoras do polo, nomeadamente a produção de bibliografia crítica sobre tópicos que cruzam literatura e dramaturgia, artes performativas e da imagem em movimento; criação e/ou assistência dramatúrgica para espetáculos de teatro e dinamização de laboratório em artes performativas e/ou criação cénica (conceção, direção e/ou interpretação em teatro/música/performance).
O Centro procurou, por um lado, dar continuidade a alguns projetos já iniciados em ano(s) anterior(es) com o objetivo central de desenvolver investigação aplicada nos domínios das Artes (Teatro, Literatura, Cinema, Artes Plásticas, Artes Digitais) e da comunicação e, por outro, reforçar quer o número de publicações dos seus investigadores, quer as sinergias com elementos de outros polos do CIAC.
Em 2023, o fortalecimento das relações com entidades locais e no desenvolvimento de redes e parcerias manteve-se. De destacar, a título de exemplo, o apoio do CIAC na curadoria/programação da Galeria Trem (Faro) e a relação de parceria com o MuseuZer0, o Museu Municipal de Faro, a iniciativa Open Studios, o BoCA – Bienal de Artes Contemporâneas, o Festival de Cinema de Avanca, o Studio Rudolfo Quintas, o Absonus Lab e o Teatro Umano.
Em 2023, o CIAC continuou a favorecer a divulgação artística e científica, desenvolvendo projetos e inserindo ações no tecido nacional e internacional que promovam o debate de ideias e a produção de novos saberes.
Ao nível internacional, o “Ciclo de Seminários Invitro” (maio e junho) foi uma das atividades levadas a cabo em 2023, no âmbito do projeto “Invitro”. Trata-se de uma iniciativa na área das artes digitais e do pensamento e práticas transdisciplinares, que procura acolher, promover e capacitar artistas, investigadores e audiências.
As parcerias internacionais continuaram a ser alimentadas, nomeadamente com a iniciativa CIAC Talks, que através do projeto Cultural Adventures, estabeleceu ligações entre Faro e Banguecoque com a gravação de uma série de entrevistas realizadas com artistas tailandeses e internacionais associados à Escola de Arquitetura e Design da King Mongkut’s Universisty of Technology Thonburi (SoA+D). As entrevistas estão disponíveis no nosso canal de Youtube – CIACmedia.
Ainda no âmbito do projeto Cultural Adventures, realizou-se uma visita oficial dos coordenadores do Centro à King Mongkut’s University of Technology, com o objetivo de consolidar e estender a colaboração entre as instituições. Durante esta visita, investigadores do CIAC apresentaram as suas experiências de investigação e de prática artística na iniciativa “Practice & Research Seminar” (fevereiro).
De referir a aposta no alargamento da rede de trabalho do CIAC a nível internacional, através da estadia pedagógica e científica de investigadores do Centro na Universidade de Hue, Vietnam (janeiro).
Em 2023, o CIAC continuou ligado ao Conselho Europeu de Línguas, uma associação de Universidades, centros de língua e profissionais na área das línguas que se institui como plataforma de ligação com organismos europeus e outras associações/alianças.
A participação de investigadores na RAN – Radicalisation Awareness Network, integrou o CIAC numa rede de trabalho que resultou na publicação “Counterspeech – Multidisciplinary Perspectives on Countering Dangerous Speech”.
No que respeita a organização de eventos internacionais, o CIAC uniu-se à Artech International Association e realizou a ARTECH 2023 – 11th International Conference on Digital and Interactive Arts, que teve lugar na Universidade do Algarve (novembro) sob a temática “Digital Creation Processes”. No âmbito desta conferência internacional, o CIAC foi responsável pela edição do livro de atas, que se dividiu em dois volumes (short and long papers). Mais tarde, foi publicada uma versão do livro de atas na ACM Digital Library, dando assim mais visibilidade internacional aos trabalhos apresentados.
O Pólo CIAC-UAb também se uniu ao INKA Research Group da Universidade de Ciências Aplicadas de Berlim (HTW) e à Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e promoveram a KUI 2023 – XX Internacional Conference on Culture and Computer Science (setembro).
O Polo de Literacia Digital e Inclusão Social, no âmbito do projeto europeu PREDICT: Jobs of the Future, promoveu uma Série de Webinars (março, abril, maio) que englobou as seguintes sessões: “Cybersecurity”, “Code of Conduct”, “Evaluation as an improvement agent: didactic intervention tools” e diversos workshops sob o tema “ChatGPT: Interactions”.
Através do protocolo estabelecido com Grupo de Estudos Interdisciplinares: Ciências Humanas, Desenvolvimento (Universidade Federal do Maranhão, Brasil), foi organizada a palestra “A Mística Feminina Medieval entre Portugal e o Brasil” (outubro), na Universidade do Algarve. Nesta ocasião, tanto a palestra como o protocolo de colaboração foram apresentados na RUAfm – Rádio Universitária do Algarve.
Por fim, é de referir, um reforço da internacionalização que se traduziu na constituição de novas parcerias e na integração de alguns investigadores em redes internacionais de investigação. O CIAC estabeleceu um acordo de colaboração para a criação do “Symposium International des Laboratories de Recherche d’Information et de Communication”, juntamente com outros centros de investigação, nomeadamente da Universidade Abdelmalek Essaâdi (Marrocos), Universidade “Dunărea de Jos” de Galati (Roménia) e A Universidade Americana de Cairo (Egipto), com o objetivo de criar um simpósio de laboratórios que visa promover a troca de conhecimento, colaboração e inovação na área da informação, comunicação e campos relacionados a essas disciplinas.
O Centro continua a envolver-se noutro tipo de projetos internacionais, através da participação da reunião da Rede RIAL – Rede Internacional Académica de Lisboa no âmbito do V Simpósio de Economia e Gestão da Lusofonia (novembro), bem como na reunião MetaREDTIC (setembro), a associação ao consórcio Universidade Europeia dos Mares (SEA-EU) formado por nove universidades europeias, com o objetivo de fortalecer as ligações entre ensino, investigação, inovação e transferência de conhecimento, financiada pela Comissão Europeia (Eramus +) e, ainda, a colaboração no projeto iHERITAGE ICT Mediterranean platform for UNESCO cultural heritage”, que pretende melhorar e divulgar as novas tecnologias nas visitas culturais em áreas do Mediterrâneo, tendo por base os lugares Património da Humanidade.
Em 2023, foi parceiro académico da ICOAH 2023 – 10th International Conference on Arts and Humanities 2023, sob o tema “Collaborative process, Cooperation, and Multiplicity”, da conferência internacional IMPACT SCIENCE 2023 (outubro) e da IV Conferência Intercontinental em Transformação Digital (dezembro).
Destacam-se, ainda, alguns eventos que contaram com a participação de investigadores do Centro e que contribuíram para a disseminação internacional do CIAC: “HERITAGES: Past and Present Built and Social”; “XI Jornadas Didácticas ELE Difusión” (março), “Animafest ScannerX 2023” (junho), “EAI GOODTECHS 2023” e “EAI HEALTHYIoT 2023” (outubro), “ICCH 2023 – 7h International Conference on Culture and History” (julho); “14th Asian Conference on Arts & Humanities”; “13th Congress of European Research in Mathematics Education”; “XXVI Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audivisual” (novembro); “Artech 2023” (2023); “CISC’23 – International Colloquium on Communication Sciences” (novembro).
Através do acolhimento de estâncias de investigação (de investigadores provenientes de Espanha, Brasil e Eslováquia) e das missões dos membros do CIAC, continuaram a desenvolver-se parcerias e redes internacionais. São exemplo visita ao LAIS – Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Brasil), que poderá resultar numa nova parceria de colaboração em 2024.
O CIAC promoveu também a publicação do livro “Géneros populares e cinema transnacional na Europa mediterrânea”, uma análise do cinema popular da Europa mediterrânea através de uma perspetiva histórica e transnacional; e do e-book “Elvis Presley e a Cultura Popular do Século XX”, que pretende contribuir para uma reflexão em torno da carreira do cantor norte-americano, cujo impacto cultural se estende desde a década de 1950 aos nossos dias.
Ao longo do ano 2023, o CIAC continuou a participar ativamente em publicações internacionais (Springer), como por exemplo nas edições “Perspectives and Trends in Education and Technology”, “Perspectives on Design and Digital Communication IV” e “International Handbook of Skill, Education, Learning, and Research Development in Tourism and Hospitality”.
2022
No período em apreço, o CIAC continuou a orientar a sua atividade para a investigação, a prática e a formação, no campo das artes e da comunicação.
Em 2022, o CIAC organizou diferentes eventos científicos na área das artes e da comunicação, dos quais são exemplo: as exposições “A Imagem que Emerge” (fevereiro), “Os braços abertos formam ângulos rectos” (abril), “[In]tangibilidades Digitais” (julho) e “Crime e Pesadelo: O Film-Noir no Cinema de Hollywood (1941-1957)” (outubro); as conferências “Literature, Tourism and Waterscapes” (abril), “Contemporary Art and the Media after 9/11” (maio) e “Sombras do Film-Noir” (outubro); os seminários “Media Arte e Documentário cinematográfico: poética”, “Fake News e Desinformação: ameaças ao jornalismo e à democracia” (maio) e “Geografias de Saramago” (novembro); o colóquio “La fortune de Molière: répertoires, mythes et interprétations” (novembro); o Ciclo de Artes Visuais (março, abril e maio); e o Ciclo de Seminários de Ciências da Comunicação (outubro, novembro e dezembro).
De destacar, ainda, a organização das “XVI Jornadas de Investigação CIAC” (fevereiro), um evento que reuniu, em formato presencial e online, investigadores nacionais e internacionais para a partilha e discussão de metodologias/conceitos. A edição deste ano dedicou o seu programa à investigação baseada na prática nas áreas das artes e da comunicação; e à investigação produzida/acolhida no Centro (na área das ciências da comunicação, dos estudos fílmicos e processos de criação).
O CIAC continuou a promover a publicação de obras sobre os resultados de investigação produzidos no Centro: “Cartographya”, com edição e tradução de Maria José Marques, que reúne uma coletânea bilingue de poemas de Salvador Santos sobre o Algarve, agrupados em forma de itinerário/rota literária; “A qualidade e a competência midiática na ficção seriada contemporânea no Brasil e em Portugal”, o quinto volume da coleção ensaística “Humanitas”, de Gabriela Borges em coautoria com Daiana Sigiliano, Eutália Ramos, Lucas Vieira, Júlia Garcia, Vinícius Guida, Gustavo Furtuoso, Matheus Soares e Nayara Zanetti, que se assume como uma proposta teórico-metodológica, baseada na práxis criativa e reflexiva sobre as novas formas de mediação da comunicação audiovisual; e “Perspectivas Luso-Brasileiras em Artes e Comunicação Vol. 3”, editado por Jorge Carrega, Denize Araujo e Ingrid Fechine, que reúne um conjunto de reflexões sobre os fazeres artísticos no cinema, nas artes plásticas, no teatro e na fusão das artes com os meios digitais.
Para além disso, o CIAC apoiou a publicação de artigos e a participação dos seus investigadores em eventos científicos. De referir, por exemplo, “ON Cinema” (abril); “Regresso à Animalidade” (junho); “Avanca|Cinema 2022” (julho); “FEMeeting: Woman in Art, Science and Technology” e “Encontro com Ciência” (setembro); “Digicom 2022” e “CAPSI 2022” (novembro).
A produção de conteúdos de divulgação artística e científica manteve-se, nomeadamente através do programa de entrevistas “CIAC Talks”. Foram lançados 5 episódios: Christine Henry, Gustavo Jesus, Ângelo Gonçalves, Miguel Cheta e Nuno Viegas foram os artistas convidados. Para além disso, a “ROTURA – Revista de Comunicação, Cultura e Artes”, em 2022, contou com a publicação de dois números: “Jornalismo e Literacia Mediática” (1º semestre) e “Cinemas Silenciosos em Portugal” (2º semestre). O número 1 acolheu artigos de investigação relacionados com jornalismo e práticas profissionais no contexto digital; acesso aos media e consumo de informação online; e projetos, ações e ferramentas para o desenvolvimento da literacia mediática. Já o número 2, centrou-se na representação da mulher no cinema silencioso; em experiências singulares de sonorização na exibição cinematográfica; no cinema silencioso na imprensa portuguesa; e nos efeitos do cinema para a elite intelectual portuguesa na década de 1914-1924.
Destacam-se ainda outros projetos de investigação de carácter exploratório: “CyPeT” (2021-2023), que visa a exploração teórica e prática da ciberperformance; e “PROPS” (aprovado para financiamento em 2022 e a iniciar em 2023), que pretende atuar na prevenção e educação para os média, com vista à contenção do discurso de ódio online.
O Pólo Literacia Digital e Inclusão Social do CIAC (IPSantarém) promoveu alguns eventos no seu campo de atividade (“Digital Innovation: moving forward” (fevereiro) e “Simpósio de Formação Avançada de Projetos ID+I Erasmus KA2_FCT” são dois exemplos) e prosseguiu com a sua participação em diferentes projetos internacionais: “Escape Room Workflows of Innovation”, cofinanciado pela Fundação la Caixa – BPI; “FEMST – Empowering girls with knowledge and confidence in STEM to become future STEM leaders”, “PREDICT: Jobs of the Future with AI 4 VET inclusion”, “Changemakers: Emerging experience for youth”, “Front Winners: (re)skilling for mentors with immersive experiences”, “DID.VALUE on Internship and Job in Society”, “Entrepreneurial Women in ICT – Enhancing Skills to Bridge Digital Divide”, “INNOSID – Innovative Solutions based on Emerging Technologies for Improving Social Inclusion of People with Disabilities”, cofinanciados pelo programa Erasmus+.
O Pólo CIAC-UAb está profundamente relacionado com o Doutoramento em Média-Arte Digital (DMAD) e promove atividades regulares que acolhem o trabalho artístico e científico dos estudantes desse doutoramento. O Retiro do DMAD é uma atividade fulcral e, em julho, o evento regressou ao formato presencial, no Convento do Espírito Santo (Loulé), sob o mote dos elementos terra, água e espírito. A programação incluiu conferências, masterclasses, workshops, uma mesa-redonda, uma tertúlia e uma exposição. De realçar também a organização do 1º Simpósio em Média-Arte Digital (novembro), que deu a conhecer o grupo de investigação em Média-Arte Digital do Centro e os resultados de investigação de projetos do Pólo CIAC-UAb; e promoveu a criação de redes de sinergia e colaboração. Para além disso, o simpósio permitiu ainda que os estudantes do DMAD apresentassem e discutissem os resultados iniciais/intermédios da investigação em curso, no âmbito das suas teses. Este pólo participa, também, na organização de eventos internacionais, destacando-se, este ano, a conferência internacional “ARTeFACTo 2022” (novembro), que decorreu em Macau e em formato online. Este tipo de conferência é, frequentemente, a primeira experiência dos estudantes de doutoramento em eventos internacionais e/ou em publicações indexadas.
De referir, ainda, os projetos com o envolvimento do Pólo CIAC-UAb, que se encontram em desenvolvimento: “Erasmus+ IDEAS – Innovative Digital Education and Skills”, “Erasmus+ 4ArtPreneur – Innovative thinking competences for creative art entrepreneurship”, “Erasmus+ ARDES – Short Learning Programme for ARt & DEsign & Sustainability with special focus on environment and climate change” e “Nutrimovere”.
Já o Pólo CIAC-IPL reafirmou as suas linhas de atuação na investigação e criação no âmbito das Performatividades Cénicas e da Imagem em Movimento. Este ano, as atividades desenvolvidas centraram-se em três vertentes fundamentais: produção de bibliografia crítica sobre tópicos que cruzam literatura, artes performativas e imagem em movimento; criação dramatúrgica para espetáculos de teatro (textos encenados, traduzidos e publicados); criação cénica (conceção, direção e interpretação em teatro/música/performance).
Em 2022, a aposta no fortalecimento das relações com entidades locais e no desenvolvimento de redes e parcerias manteve-se. De referir, por exemplo, o apoio do Centro na curadoria/programação da Galeria Trem (Faro) e a relação de parceria com o MuseuZer0, o Museu Municipal de Faro, a iniciativa Open Studios, o BoCA – Bienal de Artes Contemporâneas, o Festival de Cinema de Avanca, o FICLA – Festival Internacional de Cinema e Literatura do Algarve, o projeto “Insulina Sai à Rua”, o Studio Rudolfo Quintas e o Teatro Umano.
O CIAC procura favorecer a divulgação artística e científica, desenvolvendo projetos e inserindo ações no tecido nacional e internacional que promovam o debate de ideias e a produção de novos saberes.
O “Ciclo de Seminários Invitro” (junho e julho) foi uma das atividades levadas a cabo em 2022, no âmbito do projeto “Invitro”. Trata-se de uma iniciativa na área das artes digitais e do pensamento e práticas transdisciplinares, que procura acolher, promover e capacitar artistas, investigadores e audiências.
As parcerias internacionais continuaram a ser alimentadas, nomeadamente através do projeto ALMA – Antropofagia, Literatura, Modernismo e Audiovisual, que resulta da parceria entre o CIAC, o Laboratório de Estudos do Discurso (Universidade Federal de São Carlos, Brasil), a Universidade Estadual de Minas Gerais (Brasil) e o Polo Audiovisual da Zona da Mata (Brasil). Neste projeto, escritores, cineastas, artistas e académicos do Brasil, Portugal e Angola debruçaram-se sobre o processo colonial, a emergência de uma voz indígena no audiovisual contemporâneo e o impacto da experiência modernista em diferentes territórios. A programação foi pensada para se refletir sobre os sentidos contemporâneos da antropofagia, em formato de ciclo de conferências: “Antropofagias para além da brasilidade” (março), “Estive em Lisboa e lembrei de você” (abril), “O Moderno em Ernesto de Sousa” (maio), “Olhares contemporâneos sobre a história a partir do filme As Órfãs da Rainha” (setembro), “Uma conversa sobre autoficção no cinema de Leonardo Mouramateus” (outubro) e “Antropofagias Tecnológicas” (novembro).
De referir a participação do CIAC no Conselho Europeu de Línguas, uma associação de Universidades, centros de língua e profissionais na área das línguas que se institui como plataforma de ligação com organismos europeus e outras associações/alianças. De realçar também a integração do CIAC na CoARA – Coalition for Advancing Research Assessment, aliança promovida pela Science Europe, pela Associação Europeia das Universidades e pela União Europeia, que visa alterar a avaliação da investigação. A participação do CIAC nesta organização atesta a presença internacional do Centro e é testemunho do seu contributo para a evolução dos procedimentos e dos métodos de avaliação da investigação.
De notar ainda a envolvência do Centro noutro tipo de projetos internacionais: “LISTiac”, que pretende contribuir para uma mudança na cognição, formação e desenvolvimento profissional dos professores; “TE-Con3”, com o objetivo de desenvolver uma metodologia inovadora para o ensino de Inglês no Ensino Superior; “Projeto Erasmus + ICFAL”, que visa o desenvolvimento de ciclos de estudos e formações em contexto de trabalho, em consonância com as necessidades de desenvolvimento económico e social de Marrocos; e “Observatório da Qualidade no Audiovisual”, um espaço de debate e de produção de conteúdo de caráter experimental, a partir da curadoria, análise e crítica da produção audiovisual contemporânea (especialmente brasileira e portuguesa), que resulta da parceria entre o CIAC e Universidade Federal de Juiz de Fora (Brasil).
Em 2022, o CIAC foi parceiro académico da “9th International Conference on Arts and Humanities – ICOAH 2022” (setembro), centrada no tema “Technological Transformations”. O evento foi organizado pelo International Institute of Knowledge Management, acolhido pela International Association for Social Science and Humanities e pela Caritas Institute of Higher Education Hong Kong e contou com o apoio do CIAC-UAlg, Dau Mot University (Vietnam), University of KwaZulu-Natal (África do Sul), Banasthali University (Índia) e University of Pretoria (África do Sul).
O Centro organizou, em parceira com o NOVA CLUNL (Universidade Nova de Lisboa), o CLLC (Universidade de Aveiro) e o CEOS.PP (Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto), a “23rd International Conference on Languages for Specific Purposes” (setembro), sob a temática “Shaping knowledge through language: LSP in theory and practice”, em que se pretendia dar a conhecer as mais recentes perspetivas teóricas e metodológicas relacionadas com a LSP, na organização do conhecimento na era digital.
Para além disso, o CIAC uniu-se à ArtsIT e acolheu a “11th EAI International Conference: ArtsIT, Interactivity & Game Creation” (novembro). Este é um importante fórum científico na disseminação de resultados de pesquisa na interseção entre arte, ciência, cultura, media e tecnologia.
Destacam-se, ainda, alguns eventos que contaram com a participação de investigadores do Centro e que contribuíram para a disseminação internacional do CIAC: “FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrónica”, no Brasil (julho e agosto); “XIII Congreso da Asociación Internacional de Estudos Galegos”, na Polónia (setembro); “VI Congresso Internacional de Competências Mediáticas”, no Perú (outubro); o colóquio internacional “Animation Socioculturelle, Changement et Innovations Sociaux”, na Guiana Francesa (outubro); o encontro internacional “MetaRed TIC 2022”, no México (novembro); a conferência/exposição internacional “ARTeFACto 2022”, em Macau e online (novembro); e a mostra internacional “Thinking Media V”, na Coreia do Sul (novembro e dezembro).
Através do acolhimento de estâncias de investigação (sobretudo de investigadores provenientes de Espanha e Brasil) e das missões dos membros do CIAC, continuaram a desenvolver-se parcerias e redes internacionais. São exemplo: o protocolo de colaboração com a New Media Art Lab da Incheon National University (Coreia do Sul); a parceria com a rede Alfamed (Perú) e o Instituto de Cultura e Artes da Universidade Federal do Ceará (Brasil).
No âmbito da divulgação científica, mas também fruto de relações internacionais, surge a coleção “Processos de Criação”, um projeto do CIAC-UAlg e do Grupo de Pesquisa em Processos de Criação (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil). Os livros desta coleção ressaltam a importância dos processos de criação; exploram os arquivos de criação, diluindo as fronteiras entre processo e obra; e resultam do olhar teórico da crítica de processo. Foram lançados três volumes: “Eustáquio Neves: sujeito fotográfico”, de Paula Martinelli, sobre a fotografia e a imagem de arte; “Roberto Alencar: o corpo em trânsito“, de Wagner de Miranda, que se centra nos percursos da composição artística de Roberto Alencar; e “Anna Maria Maiolino: projeto artístico em construção“, de Vinícius Gonçalves, em que são tecidas reflexões a respeito do fazer artístico de Anna Maria Maiolino, mediante o estudo de uma diversidade de escritos e documentos do seu processo de criação.
O CIAC promoveu também a publicação de “Hotéis Literários de Portugal”, com coordenação de Sílvia Quinteiro, sobre os hotéis portugueses que foram casa temporária de escritores; que inspiraram obras literárias; que alojaram personagens fictícias; e que foram importantes pontos de encontro para escritores e artistas.
Ao longo do ano 2022, o CIAC deu seguimento às “CIAC Webinars”, um programa direcionado para a cultura, artes e comunicação, com convidados nacionais e internacionais: “Criação no cinema documental”, com Alfonso Palazón (janeiro); “Patrimónios literários, patrimónios gastronómicos e turismo”, com Ana Lavrador Cândida Cadavez, Maria José Pires, Goreti Botelho e Isabel Dâmaso Santos (fevereiro); “O cineclubismo e a formação de públicos”, com Gabriel Rodriguez (março); “Politics on the Prairie, Blood in the Streets: Contextualizing Italian Filone Cinema”, com Austin Fisher (abril); “Researching the History of European Studios 1930-1960”, com Tim Bergfelder e Eleanor Halsall (maio); “Formas de presença na performance audiovisual”, com Patrícia Moran (junho); “Análise à imprensa de Macau”, com José Simões (setembro); “Nos 60 anos do agente 007: James Bond em dois tempos”, com Gelson Santana (outubro); e “The decolonising potentials and pitfalls of Participatory Video as a research tool”, com Pamela Richardson (novembro).
2021
O CIAC continuou a orientar a sua atividade para a investigação, a prática e a formação, no campo das artes e da comunicação, garantindo que a investigação é pensada com e para a sociedade.
Em 2021, o Centro organizou diferentes eventos científicos na área das artes e da comunicação, dos quais são exemplo: o Ciclo de Artes Visuais (março, abril e maio); as exposições “Alvará” (abril), “Da Terra à Lua, a Pé” (junho), “1907-1914: a primeira era de ouro do cinema francês na coleção de cartazes do Museu Municipal de Faro” (julho) e “You Want It Darker” (novembro); o ciclo de conferências “Políticas de Língua e de Comunicação” (abril) e a “V Conferência Ética nas Organizações” (dezembro); o “Encontro “Expressões com Som e Imagem” (abril); o simpósio “Literatura & Turismo: museificação e comunicação dos lugares dos escritores” (abril); o webinar “Arte e Empreendedorismo” (outubro); e os seminários “O professor digital: experiências de um projeto de utilização de ferramentas digitais em sala de aula” (outubro), “O cinema das origens e a coleção de cartazes do Museu Municipal de Faro” (novembro), “Storytelling na comunicacional organizacional” (novembro), “Comunicação, linguística e encontros interculturais” e “Semiótica e Cultura Visual” (dezembro).
De destacar, ainda, a organização das “XV Jornadas de Investigação CIAC” (julho), um evento que reuniu, em formato online, investigadores para a partilha, problematização e discussão de metodologias e conceitos. A edição deste ano dedicou o seu programa à diversidade geográfica do Centro e contou com a apresentação de projetos dos pólos CIAC (UAlg, ESTC-IPL, UAb, IPSantarém e ISMAI) e intervenções internacionais, que espelharam a multiplicidade de estadias investigacionais que o CIAC acolhe anualmente e que contribuem para o alargamento e dinamismo das redes de trabalho do Centro.
O CIAC continuou a promover a publicação de obras sobre os resultados de investigação produzidos no Centro. Em dezembro de 2021, foi publicado o quarto volume da coleção ensaística “Humanitas”, intitulado “Comunicação Audiovisual: o comboio do amor”, da autoria de Bruno Mendes da Silva. Através da análise de alguns momentos específicos da história do cinema, esta obra explora os conceitos mais relevantes da linguagem audiovisual, recorrendo a uma metáfora: o comboio do amor. A predominância da linguagem audiovisual na comunicação contemporânea é incontornável e, por isso, torna-se imperativo o seu domínio conceptual, estético, formal e técnico.
Para além disso, a produção de conteúdos de divulgação artística e científica manteve-se, nomeadamente através da iniciativa “CIAC Talks”, que se assume como um produto audiovisual de entrevistas a investigadores, professores e artistas (nacionais e internacionais); e da “ROTURA – Revista de Comunicação, Cultura e Artes”, que, em 2021, contou com a publicação de dois números: “Filme e Videojogo” (1º semestre) e “Processos de Criação” (2º semestre). O número 1 acolheu artigos de investigação relacionados com tecnologia, filme e videojogos; estética e produção audiovisual; videoarte e art game; média digital e interatividade; história do cinema/videojogo. Já o número 2, centrou-se na teoria da criação; nas interações entre artes e comunicação; poéticas contemporâneas; materialidades da criação; criação e receção.
Em 2021, o grupo de investigação “Literatura e Turismo” do CIAC criou a “LIT&TOUR: International Journal of Literature and Tourism Research” (IJLTR), uma revista científica com um regime de publicação contínua, que terá a sua primeira publicação no 2º semestre de 2022.
Foram desenvolvidos alguns projetos, nomeadamente o “Entre Planos” – substituto do projeto “Primeiro Plano: o espectador em construção” (2020) –, que se enquadra na área da literacia fílmica, cinematográfica e audiovisual entre o público infanto-juvenil. Concebido enquanto uma plataforma interinstitucional, “Entre Planos” envolve diversos parceiros nacionais e internacionais.
“Academia da Leitura do Mundo: o jornalismo, a comunicação e eu” é um outro projeto que conta o CIAC como parceiro. Integrando a rede nacional das Academias Gulbenkian do Conhecimento e através de uma experiência imersiva no mundo da comunicação social, este projeto pretende dotar os jovens entre os 14 e os 25 anos de ferramentas para descodificar as notícias, questionar o consumo passivo de informação e estimular uma postura crítica e construtiva adequada aos desafios da cultura noticiosa e mediática contemporânea.
O Pólo Literacia Digital e Inclusão Social do CIAC, criado em 2020 e sediado no IPSantarém, desenvolve atividades na área da Literacia Digital e Inclusão de Pessoas Desfavorecidas no Mercado de Trabalho, respondendo assim aos desafios da sociedade nestes campos de atividade. “Cenários de Inovação – Diversidade, Inclusão e Acessibilidade em EaD” (maio) e “Digital Literacy for the Labor Market Inclusion – Starting Up Multiplier Event” (junho) são dois exemplos de eventos promovidos por este Pólo em 2021. A internacionalização é, também, uma das suas prioridades e daí a sua participação nos projetos “EduApp” e “Talent”, cofinanciados pelo Erasmus+.
Através do Doutoramento em Média-Arte Digital (DMAD), que funciona em associação entre a Universidade Aberta (UAb) e a Universidade do Algarve (UAlg), o CIAC atraiu novos colaboradores. O Pólo CIAC-UAb está profundamente relacionado com o DMAD e promove atividades regulares que acolhem o trabalho artístico e científico dos estudantes desse doutoramento. O Retiro do DMAD é uma atividade fulcral e, em 2021, foi adaptado ao formato online (devido à pandemia). Integrado no programa das “XV Jornadas do CIAC” (julho), este evento contou com apresentações de palestras e de artefactos de média-arte digital.
O Pólo CIAC-UAb colabora, também, na organização de conferências, destacando-se, este ano, a conferência internacional “ARTECH” (outubro), que decorreu em modo híbrido, mas com forte participação presencial, no Centro de Congressos de Aveiro. Este tipo de conferência é, frequentemente, a primeira experiência dos estudantes de doutoramento em eventos internacionais e/ou em publicações indexadas. A “ARTECH” que contempla a vertente de instalações/artefactos digitais e a submissão de posters/papers curtos referentes a essas mesmas instalações, permitindo assim uma integração relativamente rara entre publicação científica e prática artística. De referir, ainda, os projetos com o envolvimento do Pólo CIAC-UAb, que se encontram em desenvolvimento: “Erasmus+ IDEAS – Innovative Digital Education and Skills”, “Erasmus+ 4ArtPreneur – Innovative thinking competences for creative art entrepreneurship”, “Cultural Adventures”, “TIS – Teatro de Inclusão Social” e “Nutrimovere”.
O ano de 2021, ainda muito afetado pela conjuntura pandémica, corresponde à consolidação das linhas de atuação do Pólo do CIAC, no Instituto Politécnico de Lisboa. A entrada de um novo membro do Departamento de Cinema reforçou o núcleo de investigação e criação aplicada no domínio das Performatividades, que se constitui como conceito agregador das atividades do Pólo. Este ano, as atividades desenvolvidas centraram-se em três vertentes fundamentais: produção de bibliografia crítica sobre tópicos que cruzam literatura, artes performativas e da imagem em movimento; criação dramatúrgica para espetáculos de teatro (textos estreados e/ou traduzidos e publicados); criação cénica (direção e/ou interpretação em teatro/música/performance).
Durante este período, e apesar dos constrangimentos que a pandemia provocou, o CIAC continuou a apostar no fortalecimento das relações com entidades locais e no desenvolvimento de redes e parcerias (locais, regionais e internacionais). De referir, por exemplo, o apoio do Centro na curadoria/programação da Galeria Trem (Faro), a relação de parceria com o MuseuZer0 (Tavira), a iniciativa Open Studios (Faro), o BoCA – Bienal de Artes Contemporâneas e a conferência internacional ICOAH.
Um dos objetivos do CIAC passa por favorecer a divulgação artística e científica, desenvolvendo projetos e inserindo ações no tecido nacional e internacional para promover o debate de ideias, a troca de conhecimento e a produção de novos saberes.
O ciclo de seminários “Invitro” (maio-junho) e a exposição “Entre Tecidos” (setembro) são dois exemplos de atividades levadas a cabo, em 2021, no âmbito do projeto “Invitro”. Trata-se de uma iniciativa na área das artes digitais e do pensamento e práticas transdisciplinares, que procura acolher, promover e capacitar artistas, investigadores e audiências.
As parcerias internacionais continuaram a ser alimentadas, nomeadamente através do projeto europeu “Play Your Role: Gamification Against Hate Speech”. De referir que o projeto envolve instituições como Società Cooperativa Sociale Zaffiria (Itália), COSPE – Cooperazione per lo Sviluppo dei Paesi Emergenti ONLUS (Itália), VsI Edukaciniai Projektai (Lituânia), JFF – Institute for Media Education (Alemanha), Fundacja Nowoczesna Polska (Polónia) e Savoir Devenir (França). “Play Your Role” utiliza o forte potencial e atratividade dos videojogos para criar espaços de diálogo e desenvolver o pensamento crítico dos jovens, na luta contra o discurso de ódio online. O CIAC participou no encontro internacional “Play Your role: Gamification against hate speech” (maio); dinamizou o workshop “Play Your Role – Gamification Against Hate Speech” (maio) na sessão “Academia da Leitura do Mundo: o jornalismo, a comunicação e eu”, da iniciativa “Academias Gulbenkian do Conhecimento”; e marcou presença na conferência plenária “Games Against Hate Speech” (setembro), incluída no evento de encerramento do projeto. Ao longo do ano, foram publicados artigos sobre os resultados/conclusões do projeto (nomeadamente, em publicações internacionais como a “Revista Húmus”).
Para além disso, através do acolhimento de estâncias de investigação (sobretudo de investigadores provenientes de Espanha e Brasil), sob a supervisão dos membros do CIAC, continuaram a desenvolver-se parcerias e redes internacionais. Destas estâncias, ainda que algumas tivessem sido adiadas pela pandemia, resultaram seminários e publicações sobre as áreas de atuação do Centro (nomeadamente sobre cultura digital, literacia digital transdisciplinar, produção audiovisual, conteúdos e formatos audiovisuais).
De referir a participação do CIAC no Conselho Europeu de Línguas (CEL), uma associação de Universidades, centros de língua e profissionais na área das línguas que tem estruturado e coordenado projetos europeus e que se institui como plataforma de ligação com organismos europeus e outras associações/alianças. A envolvência do Centro contribuiu para a construção de uma rede de trabalho, com articulação internacional, direcionada para a terminologia científica e a comunicação de ciência.
De notar também a sua envolvência em outro tipo de projetos internacionais como o LISTiac (Linguistically Sensitive Teaching in All Classrooms), que pretende contribuir para uma mudança na cognição, formação e desenvolvimento profissional dos professores. Outro exemplo é o projeto TE-Con3 (Teaching English as Content in Tertiary Education), com o objetivo de desenvolver uma metodologia inovadora para o ensino de Inglês no Ensino Superior, com base numa sequência de módulos ajustados à complexidade da linguagem e à gramaticalidade de diferentes áreas académicas. Por último, o projeto Erasmus + ICFAL (Institutionnalisation des Centres de Formation par ALternance aux Universités Marocaines), que visa o desenvolvimento de ciclos de estudos e formações em contexto de trabalho, em consonância com as necessidades de desenvolvimento económico e social de Marrocos.
Destacam-se, ainda, algumas das atividades que contribuíram para o alargamento das relações internacionais do Centro: as palestras “A xustificación do traductor na era da tecnoloxía”, “A importancia da tradución nas linguas periféricas: o caso do galego” (maio) e “O mosaico das linguas: Sociedade e linguas en Galicia” (dezembro), promovidas pelo Centro de Estudos Galegos e apoiadas pelo CIAC; os seminários “Las variedades meridionales del Español: reflexiones para el estudio de la modalidad lingüística andaluza” (maio), “Buscar las Historias (ficción y realidad)” (junho) e “Les Mathématiques sont aussi des faits de langue(s). Comment comptons-nous dans nos langues?” (julho), organizado em parceria com o Institut de Recherche sur l’Enseignement des Mathématiques – IREM (Universidade de Paris); a “Internacional Conference on Arts and Humanities – ICOAH” (setembro), com a participação de Bruno Mendes da Silva no Painel de Avaliação de sessões técnicas; a conferência internacional “The Linguistic, Educational and Intercultural Research – LEIC Research 2021” (outubro), que contou com o investigador Manuel Célio Conceição como orador convidado; entre outras.
Em 2021, o CIAC participou também no 2º Comité de Direção do projeto “iHeritage” (julho) e avançou com a criação do seu website. O “iHeritage” procura consolidar o acesso ao património cultural Mediterrâneo da UNESCO, através de experiências de realidade aumentada e imersiva, com a criação de living labs direcionados para a pesquisa e o desenvolvimento. A plataforma mediterrânea TIC iHERITAGE para o património cultural da UNESCO é um projeto estratégico cofinanciado pelo Programa da Bacia do Mar Mediterrâneo ENI CBC da União Europeia, que conta com a participação de seis países: Itália, Egito, Espanha, Jordânia, Portugal e Líbano.
Outra plataforma que continuou a ser desenvolvida em 2021 está relacionada com a coleção “Processos de Criação”, um projeto que nasce do intercâmbio entre o CIAC-UAlg e o Grupo de Pesquisa em Processos de Criação da PUC-SP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil). Os livros da coleção ressaltam a importância dos processos de criação; exploram os arquivos de criação, diluindo as fronteiras entre processo e obra; e resultam do olhar teórico da crítica de processo.
No âmbito da divulgação científica, mas também fruto de relações internacionais, surge o livro “The Forking Paths: Interactive Film and Media”, publicado em setembro de 2021. Este livro revisita historicamente, socialmente, pedagogicamente e esteticamente os últimos 50 anos de interatividade audiovisual. O projeto “The Forking Paths” teve início em 2013, quando um grupo de investigadores do Centro encetou um processo de investigação teórico-prático na área da interatividade fílmica e, desde então, foram escritas dezenas de publicações científicas e produzidas quatro experiências fílmicas interativas (que estiveram patentes em festivais internacionais de referência como o FILE (São Paulo, Brasil), ou o Script Road (Macau, China). Em 2021, juntaram-se aos investigadores do CIAC alguns dos maiores especialistas mundiais em filme e media interativos, resultando “The Forking Paths: Interactive Film and Media”. Descobrem-se, neste livro, apontamentos que parecem indiciar uma possível evolução na sintaxe audiovisual.
No último trimestre do ano, o CIAC lançou ainda um programa mensal de webinars – as “CIAC Webinars” –, direcionado para as áreas da cultura, das artes e da comunicação, com convidados internacionais. A primeira edição ocorreu em outubro com Nigel Power (artista, designer e académico britânico), sob o título “Re-rememberings: notes on the visual culture of post-coup Thailand (2014-2019)”); seguiu-se Adriana Nascimento (investigadora, professora e curadora brasileira) com “Poéticas Feministas em Corpo, Espaço e Tempo”, em novembro; e Tom McCarthy (escritor e artista visual britânico), que, em dezembro, apresentou a obra “The Making of Incarnation” (2021) e debruçou-se sobre o processo de criação e escrita.
Apesar do contexto pandémico, foi possível contribuir para a disseminação e expansão do conhecimento científico.
2020
O CIAC continuou a orientar a sua atividade para a investigação, a prática e a formação, no campo das artes e da comunicação, garantindo que a investigação é pensada com e para a sociedade. É neste sentido que se mantém a aposta na criação de plataformas que favorecem a divulgação artística e científica, bem como o aprofundamento entre as artes e as tecnologias nos seus diversos aspetos.
Em 2020, o CIAC organizou diferentes eventos científicos na área das artes e da comunicação, dos quais são exemplo: as exposições “The eyes are not here” (fevereiro), “Zoom In” (novembro) e “The Getaway to the Stars” (novembro); o “Seminário Comunicação & Publicidade” (fevereiro); as palestras “Cinema Interativo” (março) e “Artistas da América Latina” (abril); os workshops de “Literatura e Cinema” e “Guionismo” (abril); a “Semana das Letras Galegas” (maio), o “Ciclo de Artes Visuais” (setembro-dezembro), o colóquio “As Mulheres nas Artes” (novembro), a “III Conferência Ética nas Organizações” (novembro), entre outros. De destacar, ainda, a organização das “XIV Jornadas de Investigação CIAC” (fevereiro), um evento que reuniu investigadores para a partilha, problematização e discussão de metodologias, conceitos e caminhos. A edição deste ano dedicou o seu programa à comunicação de ciência, arte, literacias e novos media e permitiu a disseminação dos resultados de projetos e trabalhos multidisciplinares em desenvolvimento no CIAC, junto da comunidade em geral. A comunicação de ciência é efetivamente uma das missões do CIAC e, nesse sentido, são dinamizadas atividades e eventos que permitam a produção e difusão do conhecimento científico nos campos de atuação do Centro.
Na mesma linha de difusão de conhecimento, o CIAC continuou a promover a publicação de obras sobre os resultados de investigação produzidos no Centro. Em 2020, foi publicado o terceiro volume da coleção ensaística “Humanitas”, sob o título “O Museu de Tudo em Qualquer Parte – Arte e Cultura Digital: inter-ferir e curar”. Trata-se de um contributo atual e aprofundado para o estudo da Média-Arte Digital, que apresenta uma metodologia inovadora, a a/r/cografia, enquanto ferramenta de registo e análise do processo criativo, para a produção de média-arte digital interventiva e funcional.
Para além disso, a produção de conteúdos de divulgação artística e científica manteve-se, nomeadamente através da iniciativa “CIAC Talks”, que se assume como um produto audiovisual de entrevistas a investigadores, professores e artistas (nacionais e internacionais). O website da “ROTURA – Revista de Comunicação, Cultura e Artes” ficou disponível em 2020 e, em julho, foi lançada a primeira chamada para a submissão de artigos de investigação nas áreas de filme e videojogo.
Foram executados alguns projetos, nomeadamente o “Primeiro Plano – o espectador em construção”, que tem por objetivo reunir projetos e iniciativas que desenvolvem o cinema para, com e através de crianças e jovens, no âmbito da educação. Concebido enquanto uma plataforma interinstitucional, o projeto tem em vista a criação de uma rede de iniciativas em cinema e educação em Portugal.
O CIAC criou ainda um polo de Literacia Digital e de Inclusão Social, no Instituto Politécnico de Santarém (IPS), onde apoiou o desenvolvimento do curso “Literacia Digital para o Mercado de Trabalho” (não conferente de grau), o primeiro modelo de formação e de educação inclusiva em contexto de ensino superior para deficiência intelectual. O objetivo é promover e facilitar a inclusão social, laboral e empregabilidade dos referidos jovens, através da sua capacitação e desenvolvimento de competências específicas em literacia digital ajustadas às necessidades do mercado de trabalho, com vista a construir um perfil profissional ajustado. Este polo encontra-se alinhado com uma rede de parceiros internacionais dedicados à temática da literacia digital, entre eles: Center for Social Innovation (Chipre); Grupo de Investigação Imágenes, Palabras e Ideas – GIPI (Espanha); Grupo de Pesquisas em Estudos de Linguagem, Libras, Educação Especial e a Distância e Tecnologias (Brasil); e Native Scientist (Reino Unido).
Através do Doutoramento em Média-Arte Digital (DMAD), que funciona em associação entre a Universidade Aberta (UAb) e a Universidade do Algarve (UAlg), o CIAC atraiu novos colaboradores. De notar que o polo CIAC-UAb está profundamente relacionado com o DMAD e promove atividades regulares que acolhem o trabalho artístico e científico dos estudantes desse doutoramento. O Retiro do DMAD é uma atividade fulcral, de carácter presencial, que reúne os estudantes do referido doutoramento, artistas e investigadores, e que tem impacto relevante sobre a sociedade, envolvendo usualmente entidades do poder local, galerias ou associações. Esta atividade, que decorreu em julho de 2020, foi adaptada para o formato online devido à pandemia e, recreando no contexto remoto as atividades fundamentais do Retiro, contou com apresentações de palestras e de artefactos digitais.
Para além disso, o polo CIAC-UAb colabora na organização regular de conferências, destacando-se, em 2020, a conferência internacional ARTeFACTo, que decorreu nos dias 26 e 27 de novembro, em Faro. Trata-se de um evento com crescente participação de autores internacionais, que contempla a vertente de instalações/artefactos digitais (que, de facto, são exibidos durante o evento) e a submissão de posters/papers curtos referentes a essas mesmas instalações, permitindo assim uma integração relativamente rara entre publicação científica e prática artística.
Destacam-se ainda os seguintes projetos do polo CIAC-UAb, em contínuo desenvolvimento: CHIC, SCReLProg, Cultural Adventures, Gender in Map, Erasmus+AIT, e ENPOWER.
O ano de 2020 corresponde também ao início de uma nova fase do polo do CIAC no Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), com a entrada de três novos membros para reforçar o núcleo de investigação e criação aplicada no domínio das Performatividades, que se constitui como conceito agregador das atividades do polo. Neste ano, as atividades desenvolvidas centraram-se em três vertentes fundamentais: produção de bibliografia crítica sobre tópicos que cruzam literatura, artes performativas e da imagem em movimento; criação dramatúrgica para espetáculos de teatro (textos estreados ou distinguidos); e criação cénica (direção e/ou interpretação em teatro/música/performance).
Durante este período, e apesar dos constrangimentos que a pandemia provocou, o CIAC continuou a apostar no fortalecimento das relações com entidades locais e no desenvolvimento de redes e parcerias (locais, regionais e internacionais). De referir, por exemplo, o apoio do Centro na curadoria/programação da Galeria Trem (Faro), no Som Riscado – Festival de Música e Imagem (Loulé) e no Festival Internacional de Cinema e Literatura de Olhão; a relação de parceria com o MuseuZer0 (Tavira) e a iniciativa Open Studios (Faro).
Um dos objetivos do CIAC passa também pela construção de plataformas digitais que favorecem a divulgação artística e científica e, nesse sentido, em 2020, avançou-se com a criação dos websites de dois projetos: “INVITRO” e “Processos de Criação”. O primeiro, assumindo-se como um centro transdisciplinar para a investigação, desenvolvimento e experimentação de artefactos em Arte, Tecnologia e Ciência, resulta de uma parceria entre a Universidade Aberta, o CIAC e a Artech International. “INVITRO” é uma iniciativa na área das artes digitais e do pensamento e práticas transdisciplinares, que procura acolher, promover e capacitar artistas, investigadores e audiências. Para isso conta com um programa de residência internacional, um programa curatorial e um programa de workshops, mesas redondas e seminários. Já a coleção “Processos de Criação” nasce do intercâmbio entre o CIAC-UAlg e o Grupo de Pesquisa em Processos de Criação da PUC-SP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil). Os livros da coleção ressaltam a importância dos processos de criação, enquanto temática cada vez mais presente nas discussões artísticas contemporâneas; exploram os arquivos de criação, diluindo as fronteiras entre processo e obra; e resultam do olhar teórico da crítica de processo. De notar o seu grau de ineditismo num campo com pouca bibliografia em língua portuguesa.
Em 2020, as parcerias internacionais continuaram a ser alimentadas através de diferentes atividades, nomeadamente através do projeto europeu “Play Your Role: Gamification Against Hate Speech”. De referir que o projeto envolve instituições como Società Cooperativa Sociale Zaffiria (Itália), COSPE – Cooperazione per lo Sviluppo dei Paesi Emergenti ONLUS (Itália), VsI Edukaciniai Projektai (Lituânia), JFF – Institute for Media Education (Alemanha), Fundacja Nowoczesna Polska (Polónia) e Savoir Devenir (França). “Play Your Role” utiliza o forte potencial e atratividade dos videojogos para criar espaços de diálogo e desenvolver o pensamento crítico dos jovens, na luta contra o discurso de ódio online. Os videojogos surgem, assim, como um vetor pedagógico na abordagem de questões de discriminação, na partilha de ferramentas para lidar com conflitos e na promoção da cidadania junto dos adolescentes. O CIAC acolheu reuniões de preparação do projeto “Play Your Role” (janeiro); publicou, ao longo do ano, artigos sobre os resultados/conclusões da primeira fase do referido projeto (nomeadamente, em publicações internacionais como a revista “Comunicando” e o “Journal of Digital Media & Interaction”); e participou em encontros e conferências para a apresentação da iniciativa (“Academias Gulbenkian do Conhecimento”, “DIGICOM 2020” – International Conference on Digital Design & Communication”, “XIV Jornadas de Investigação CIAC”). Este ano, dadas as contingências decorrentes da pandemia, o encontro “Hackathon” (previsto para março, em Itália) foi adaptado e promoveram-se, em outubro, diversos eventos em formato online.
Para além disso, através do acolhimento de estâncias de investigação (sobretudo de investigadores provenientes de Espanha e Brasil), sob a supervisão dos membros do CIAC, continuaram a desenvolver-se parcerias e redes internacionais. Destas estâncias, ainda que algumas tivessem sido interrompidas pela pandemia, resultaram seminários e publicações sobre as áreas de atuação do Centro (nomeadamente sobre literacia mediática, webséries e publicidade no audiovisual).
De referir também a participação do CIAC no Conselho Europeu de Línguas (CEL). Trata-se de uma associação de Universidades, centros de língua, associações de profissionais na área das línguas (tradutores, revisores, intérpretes) que tem estruturado e coordenado projetos europeus e que se institui como plataforma de ligação com organismos europeus e outras associações/alianças. A envolvência do Centro contribuiu para a construção de uma rede de trabalho, com articulação internacional, direcionada para a terminologia científica e a comunicação de ciência.
Destacam-se, ainda, algumas das atividades que contribuíram para o alargamento das relações internacionais do Centro: o ciclo de conferências sobre a diversidade linguística “A Mesa Redonda das Línguas” (fevereiro), promovido pelo Centro de Estudos Galegos e apoiado pelo CIAC; a conferência “Besides The Screen” (julho), organizada pelo CIAC-ISMAI, CITEI – Instituto Universitário da Maia, Kings College London (Reino Unido) e POSCOM da Universidade Federal Espírito Santo (Brasil); a conversa “Longe é um lugar que não existe”, promovida pelo Instituto das Artes da Unicamp (Brasil) e que contou com investigadores do CIAC como oradores convidados; o ciclo “Diálogos Oblicuos: notas entre la arquitectura y otros campos” (novembro), resultado da parceria entre o CIAC e a Secretaría de Investigación de la Facultad de Arquitectura de UNC (Argentina); a participação do CIAC no “IV Ciclo de Conferencias y Seminarios de Formación para la Transferencia de Conocimiento” (novembro), a convite da Universidade de Alicante; entre outras.
Ainda no âmbito da divulgação científica, mas também fruto das relações com entidades internacionais, destaca-se a participação do filme “Cadavre Exquis” no File – Electronic Language International Festival (Brasil). Este projeto, com início em 2017 e que se desenvolveu em colaboração com a Universidade de São José (Macau), a produtora Art8Macau, a Creative Macau e o Instituto de Macau, é um filme interativo que permite, através da linguagem corporal, interagir com as personagens da narrativa. Em 2020, ao integrar o referido festival, contribuiu para a divulgação da investigação levada a cabo pelo CIAC sobre o filme interativo e as possibilidades de imersão do espectador.
Apesar do contexto pandémico, o CIAC apoiou e incentivou a participação dos seus investigadores em encontros e publicações nacionais e internacionais, perspetivando assim a disseminação dos trabalhos produzidos e a expansão do conhecimento científico.
2016-2019
O CIAC continuou a apostar na criação de plataformas digitais que favorecem a divulgação artística e científica, bem como o aprofundamento entre as artes e as tecnologias nos seus diversos aspetos. É nossa preocupação divulgar e promover o trabalho produzido: o website do centro está a ser reformulado tornando-se numa plataforma crossmedia, dinâmica e inovadora, que permite assegurar a divulgação de todos os trabalhos produzidos, estimulando a criação de novas linguagens artísticas e comunicacionais; fazemos uso dos meios disponíveis (redes sociais, plataformas, parcerias) para divulgar a produção do Centro como uma estratégia para responder ao primeiro objetivo que orienta o seu início: inovar a pesquisa no campo das artes e da comunicação e promover a produção e difusão de material, procurando uma verdadeira literacia das artes e dos média.
Recentemente, foi lançada a nova versão da plataforma do projeto romanceiro.pt. Esta plataforma pretende abrir o Arquivo do Romanceiro Português a um público não especializado, oferecendo ao utilizador, através de um website renovado (www.romanceiro.pt), novos recursos e novas ferramentas de pesquisa que lhe permitam um acesso direto e documentado às mais de 10.000 versões de romances da tradição oral portuguesa. Continuamos a desenvolver e alimentar as seguintes plataformas: Invitrolab (http://invitrolab.eu/), uma plataforma transdisciplinar para a arte, tecnologia e ciência que tem permitido apoiar a criação artística digital; a plataforma Os caminhos que se bifurcam (https://oscaminhosquesebifurcam.ciac.pt/), que tem promovido a dinamização de projetos de cinema interativo; a plataforma Ephemeral Expanded (http://www.ephemeral-expanded.net) que tem tornado possível a divulgação de expressões artísticas digitais efémeras.
Celebrámos em 2017 a realização da XI edição das Jornadas do CIAC, um momento de debate entre os investigadores do centro, que partilham, as suas pesquisas e resultados em temáticas associadas à comunicação, à cultura e às artes. Nesta XI edição, destacámos a organização de uma sessão temática dedicada aos jornais cinematográficos, que contou com a participação especial de investigadores internacionais e que permitiu trazer ao Algarve um momento sério de reflexão em torno deste tema, numa perspetiva internacional enriquecedora.
Na mesma linha de difusão de conhecimento, em dezembro de 2016, foi publicado o primeiro livro da Coleção Humanitas: Buñuel e o Surrealismo: a Arquitetura do Sonho, de Mirian Tavares. Esta coleção ensaística visa a divulgação dos resultados da investigação produzida neste centro, refletindo a saudável transversalidade caracterizadora da investigação do CIAC, que abarca as Artes, a Comunicação e a Cultura, as Letras e as Humanidades Digitais. Esta coleção espelha a desejável harmonia entre o estudo das novas linguagens, dos novos processos e métodos e a solidez de saberes que prolongam tradições teóricas e críticas.
Apostámos no fortalecimento das relações com centros de pesquisa em outras áreas de investigação e produção de conhecimento, estabelecendo protocolos com entidades locais, como o Centro Ciência Viva do Algarve, onde realizamos uma mostra de Arte Digital no âmbito do retiro do Doutoramento em Média-Arte Digital.
Têm sido executadas as tarefas previstas no âmbito dos projetos internacionais, em parceria com outras instituições, com financiamento externo, como o Projeto Erasmus , 4CDE (Code, Content, Creation and Culture for Digital Education) na área das competências digitais, que tem como principal objetivo alargar a oferta de recursos educacionais abertos para ajudar formadores e professores a aprender as noções básicas de TIC, nomeadamente através do uso artístico das tecnologias digitais; o projeto ChIMERA, financiado pelo Programa Interreg MED, cujo objetivo principal é melhorar as capacidades de inovação dos atores públicos e privados do sector da indústria cultural e criativa nas regiões participantes e na região mediterrânica, através do reforço da cooperação transnacional e das ligações entre empresas, organismos de investigação e autoridades públicas em setores-chave na região mediterrânica; o Projeto Telemedia -Arte, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, com o propósito de promover a melhoria do processo de ensino e aprendizagem artístico a distância online; o projeto Tutoria Virtual, com o objetivo de criar um mediador da aprendizagem no ensino superior online, desenvolvido pela Universidade Aberta, em parceria com a Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, o Centro de Investigação em Artes e Comunicação e apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia; o Projeto M5SAR: MOBILE FIVE SENSES AUGMENTED REALITY SYSTEM FOR MUSEUMS, financiado pelo programa Portugal2020, CRESC Algarve 2020 I&DT; que visa desenvolver um sistema de realidade aumentada, concretizado numa plataforma e numa APP com o objetivo de explorar os 5 sentidos humanos.
O Curso de Doutoramento em Média-Arte Digital tem trazido CIAC novos investigadores que estão a desenvolver pesquisa na área da Média-Arte Digital, quer a partir do CIAC na Universidade Algarve, quer a partir do CIAC no polo da Universidade Aberta. É ainda de salientar que alguns dos projetos do Centro, que contemplam a fusão da investigação e das práticas artísticas, têm tido continuidade no período a que respeita este relatório, nomeadamente a programação de exposições na Galeria Trem, a programação de exposições no espaço das Ruínas de Milreu, em Estoi, a participação do CIAC na programação do Atalaia Artes Performativas, bem como na programação do “Projeto da nova arte de fazer ruínas”, acolhido pelo CIAC.
O CIAC tem acolhido vários investigadores de pós-doutoramento nacionais e internacionais, nomeadamente brasileiros, de universidades com as quais o CIAC mantém protocolos de intercâmbio.
2015
Em 2015, da investigação realizada no CIAC salientamos os seguintes resultados: na linha da literacia, foram apresentadas na Cinemathèque Française as conclusões do projeto Framework for Film Literacy in Europe. Deste projeto resultou a implementação de diferentes plataformas europeias de literacia fílmica – PLF, entre as quais a de língua portuguesa albergada no sítio do CIAC, dando assim visibilidade aos trabalhos de Literacia Fílmica que se desenvolvem em Portugal, nomeadamente no campo da formação avançada e de base; tiveram lugar as IX jornadas do CIAC, um momento de balanço e divulgação da investigação desenvolvida no Centro. Esta edição foi concebida para dar a conhecer algumas das investigações de mestrado e doutoramento em curso, no âmbito dos programas em Comunicação, Cultura e Artes da Universidade do Algarve e em Média-Arte Digital, uma oferta conjunta da UAlg e da Universidade Aberta. Também marcaram presença alunos de pós-doutoramento que desenvolvem investigação no CIAC, tanto os residentes como os de programas estrangeiros que levam a cabo estâncias investigacionais; na área das artes computacionais e media criativos arrancou o projeto INVITRO – Centre for Transdisciplinary Art & Tecnology que resulta de uma parceria entre a Universidade Aberta, o CIAC e a Artech International e tem como missão trabalhar para o desenvolvimento de artefactos tecnológicos baseados na intersecção inter, multi e transdisciplinar, colaboração entre sectores, inovação e pensamento criativo. Em 2015 foram concretizados programas de residência internacional, um programa curatorial e um programa público de workshops, mesas redondas e seminários; no grupo de investigação Texto & Cena, além de inúmeras publicações na linha de produção de pensamento crítico, pesquisa aplicada e bibliografia especializada no contexto da escrita para a cena de teatro e teatro e comunidade, salienta-se o projeto “Dramas de Princesas. A Morte e a Donzela” coordenado por Alexandre Calado. No âmbito deste projeto foram traduzidos textos inéditos da escritora austríaca Elfriede Jelinek, bem como realizaram-se residências artísticas, ações de Formação, Colóquios e vários espetáculos, em Almada, em Lisboa, em Torres Vedras e em Palmela. A Peste – Associação de Pesquisa Teatral/Laboratório de Teatro e Artes Performativas apresentou o espetáculo Na Leprosaria, uma criação coletiva a partir de textos de poetas portugueses contemporâneos; foi concluído o projeto “Os caminhos que se bifurcam”, do qual resultou a criação de uma patente ligada ao cinema interativo. Deste projeto resultou ainda a criação de uma plataforma de cinema digital, dois filmes interativos (Neblina e O Livro dos Mortos), apresentados em vários festivais nacionais e internacionais, dos quais destacamos o Festival Internacional de Cinema de Avanca e o Festival Internacional de Arte Eletrônica – File 2015, em São Paulo, no Brasil. Foram publicados artigos, em revistas científicas nacionais e internacionais, e apresentadas comunicações em Congressos; foi disponibilizada a plataforma do projeto “Ephemeral Expanded” com o objetivo de desenvolver investigação teórica e prática e contribuir para a construção da futura memória das artes efémeras. Além da plataforma, realizaram-se aulas abertas sobre práticas efémeras e as suas teorias;
teve lugar a 7ª Conferência Internacional sobre Artes Digitais – ARTECH 2015, organizada pela Universidade Aberta, pela ARTECH International e pelo CIAC; promovemos ainda vários seminários e conferências. Destacamos o seminário “Las humanidades digitales ante el discurso disruptivo: el impacto de la tecnología y la cultura digital en la investigación”, com Paul Spence, professor de Humanidades Digitais do King´s College, com o objetivo de promover a discussão em torno das humanidades digitais, bem como abrir novas perspetivas de trabalho colaborativo entre os investigadores do CIAC e do King´s College; a Conferência “1946-1976: O Cinema da Europa Mediterrânea do Pós-Guerra à Queda das Ditaduras” e a conferência “Flâneur – Novas Narrativas Urbanas”, em parceria com a Procur.arte, a DINÂMIA’CET/ISCTE e o Instituto de História da Arte/UNL. Esta conferência marcou o momento de lançamento ao público do projeto Flanêur – projeto de arte no espaço público, tendo por base a fotografia contemporânea, o território urbano e o trabalho em rede;
em 2015, a parceria entre a Câmara Municipal de Faro e o CIAC foi continuada com sucesso, através de várias exposições na galeria TREM, das quais destacamos: “Arte: Um Assunto de Mulheres”, “gabinete > gregório” de Pedro Saraiva; “Ridi Pagliaccio” de Pedro Cabrita Reis na Galeria e “3285 dias”, organizada pelos professores/artistas do Curso de Artes Visuais; o Ciclo de Artes Visuais prosseguiu em 2015, mantendo o objetivo de promover um diálogo entre artistas, agentes culturais e comunidade académica;
ainda relativamente a parcerias e projetos regionais, destacamos a concretização da exposição, “Ruínas”, resultante do protocolo entre o CIAC e a Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg) para o desenvolvimento conjunto da programação de exposições na Casa Rural das Ruínas Romanas de Milreu, localizadas junto à aldeia de Estói (Faro). Esta importante parceria tem como objetivo dinamizar a interação entre as comunidades académica e local, estimulando diálogos entre arte e património cultural da região;
o CIAC esteve presente na Noite Europeia dos Investigadores, divulgando alguns dos projetos mais inovadores do Centro e participou, pelo segundo ano consecutivo, na II Mostra de Projetos de Ciência e Tecnologia, em Tavira, inserida na Semana da Ciência e da Tecnologia, em parceria com o Centro de Ciência Viva;
no âmbito do grupo de investigação “Arquivo e memória” foi coordenado e publicado o livro Miscelánea de estudios sobre el romancero. Homenaje a Giuseppe Di Stefano, em parceria com a Universidade de Sevilha.
2014
Em 2014, o CIAC fortaleceu a sua vertente de investigação na área das artes digitais, quer através da criação de um polo na Universidade Aberta que sedia o DMAD – Doutoramento em Media-Arte Digital, quer com a integração de investigadores do ISMAI e da UAb que trabalham nas áreas híbridas da produção de conteúdos e de investigação em e para plataformas digitais. Na sua terceira edição, o DMAD promoveu dois retiros doutorais, nos meses de julho de 2013 e de 2014, nos quais foram realizadas master classes, exposições de arte digital e defesas de projetos de teses inovadores nesta área. Está a ser criado um laboratório em média-arte digital, com o apoio da Universidade de Stanford, no polo CIAC/Universidade Aberta e alguns investigadores/artistas têm produzido exposições e participado de festivais internacionais e eventos que promovem e refletem sobre a criação artística contemporânea mediada pelas novas tecnologias.
Foram potenciadas as redes internacionais de investigação, através das parcerias com a Universidade Autónoma de Barcelona, Universidade Complutense de Madrid, Universidade de Huelva, Universidade de Sevilha, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal da Bahia, Universidade de São Paulo, Universidade Anhembi Morumbi e mais recentemente a Universidade Federal de Juiz de Fora. O CIAC prosseguiu com a organização de eventos de cariz científico na área das artes e da comunicação, dos quais são exemplo: VII Artech International Conference on Digital Arts; Artes e Ciências em Diálogo; A Peregrinação; Sailing in Troubled Waters e o IV Encontro Anual da AIM (coorganização). Ciclo de Palestras: Mestres e Discípulos nas Artes, nas Ciências, nas Humanidades; Livro: passado, presente e futuro e o IV e o V Ciclo de Artes Visuais. Workshops: 1º e o 2º WEO – Workshop em Ensino Online, Ciclo de workshops em Dança Somática e Tecnológica. Seminários / Master classes: European Theatre seen from the North; Literacia de la violencia de género en medios de comunicación; Cultura 2020 – Seminário Património e Território. Simpósio Corporalidades Pós-Humanas. Exposições: As coisas que não existem são mais bonitas, Mapland; Pedro Cabral Santo – Barba Azul a Preto e Branco; Privado; Devorar e não digerir; Desenhos – Manuel Baptista; RAUM: Residências Artísticas Online; 3265 dias; Edgar Massul – #Other Free Works; Rudolfo Quintas – EVERYTHING WE HEAR AND MANY THINGS WE DON´T; VII Mostra de Arte Contemporânea (Universidade Federal Fluminense/CIAC).
Dando continuidade ao projeto das Jornadas do CIAC, momento único de troca de experiências e de reflexões entre os membros integrados e colaboradores do CIAC e a comunidade, realizaram-se quatro jornadas, três em Faro e uma em Lisboa, na ESTC. As atas foram disponibilizadas online no website do Centro.
Finalizamos o Projeto RECARDI – Rede de Cultura e Arte Digital (Aprovado pela Agência de Inovação ao abrigo do QREN). Tratou-se de um projeto em consórcio liderado pela empresa EDIGMA.COM, em parceria da Universidade Aberta e das seguintes entidades: Metatheke, Centro de Computação Gráfica, Universidade Aberta, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Universidade de Coimbra e CIAC/Universidade do Algarve. O projeto “O Arquivo do Romanceiro Português da Tradição Oral Moderna (1828-2010): sua preservação e difusão”, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, está em fase de conclusão e o Projeto desenvolvido com o British Film Institute, “Showing films and other audiovisual content in European schools – Obstacles and best practices”, financiado pela the European Commission, apresentou os resultados 2013, através de uma publicação difundida na página do BFI.
Em geral, foram cumpridos todos os objetivos e indicadores a que o CIAC se propôs ao longo de 2014 apresentando os seguintes resultados:
- Foram estabelecidas diversas relações nacionais e internacionais, nomeadamente através de parcerias/protocolos com as seguintes entidades: Centro de Ciência Viva do Algarve, Fundação EDP, CRIA – Centro Regional para a Inovação no Algarve, Oficina Bartolomeu dos Santos, Fundação Manuel Viegas Guerreiro, Biblioteca Municipal de Faro, Biblioteca Municipal de Tavira, Algarve Film Comission, Associação Cultural “Ar Quente”, CHAIA – Centro de História de Arte e Investigação Artística, Associação de Músicos do Algarve; Museu Municipal de Faro; Câmara Municipal de Loulé e de Faro. A nível internacional, foram estabelecidas as seguintes parcerias: British Film Institut; Universidade de Lund, Universidade de Stanford, Universidade Complutense de Madrid, Universidade Federal Fluminense, Universidade Autónoma de Barcelona, Universidade Europeia de Madrid, Fundação António Machado, Fundação Menendéz Pídal e Grupo de Humanidades Digitais Hispânicas (HDH). Destes destacamos a colaboração com a Fundação Menendéz Pidal, que resultou na aprovação de um projeto financiado em Espanha, com a participação de investigadores do CIAC e que dá continuidade ao projeto desenvolvido no Centro com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian na área do Romanceiro Ibérico.
- Foram organizados eventos científicos de relevo na área das artes e da comunicação, entre eles: Colóquios Internacionais: VII Artech International Conference on Digital Arts; Artes e Ciências em Diálogo; A Peregrinação; Sailing in Troubled Waters e o IV Encontro Anual da AIM (coorganização). Ciclo de Palestras: Mestres e Discípulos nas Artes, nas Ciências, nas Humanidades; Livro: passado, presente e futuro e o IV e o V Ciclo de Artes Visuais. Workshops: 1º e o 2º WEO – Workshop em Ensino Online, Workshop Cultura Low Cost para tempos de crise; Projeto RECARDI; Ciclo de workshops em Dança Somática e Tecnológica. Ciclo de aulas abertas Serviço Público de Rádio e Televisão em Portugal – Quais os Caminhos. Seminários: Transferências de Temas, Discursos e Linguagens entre o Cinema e a Publicidade; European Theatre seen from the North; Literacia de la violencia de género en medios de comunicación; Cultura 2020 – Seminário Património e Território; Masterclass O Neo-Realismo Italiano. Simpósio Corporalidades Pós-Humanas. Jornadas do CIAC VI, VII e VIII; Jornadas da Revista Verónica. Exposições: A branco e preto; Conselhos Úteis para evitar magoar doentes com esquizofrenia; A Tentação da Imortalidade; Impróprio para Consumo; Play; TAO; As coisas que não existem são mais bonitas, Mapland; Pedro Cabral Santo – Barba Azul a Preto e Branco; Privado; Devorar e não digerir; Desenhos – Manuel Baptista; RAUM: Residências Artísticas Online; 3265 dias; Edgar Massul – #Other Free Works; Pedro Cabral Santo Unconditionally; Rudolfo Quintas – EVERYTHING WE HEAR AND MANY THINGS WE DON´T; VII Mostra de Arte Contemporânea (Universidade Federal Fluminense/CIAC. Conferências: I Conferência Internacional Urban Interventions; Massimo Canevacci – Etnografia Digital (ou Sincretika Digitalia); A turbulência das emoções; O Western: perspectivas sobre um género; Imaginar o Fim do Mundo; Que palco para os clássicos?
- Foram fortalecidos os meios de comunicação do CIAC nomeadamente através do desenvolvimento e alimentação de páginas nas redes sociais (Facebook, Twitter, Linkedin, Youtube) e da associação a sites de divulgação de eventos (Viral Agenda).
- Alguns projetos do CIAC conseguiram financiamento externo através de outras entidades, nomeadamente o projeto “O Arquivo do Romanceiro Português da Tradição Oral Moderna (1828-2010): sua preservação e difusão”, aprovado pela Fundação Calouste Gulbenkian e o Projeto RECARDI – Rede de Cultura e Arte Digital (Aprovado pela Agência de Inovação ao abrigo do QREN).
Publicamos mais de 150 artigos, sendo que a maior parte foi publicada em revistas indexadas. Entre exposições, espetáculos, vídeos, performances, o CIAC promoveu, apoiou ou participou da realização de um total de 161 produções artísticas.
2013
Em 2014, o CIAC fortaleceu a sua vertente de investigação na área das artes digitais, quer através da criação de um polo na Universidade Aberta que sedia o DMAD – Doutoramento em Media-Arte Digital, quer com a integração de investigadores do ISMAI e da UAb que trabalham nas áreas híbridas da produção de conteúdos e de investigação em e para plataformas digitais. Na sua terceira edição, o DMAD promoveu dois retiros doutorais, nos meses de julho de 2013 e de 2014, nos quais foram realizadas master classes, exposições de arte digital e defesas de projetos de teses inovadores nesta área. Está a ser criado um laboratório em média-arte digital, com o apoio da Universidade de Stanford, no polo CIAC/Universidade Aberta e alguns investigadores/artistas têm produzido exposições e participado de festivais internacionais e eventos que promovem e refletem sobre a criação artística contemporânea mediada pelas novas tecnologias.
Foram potenciadas as redes internacionais de investigação, através das parcerias com a Universidade Autónoma de Barcelona, Universidade Complutense de Madrid, Universidade de Huelva, Universidade de Sevilha, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal da Bahia, Universidade de São Paulo, Universidade Anhembi Morumbi e mais recentemente a Universidade Federal de Juiz de Fora. O CIAC prosseguiu com a organização de eventos de cariz científico na área das artes e da comunicação, dos quais são exemplo: VII Artech International Conference on Digital Arts; Artes e Ciências em Diálogo; A Peregrinação; Sailing in Troubled Waters e o IV Encontro Anual da AIM (coorganização). Ciclo de Palestras: Mestres e Discípulos nas Artes, nas Ciências, nas Humanidades; Livro: passado, presente e futuro e o IV e o V Ciclo de Artes Visuais. Workshops: 1º e o 2º WEO – Workshop em Ensino Online, Ciclo de workshops em Dança Somática e Tecnológica. Seminários / Master classes: European Theatre seen from the North; Literacia de la violencia de género en medios de comunicación; Cultura 2020 – Seminário Património e Território. Simpósio Corporalidades Pós-Humanas. Exposições: As coisas que não existem são mais bonitas, Mapland; Pedro Cabral Santo – Barba Azul a Preto e Branco; Privado; Devorar e não digerir; Desenhos – Manuel Baptista; RAUM: Residências Artísticas Online; 3265 dias; Edgar Massul – #Other Free Works; Rudolfo Quintas – EVERYTHING WE HEAR AND MANY THINGS WE DON´T; VII Mostra de Arte Contemporânea (Universidade Federal Fluminense/CIAC).
Dando continuidade ao projeto das Jornadas do CIAC, momento único de troca de experiências e de reflexões entre os membros integrados e colaboradores do CIAC e a comunidade, realizaram-se quatro jornadas, três em Faro e uma em Lisboa, na ESTC. As atas foram disponibilizadas online no website do Centro.
Finalizamos o Projeto RECARDI – Rede de Cultura e Arte Digital (Aprovado pela Agência de Inovação ao abrigo do QREN). Tratou-se de um projeto em consórcio liderado pela empresa EDIGMA.COM, em parceria da Universidade Aberta e das seguintes entidades: Metatheke, Centro de Computação Gráfica, Universidade Aberta, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Universidade de Coimbra e CIAC/Universidade do Algarve. O projeto “O Arquivo do Romanceiro Português da Tradição Oral Moderna (1828-2010): sua preservação e difusão”, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, está em fase de conclusão e o Projeto desenvolvido com o British Film Institute, “Showing films and other audiovisual content in European schools – Obstacles and best practices”, financiado pela the European Commission, apresentou os resultados 2013, através de uma publicação difundida na página do BFI.
Em geral, foram cumpridos todos os objetivos e indicadores a que o CIAC se propôs ao longo de 2014 apresentando os seguintes resultados:
- Foram estabelecidas diversas relações nacionais e internacionais, nomeadamente através de parcerias/protocolos com as seguintes entidades: Centro de Ciência Viva do Algarve, Fundação EDP, CRIA – Centro Regional para a Inovação no Algarve, Oficina Bartolomeu dos Santos, Fundação Manuel Viegas Guerreiro, Biblioteca Municipal de Faro, Biblioteca Municipal de Tavira, Algarve Film Comission, Associação Cultural “Ar Quente”, CHAIA – Centro de História de Arte e Investigação Artística, Associação de Músicos do Algarve; Museu Municipal de Faro; Câmara Municipal de Loulé e de Faro. A nível internacional, foram estabelecidas as seguintes parcerias: British Film Institut; Universidade de Lund, Universidade de Stanford, Universidade Complutense de Madrid, Universidade Federal Fluminense, Universidade Autónoma de Barcelona, Universidade Europeia de Madrid, Fundação António Machado, Fundação Menendéz Pídal e Grupo de Humanidades Digitais Hispânicas (HDH). Destes destacamos a colaboração com a Fundação Menendéz Pidal, que resultou na aprovação de um projeto financiado em Espanha, com a participação de investigadores do CIAC e que dá continuidade ao projeto desenvolvido no Centro com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian na área do Romanceiro Ibérico.
- Foram organizados eventos científicos de relevo na área das artes e da comunicação, entre eles: Colóquios Internacionais: VII Artech International Conference on Digital Arts; Artes e Ciências em Diálogo; A Peregrinação; Sailing in Troubled Waters e o IV Encontro Anual da AIM (coorganização). Ciclo de Palestras: Mestres e Discípulos nas Artes, nas Ciências, nas Humanidades; Livro: passado, presente e futuro e o IV e o V Ciclo de Artes Visuais. Workshops: 1º e o 2º WEO – Workshop em Ensino Online, Workshop Cultura Low Cost para tempos de crise; Projeto RECARDI; Ciclo de workshops em Dança Somática e Tecnológica. Ciclo de aulas abertas Serviço Público de Rádio e Televisão em Portugal – Quais os Caminhos. Seminários: Transferências de Temas, Discursos e Linguagens entre o Cinema e a Publicidade; European Theatre seen from the North; Literacia de la violencia de género en medios de comunicación; Cultura 2020 – Seminário Património e Território; Masterclass O Neo-Realismo Italiano. Simpósio Corporalidades Pós-Humanas. Jornadas do CIAC VI, VII e VIII; Jornadas da Revista Verónica. Exposições: A branco e preto; Conselhos Úteis para evitar magoar doentes com esquizofrenia; A Tentação da Imortalidade; Impróprio para Consumo; Play; TAO; As coisas que não existem são mais bonitas, Mapland; Pedro Cabral Santo – Barba Azul a Preto e Branco; Privado; Devorar e não digerir; Desenhos – Manuel Baptista; RAUM: Residências Artísticas Online; 3265 dias; Edgar Massul – #Other Free Works; Pedro Cabral Santo Unconditionally; Rudolfo Quintas – EVERYTHING WE HEAR AND MANY THINGS WE DON´T; VII Mostra de Arte Contemporânea (Universidade Federal Fluminense/CIAC. Conferências: I Conferência Internacional Urban Interventions; Massimo Canevacci – Etnografia Digital (ou Sincretika Digitalia); A turbulência das emoções; O Western: perspectivas sobre um género; Imaginar o Fim do Mundo; Que palco para os clássicos?
- Foram fortalecidos os meios de comunicação do CIAC nomeadamente através do desenvolvimento e alimentação de páginas nas redes sociais (Facebook, Twitter, Linkedin, Youtube) e da associação a sites de divulgação de eventos (Viral Agenda).
- Alguns projetos do CIAC conseguiram financiamento externo através de outras entidades, nomeadamente o projeto “O Arquivo do Romanceiro Português da Tradição Oral Moderna (1828-2010): sua preservação e difusão”, aprovado pela Fundação Calouste Gulbenkian e o Projeto RECARDI – Rede de Cultura e Arte Digital (Aprovado pela Agência de Inovação ao abrigo do QREN).
Publicamos mais de 150 artigos, sendo que a maior parte foi publicada em revistas indexadas. Entre exposições, espetáculos, vídeos, performances, o CIAC promoveu, apoiou ou participou da realização de um total de 161 produções artísticas.
2012
Em 2012 os principais resultados da investigação realizada no CIAC foram os seguintes: ao nível da internacionalização do Centro foi organizada a 6ª edição da ARTECH- Conferência Internacional em Artes Digitais que reuniu mais de 100 participantes em torno da cultura digital e da sua intersecção com a arte e a tecnologia. Também a IV International Academic Conference of Analytical Psycology and Jungian Studies foi coorganizada pelo Centro, servindo de plataforma de contacto com estudiosos de diversas áreas do saber ligados às universidades.
Num outro âmbito foi também prolongada a colaboração da coordenadora do CIAC, na condição de consultora, e do coordenador da linha de Estudos Fílmicos, na condição de especialista, no EU Film Literacy Tender Bid, projeto europeu coordenado pelo British Film Institute.
A promoção de eventos artísticos afirmou-se, este ano, como uma aposta com a organização das exposições “Pollitically Excited”, “É perigoso olhar para dentro” e com a continuação do bem sucedido “Ciclo de Artes Visuais”, que visou dar a conhecer trabalhos dos alunos finalistas do curso de Artes Visuais. As mencionadas exposições resultam de um protocolo com a Galeria Trem (Município de Faro) cabendo ao CIAC a promoção dos eventos e ficando a programação da galeria de arte a cargo do curso de Artes Visuais da Universidade do Algarve.
Na área do Teatro, foram levados à cena no âmbito do CIAC dois espetáculos de investigação teatral pelo grupo de teatro “A Peste” e realizaram-se as I Jornadas do Teatro Amador do Algarve.
Ainda no que respeita ao estabelecimento de parcerias, foram organizados o LUSODOC – Mostra de Cinema Documental de Loulé (com o Município de Loulé) e o Colóquio Narração Oral Hoje, em parceria com o IELT – Instituto de Estudos de Literatura Tradicional, da Universidade Nova de Lisboa. Foi ainda assinado um protocolo com o Observatório Político – Associação de Investigação e Estudos Políticos.
Como meio de divulgar a investigação desenvolvida no seio do Centro, o CIAC organizou as IV e V Jornadas do CIAC e as Jornadas da Revista Verónica.
A linha editorial do CIAC foi também fortalecida com o lançamento do livro “A Escola de Teatro do Conservatório (1839-1901) – Contributo para uma História do Conservatório de Lisboa”, na coleção Artes e Media, da Gradiva, partindo da investigação de Eugénia Vasques sobre a escrita para teatro.
Ao nível de produção de conteúdos foi lançado em DVD, como resultado do projeto The Main Trends, financiado pela FCT, o documentário “Um Filme Português”.
Este ano foi também lançada a coleção de DVD “Ciac Files” que reúne os registos de vídeo de alguns dos principais eventos organizados pelo Centro, com o principal objetivo de tornar a investigação produzida no Centro mais acessível ao público.
Adicionalmente estabeleceu-se e iniciou atividade um projeto de consórcio, o “Recardi”, que propõe uma estreita relação entre academia e empresas, tendo como objetivo central o desenvolvimento de uma plataforma com funcionalidades de criação (colaborativa) digital em rede, de exibição virtual, de ensino e treino online.
Objetivos Atingidos no biénio 2011/2012:
- Foram criados diversos laboratórios de criação e ensino artístico: nomeadamente o laboratório de estudos teatrais, o laboratório de estudos fílmicos e o laboratório de produção audiovisual.
- Foram desenvolvidas e potenciadas as redes de investigação, captando o CIAC diversas parcerias/protocolos, entre eles: Universidade Autónoma de Barcelona, Universidade Complutense de Madrid, Universidade de Huelva, Universidade de Sevilha, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal da Bahia, Universidade de São Paulo, Universidade Anhembi Morumbi.
- Foi desenvolvida a linha editorial do CIAC através da Colecção Artes e Media, uma colecção que resulta de um protocolo entre o CIAC e a editora Gradiva e que tem como principal objectivo revitalizar os estudos nas áreas das manifestações artísticas, sobretudo no que diz respeito às relações com os media. O primeiro livro publicado foi “Nas margens. Ensaios sobre teatro, cinema e meios digitais”, organizado por Gabriela Borges, que visa estabelecer um diálogo e uma reflexão entre as principais linhas de investigação do CIAC: teatro, cinema e novos media.
- O CIAC prosseguiu com a organização de eventos de cariz científico na área das artes e da comunicação, dos quais são exemplo: Artech 2012 – 6th Conferência Internacional em Artes Digitais, 2º Colóquio Internacional “Narração Oral Hoje”, Seminário Internacional “Estudos de Televisão: diálogos Portugal-Brasil”, Simpósio Internacional “Interactive-non-Interactive: videogame meets video art”, as exposições “Pollitically Excited”, “É perigoso olhar para dentro”, “As coisas que não existem são mais bonitas”, “a branco e preto” e com a continuação do bem sucedido “Ciclo de Artes Visuais”.
- O CIAC promoveu ainda novos canais de comunicação da investigação realizada no Centro, nomeadamente através da criação de um website do Centro (www.ciac.pt), marcação de presença nas redes sociais (Facebook, Twitter, Meo Kanal) e da criação de uma plataforma crossmedia (www.crossmediaplatform.ciac.pt) para divulgação da produção artística e científica do Centro.
- O CIAC expandiu ainda a sua oferta ao nível da formação avançada, contando atualmente com os seguintes cursos: Doutoramento em Média-Arte Digital (em parceria com a Universidade Aberta); Doutoramento em Comunicação, Cultura e Artes; Mestrado em Comunicação, Cultura e Artes; Mestrado em Teatro (em parceria com a Escola Superior de Teatro e Cinema); Mestrado em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico (em parceria com a Escola Superior de Teatro e Cinema) e a Pós-Graduação em Artes Visuais e Performativas.
2011
Em 2011, da investigação realizada no CIAC devem salientar-se os seguintes resultados: o projeto The Main Trends, financiado pela FCT, editou um livro online, para fins educativos e realizou um documentário que estreou no Festival DOC Lisboa 2011. A parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian no Projeto Próximo Futuro continuará por mais 3 anos e o Centro passou a integrar, no âmbito deste projeto, o Observatório de África e da América Latina. A coordenadora do CIAC e o coordenador da linha de Estudos Fílmicos participam, como parceiros de investigação e consultores, no EU Film Literacy Tender Bid, projeto europeu coordenado pelo British Film Institute.
Na linha da literacia dos Media, o CIAC organizou um painel com a participação de investigadores integrados e jovens investigadores no I Congresso Nacional Literacia, Media e Cidadania, na Universidade do Minho. O I Encontro Internacional da AIM – Associação dos Investigadores Imagem em Movimento, foi coorganizado pelo CIAC e realizou-se na UAlg. Na vertente da internacionalização, foram organizados o Simpósio Internacional Interactive-non-interactive: videogame meets vídeo Art e o Seminário Internacional Estudos de Televisão, uma parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Globo Universidade. A Plataforma digital para a divulgação da produção artística e científica do CIAC ficou online, dando continuidade ao projeto com a Universidad Complutense de Madrid.
No plano dos estudos pós-graduados, o CIAC participou da criação do Doutoramento em Média e Artes Digitais, acreditado pela A3S, cuja primeira edição foi a de 2012-2015 e associou-se ao Doutoramento em Património de Influência Portuguesa, do CES/Universidade de Coimbra no âmbito da Cátedra Odebrecht-Capistrano de Abreu, sediada no CIAC. Em parceria com o curso de Artes Visuais da UAlg, foi organizado um Ciclo de Artes Visuais que contou com a presença de galeristas, curadores e artistas nacionais e internacionais com continuidade em 2012. Na área do Teatro foi organizado o I Encontro de Escritas de Cena, na ESTC, em parceria com a Universidade Católica de Lisboa.
Esta publicação também está disponível em: Inglês