CyPeT – Desenvolvimento de um modelo pedagógico novo para o ensino de ciberperformance no ensino superior visa a exploração teórica e prática da ciberperformance, a partir dos ângulos criativo, performativo e comunicacional, com o objetivo de desenvolver um novo modelo pedagógico para a sua inclusão nos currículos do ensino superior.

A ascensão da ciberperformance foi reforçada pela pandemia COVID-19, que não só impediu a fruição dos espaços públicos, como também contribuiu para um aumento exponencial das experiências ao vivo transmitidas por uma multidão de criadores, em todas as principais redes de comunicação social. Este novo estatuto exige um esforço renovado de investigação sobre os desafios colocados pela tecnologia digital nas Artes do Espetáculo.

Para se chegar a uma compreensão satisfatória desta nova realidade e para se estruturar, organizar e disseminar este conhecimento, é necessário envolver plenamente o ambiente humano; explorar a natureza das literacias digitais artísticas, criativas e performativas; examinar as características de organização social conseguidas através dos meios de comunicação social; considerar os efeitos económicos na experiência de valorização e nos ganhos dos artistas; e compreender como os calendários e os compromissos moldam e organizam a nossa experiência de tempo e interação social.

A equipa do projeto CyPet é composta pelos investigadores do CIAC Mirian Tavares, Pedro Alves da Veiga, Ana Clara Santos, Célia Vieira, Inês Guerra, Ana Carvalho, José Bidarra, Susana Costa e Juliana Wexel, pertencentes à Universidade do Algarve, Universidade Aberta e ISMAI – Universidade da Maia. O projeto, com início em janeiro de 2022, é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

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