O projeto Erasmus+ 4CDE – Code, Content, Creation and Culture for Digital Education é liderado por uma instituição belga (Perspectives) sem fins lucrativos dedicada ao desenvolvimento de atividades sociais, pedagógicas, culturais e económicas. A equipa dedicada ao projeto integra investigadores e instituições de vários países europeus: Perspectives (BE), FACT (Reino Unido), Association pour le developpement de la Pedagogie de l’individualisation (FR), Melting Pro (IT), CIAC/UAlg (PT). Da parte da Universidade do Algarve, a equipa integra os investigadores Mirian Tavares, Bruno Mendes da Silva e Susana Costa, com a colaboração dos investigadores Tiago Cruz, Rui António, Pedro Veiga e Juan M. Escribano.

4CDE é o acrónimo de Código, Criação de Conteúdo e Cultura para a Educação Digital. Trata-se de um projeto financiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa Erasmus + (Atividade-chave 2 – Parceria Estratégica). O projeto será executado de outubro de 2016 a março de 2019.

O objetivo principal do Projeto é desenvolver Recursos Educacionais Abertos que possam ajudar formadores e professores a fazer uso das novas tecnologias numa perspectiva inovadora e criativa. Os beneficiários finais do projeto são estudantes adultos na educação não formal, mas também estudantes de educação formal que poderão beneficiar de uma descoberta holística das novas tecnologias. O ponto de partida, que motivou o projeto, é o facto de a literacia digital continuar a ser abordada de uma perspectiva limitada, que negligencia aspetos importantes relativos à transformação da nossa sociedade pelas novas tecnologias. O projeto visa envolver formadores e professores nas Tecnologias da Informação e da Comunicação, com uma visão mais ampla de como estas influenciam a nossa cultura, o nosso quotidiano e a nossa vida profissional. O projeto pretende, ainda, proporcionar o pensamento crítico sobre as novas tecnologias, atuando sobre as ações educativas existentes em relação às TIC, criadas por serviços públicos regionais, locais ou nacionais, demonstrando o potencial de abertura para diferentes visões e sua natureza motivadora.

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